Interlegis abre inscrições para Oficinas e Treinamentos de 2021

Duas turmas para o Treinamento Conhecimento Legislativo estão confirmadas para a última semana de janeiro. A Oficina de Portal Modelo está com inscrições abertas e será realizada no início de fevereiro.

Márcio Coimbra

O Interlegis, braço do Senado Federal para a modernização e integração do Legislativo brasileiro, já está com a agenda disponível para a realização de cursos, treinamentos e oficinas gratuitos, com aulas ao vivo, em 2021.

O Treinamento Conhecimento Legislativo será realizado para vereadores de Novo Hamburgo/RS, no dia 26, e para os representantes municipais que integram a AVEVI – Associação de Câmaras e Vereadores do Vale de Itapocu (SC), no 27 de janeiro. Serão abordados os seguintes temas: “O Papel do Vereador”, “Cerimonial no Ambiente Legislativo”, “A Importância da Lei Orgânica e do Regimento Interno”, “Peças Orçamentárias e Lei de Responsabilidade Fiscal”.

O treinamento é uma nova modalidade de capacitação, no formato express, que consiste em um dia, ou meio período, de aulas por videoconferência sobre temas da atividade legislativa e administrativa nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas.

Mais de 30 integrantes da UCAVI — ؙUnião das Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí (SC), fizeram parte da primeira turma do treinamento, em novembro de 2020, sobre organização de Solenidades de Posse. O assessor jurídico, Marcionei Rengel, enalteceu a atuação do Interlegis para capacitar os servidores do Legislativo em sua região.

Temos frequentemente buscado junto ao Interlegis cursos de aperfeiçoamento e treinamentos voltados para os servidores, bem como para os vereadores das Câmaras do Alto Vale. Essa parceria tem sido muito favorável para a qualificação dos parlamentos municipais e, consequentemente, para a melhoria do atendimento à população — destacou Rengel.

Para o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, o formato a distância para os cursos, oficinas e treinamentos, tem cumprido o mesmo objetivo do presencial.

A adaptação para o formato a distância não mudou nada na nossa rotina. O conteúdo das nossas oficinas continua com a mesma qualidade e todos os instrutores estão preparados para levar esse conhecimento com a mesma disponibilidade e atenção que são dispensadas no modelo presencial. Por isso, as perspectativas para a contuidade e o aperfeiçoamento de nossas ações em 2021 são excelentes — ressaltou.

Oficina Portal Modelo

A Oficina Interlegis Portal Modelo será realizada entre os dias 8 e 11 de fevereiro e está com inscrições abertas pelo site interlegis.leg.br.

Com informações básicas sobre criação e customização de pastas, páginas, links e layouts, o treinamento também aborda a integração com o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e ensina a alimentar o portal com informações sobre o trabalho legislativo realizado na casa. O instrutor da oficina, José Bonifácio de Góis Júnior, cita as vantagens da ferramenta para as casas legislativas.

O treinamento mostra as funcionalidades do sistema, que é gratuito, seguro e possiblita autonomia da casa para divulgar e dar transparência aos trabalhos legislativos — explicou.

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, ressalta a importância do portal para assegurar o acesso à informação.

O Portal Modelo é composto por procedimentos que representam uma evolução nos conceitos de transparência e acesso à informação. Além disso, unifica qualquer outro sistema a ele conectado com o banco de dados da casa legislativa que o utiliza — afirmou Coimbra.

As solicitações para oficinas, cursos e treinamentos do Interlegis, com aulas ao vivo, podem ser feitas via ofício para a Diretoria-Executiva, pelo email: interlegis@senado.leg.br