Escola de Governo do Senado/ILB inicia segunda edição do curso de extensão “A Defesa Nacional e o Poder Legislativo”

O curso, realizado em parceria com a Escola Superior de Guerra tem 30 alunos matriculado e terá 11 semanas de duração.

A Escola de Governo do Senado/ILB iniciou nesta segunda-feira (26), em parceria com a Escola Superior de Guerra (ESG), do Ministério da Defesa, a segunda edição do curso de extensão “A Defesa Nacional e o Poder Legislativo”. Ele contará com cerca de 100 horas de atividades, durante 11 semanas, que incluirão aulas, palestras e grupos de estudo. São 30 alunos matriculados, entre coronéis das Forças Armadas e servidores do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Tribunal de Contas da União,

Ministrado por sete professores doutores da ESG e professores do Senado, o curso tem como objetivo geral compreender os principais conceitos e abordagens sobre segurança, desenvolvimento e defesa nacionais. Para isso, analisa o papel do Ministério da Defesa e das Forças Armadas, projetos estratégicos da instituição e os respectivos reflexos para a Base Industrial de Defesa.

O diretor-executivo do Interlegis/ILB, Márcio Coimbra, participou da abertura da cerimônia e ressaltou o aperfeiçoamento do curso, em relação à primeira edição, realizada no ano passado.

— Eu fico feliz de notar que o curso de extensão “A Defesa Nacional e o Poder Legislativo” passou por melhorias e tornou-se um gigante. Os ganhos excepcionais demonstram a solidez da parceria da Escola de Governo do Senado/ILB com a Escola Superior de Guerra e o aprimoramento do nosso curso de forma dinâmica — afirmou.

O comandante ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Luís Roberto do Carmo Lourenço, destacou a pertinência e a relevância da visão das duas instituições para se estudar e melhor compreender o importante tema da Defesa Nacional.

— Esses ensinamentos, certamente, vão se converter em importantes subsídios para as iniciativas e projetos do Poder Legislativo afetos a essa vertente do poder, que se mostra tão relevante para qualquer país soberano: a Defesa Nacional. Entre tantos benefícios vislumbrados com o advento da presente edição desse curso, o fruto que se reveste de maior vulto é a possível contribuição oferecida ao fortalecimento da democracia no Brasil — ressaltou.

O curso será dividido em cinco módulos, com exercícios práticos de Simulação de Processo decisório (ESPD), atividade que será realizada com o apoio permanente de um tutor, entre os docentes da ESG, para cada um dos grupos de alunos. As disciplinas ministradas serão: Pensamento Brasileiro de Defesa Nacional (PBDN); Poder Legislativo e Defesa Nacional (PL); Ministério da Defesa e o Preparo para o Emprego das Forças Armadas (MDPE), Base Industrial de Defesa e os Projetos Estratégicos (BIDPE) e Segurança, Desenvolvimento e Defesas Nacionais (ESPD).

Além dos alunos, membros das Forças Armadas e servidores do Senado Federal, participaram também da solenidade de abertura o comandante do Campus Brasília da ESG, Vice-Almirante Paulo Renato Santos; o chefe do Departamento Acadêmico do Campus Brasília da ESG, General de Brigada Carlos Henrique Teche; o diretor do curso de extensão “ A Defesa Nacional e o Poder Legislativo”, Coronel da Força Aérea Brasileira, David de Andrade Teixeira e o coordenador de Educação Superior do ILB, Escola de Governo do Senado Federal, José Floriano Pereira Lima Filho.