Aula Magna do curso sobre a Defesa Nacional e o Poder Legislativo será com o senador Fernando Collor

Com temática inédita no Brasil, o curso é uma parceria entre a Escola de Governo do Senado (Interlegis/ILB) e a Escola Superior de Guerra (Ministério da Defesa)

23/09/2020 

 

Nesta segunda-feira (28), às 10h30, será realizada a aula magna do curso de extensão “A Defesa e o Legislativo” com o senador Fernando Collor (PROS-AL). Com duração aproximada de 40 minutos, a aula será semipresencial com a participação do senador de forma remota, em tempo real, e a presença dos alunos na sede da Escola Superior de Guerra, seguindo todos os protocolos de segurança, em virtude da pandemia da Covid-19.

O curso, gratuito, terá a duração de dois meses e irá apresentar os conceitos da Defesa Nacional, bem como analisar o papel do Ministério da Defesa e das Forças Armadas, incluindo os Projetos Estratégicos e a Base Industrial de Defesa. 

A primeira edição é direcionada a servidores das Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, da Câmara e da Comissão Mista de Inteligência, além dos gabinetes de parlamentares que as compõem.

A certificação será da Escola de Governo do Senado Federal (Interlegis/ILB), credenciada pelo MEC com nota 4 de 5 para a realização de cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e a distância. 

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, que será um dos palestrantes do curso, destaca o pioneirismo da temática trabalhada em parceria com a ESG.

- O curso de extensão “A Defesa e o Legislativo” é a primeira iniciativa voltada a discutir a relação entre Defesa Nacional e suas interligações com o Poder Legislativo, e servirá como semente para o estreitamento interinstitucional e a criação de cursos futuros - afirmou.

O coordenador de Educação Superior do Interlegis, Floriano Filho, avalia como positiva a parceria e ressalta a importância do conteúdo da capacitação no âmbito do Legislativo.

- O conteúdo que será apresentado vai permitir uma melhor compreensão de temas da Defesa Nacional que se relacionam com o desenvolvimento do Brasil e com aspectos do sistema político e das Relações Internacionais - destacou.