Parceria do Instituto de Defesa da Cidadania e Transparência (IDCT) com o Interlegis promove a melhoria no atendimento aos vereadores de MG

Os representantes e membros do poder Legislativo municipal do estado de Minas Gerais, que realizarem cursos do IDCT, serão certificados com o apoio do Interlegis e terão acesso a novos cursos de capacitação.

O presidente do Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência (IDCT), Gustavo Nassif, participou de reunião virtual com o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, nessa terça-feira (9). Na ocasião, foram definidas estratégias de ações para este ano e como as instituições vão poder se apoiar na área de capacitação. O IDCT possui Acordo de Cooperação Técnica com o Interlegis, desde 2019, que vai gerar frutos, ainda melhores, para o poder Legislativo do estado de Minas Gerais.

De forma célere e eficaz, os dirigentes firmaram parceria para que os cursos promovidos pelo Instituto tenham o apoio do Interlegis, inclusive, nas certificações. Além de contar com a certificação em conjunto com a Escola da AGU, os vereadores irão receber os certificados dos cursos de capacitação, assinados pelo Interlegis, que é o braço do Senado Federal para a modernização, integração e transparência do Legislativo brasileiro.

Para o presidente do IDCT, Gustavo Nassif a iniciativa terá impactos positivos para as casas legislativas mineiras.

— Um instituto que defende a cidadania e a transparência não pode simplesmente promover mais uma capacitação. Nós precisamos promover o que há de melhor, em termos de administração pública, para os alunos que   por aqui. Nossa preocupação em trazer a chancela de instituições fortes para nossos cursos é justamente em garantir ao aluno que ele não terá apenas mais um certificado, e sim, que ele estará pronto para vivenciar as dificuldades encontradas no cotidiano — garantiu.

Na reunião, ficou acertada a participação do diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, na abertura dos cursos, bem como o apoio do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), nas ações de capacitação do IDCT e, também, nos cursos que poderão ser ofertados pelo Interlegis, em parceria com o Instituto.

— Essa parceria reforça a missão do Interlegis de levar para as Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas um conhecimento indispensável para a melhoria das atividades legislativas, administrativas e jurídicas dos parlamentares e assessores. Ressalto, ainda, que temos no novo presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, representante de Minas Gerais, um grande parceiro e incentivador da modernização e transparência do Poder Legislativo — concluiu Coimbra.  

Além da gaveta

A preocupação das instituições é que o acordo de cooperação celebrado não seja, meramente, um documento arquivado. Nassif e Coimbra corroboram da opinião de uma parceria com resultados positivos para a administração pública e, principalmente, para os vereadores. Por isso, ficou definido que a colaboração interinstitucional será efetiva e frequente, a fim de produzir o aperfeiçoamento da atuação dos parlamentares e a melhoria na prestação dos serviços para a população.

 

Sobre o Interlegis

O Interlegis foi criado pelo Senado Federal, em 1997, para integrar, capacitar e dar transparência para o Legislativo brasileiro. E, para isso, trabalha com o que há de mais moderno e avançado em tecnologia.

Essa expertise não poderia ficar restrita a Brasília. Justamente por isso, a missão do Interlegis é ofertar ferramentas tecnológicas e capacitação para as Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais de todo o país, de forma totalmente gratuita.

Atualmente, casas legislativas de 4.390 dos 5.568 municípios brasileiros possuem convênio com o Interlegis. Com o início do distanciamento social, imposto pela pandemia de Covid-19, desde março de 2020, os cursos e oficinas, antes realizados apenas em caráter presencial, foram adaptados para o ambiente virtual.

Estão disponíveis oficinas a distância, com aulas ao vivo, de Marcos Jurídicos, Portal Modelo, Sistema de Apoio ao Processo Legislativo 3.1 (SAPL), Planejamento Estratégico, Comunicação Integrada, Câmaras Verdes, Articulação e Compilação de Normas Jurídicas, e-Democracia, SAPL Remoto, o Treinamento Conhecimento Legislativo e o curso O Papel do Vereador que, desenvolvido em ano de eleições, teve como proposta de desmistificar as atribuições do representante municipal.

Outras opções de cursos a distância, abertos para a população em geral, ofertados pelo Interlegis, por meio de sua Escola de Governo, podem ser acessados pela plataforma de ensino virtual SaberesSão quase 30 cursos abertos o ano inteiro: contratações públicas, ouvidoria, gestão estratégica, excelência no atendimento, dentre outros. 

Quer saber mais sobre o Interlegis? Clique em história.