2020

Interlegis irá celebrar o Dia Nacional do Vereador com Live especial nesta quinta-feira

 

Amanhã (1), Dia Nacional do Vereador, o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, vai conversar com a vereadora Patrícia Crizanto, da Câmara Municipal de Vila Velha (ES). As responsabilidades e competências do representante no Legislativo municipal serão assuntos da Live Momento Político desta semana. Confira! Transmissão às 18h, no Instagram @marciocoimbraoficial.

Interlegis lança Oficina Câmaras Verdes com aulas ao vivo

A oficina, que aborda a sustentabilidade no Poder Legislativo era realizada apenas presencialmente, desde 2018, e é a oitava Oficina Interlegis adaptada para o formato à distância, desde o início da pandemia da COVID-19.

19/10/2020

Arte_Câmaras Verdes.jpeg

Estão abertas as inscrições para a nova Oficina Interlegis com aulas ao vivo: Câmaras Verdes. Voltada para servidores e gestores públicos de casas legislativas, o objetivo é possibilitar uma reflexão sobre o papel da sociedade na preservação da natureza e de seus recursos. Esta é a oitava Oficina Interlegis adaptada para o formato à distância, desde o início da pandemia da COVID-19.

A primeira turma contará com 30 vagas e as aulas acontecerão nos próximos dias 26 e 27 de outubro, com duração de duas horas diárias, das 14h às 16h. O conteúdo da Oficina inclui o passo a passo para a elaboração do Plano de Logística Sustentável (PLS), ferramenta de gestão criada para sistematização das ações de responsabilidade socioambiental das Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas.

O PLS é organizado por eixos temáticos sobre gestão de água, energia, resíduos sólidos, compras e contratações de natureza sustentável, deslocamento de pessoal e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

A instrutora Danielle Abud Pereira, que irá ministrar a oficina, destaca a experiência do Senado com a ferramenta.

- O Senado Federal adotou o Plano de Logística Sustentável em 2015 e os resultados da iniciativa têm contribuído para estimular outros órgãos do Legislativo a implementarem o plano como instrumento de gestão - disse.

Para o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, o trabalho sustentável na administração pública deve ser incentivado e bem orientado.

- Desde 2018, a Oficina Interlegis Câmaras Verdes percorre o Brasil para capacitar servidores estaduais e municipais em sustentabilidade na administração pública. O processo de transformação paradigmática para uma gestão mais sustentável é valioso para o desenvolvimento do país, na medida em que diminui custos, otimiza processos e recursos e, consequentemente, preserva o meio ambiente – enfatizou Coimbra.

Para se inscrever na Oficina Interlegis de Câmaras Verdes, clique aqui.

Interlegis lança oficina sobre Processo Legislativo com Assinatura Digital

22/10/2020

A adoção desse modelo no Poder Legislativo foi planejada e viabilizada pela Câmara de Itapoá (SC), que utiliza a ICP-Brasil, instituída pela MP nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001


Na próxima terça-feira (27), das 14h às 18h, o interlegis irá realizar a primeira Oficina de Processo Legislativo Eletrônico (SAPL) com Assinatura Digital ICP-Brasil. O objetivo é capacitar integrantes de casas legislativas para a implementação do processo legislativo 100% eletrônico vinculado à uma ferramenta mais segura e sustentável, a assinatura virtual.  

São 80 vagas para a aula sobre o modelo desenvolvido pela Câmara Municipal de Itapoá (SC), que adotou o processo legislativo eletrônico com o ICP-Brasil, certificado digital que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem e de processos legislativos, por meios eletrônicos, com validade jurídica estabelecida de acordo com legislaçã vigente. 

O uso deste certificado também pode garantir maior eficiência administrativa e redução de custos, pois evita a utilização de papel e estabelece uma prática de sustentabilidade na gestão pública. Além de evitar o deslocamento físico de servidores para o protocolo de documentos e possibilitar que os parlamentares assinem documentos, exclusivamente, de forma eletrônica.

Para o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, o uso da ferramenta propiciará benefícios para as casas legislativas e para a sociedade. 

– O Processo Legislativo Eletrônico com Assinatura Digital ICP-Brasil proporciona mais transparência para o legislativo estadual e municipal. O cidadão terá acesso às informações e às atividades legislativas, na íntegra, on-line e com segurança. Desta forma, as cidades e os municípios são beneficiados com soluções modernas, econômicas, eficientes e sustentáveis, que possibilitam a melhoria do atendimento à comunidade – afirmou Coimbra.

O servidor da Câmara de Vereadores de Itapoá (SC), Francisco Xavier Soares Filho, que irá ministrar a oficina, também destaca as vantagens do uso da ferramenta.  

- Essa oficina irá colaborar com o desenvolvimento e fortalecimento do Poder Legislativo Brasileiro, apresentando uma alternativa de inovação tecnológica, por meio da digitalização dos processos legislativos, respeitando os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência administrativa – disse. 

Para conhecer mais sobre os produtos e serviços oferecidos pelo Interlegis, clique aqui.

Interlegis lança programa de mentoria para servidoras do Senado

Diretora-Geral do Senado, Ilana Trombka avalia que a iniciativa soma-se aos destaques positivos para as políticas de equidade da Casa.

07/10/2020

Estão abertas as inscrições para o curso ‘Mentoria de Liderança para Servidoras Públicas’, voltado para servidoras do Senado Federal que ocupem ou tenham interesse em ocupar cargos de liderança da câmara alta. A iniciativa se dá por meio da Diretoria-Geral e da Escola de Governo do Senado Federal.

Diretora-Geral do Senado, Ilana Trombka frisou a importância de serem fornecidos subsídios que busquem reparar o contexto histórico de desigualdade entre os gêneros.

— O Programa de Mentoria de Liderança para Servidoras Públicas é mais uma iniciativa do Senado Federal na direção das equidades. É muito importante escutar, formar e auxiliar todos aqueles e aquelas que queiram se dedicar em postos de maior responsabilidade para a Instituição, e sabemos que há um histórico que faz com que as mulheres ocupem menos postos de liderança — explicou.

A turma piloto, marcada para acontecer entre 20 de outubro e 8 de dezembro, será composta por até oito mulheres.

— Esse primeiro curso nos trará muitas reflexões para que os próximos possam ser ainda melhores e para que o Senado continue sendo um enorme destaque nas políticas de equidade — completou Ilana.

As aulas serão remotas, via Plataforma Teams, e acontecerão nos dias 20 e 27 de outubro, 3, 10, 17 e 24 de novembro e 1º e 8 de dezembro, das 9h30 às 11h. No início do programa, será feito um diagnóstico de perfil comportamental e habilidades de liderança das participantes e, após a mentoria, o mesmo diagnóstico será refeito para verificar os resultados alcançados.

A mentoria irá promover debates para auxiliar o desenvolvimento profissional e dar suporte e direcionamento à servidora, visando melhorar sua performance e qualidade de vida no trabalho. A facilitadora do Programa, Cláudia Nogueira, servidora do Senado há 28 anos, explica o motivo do curso ser voltado para mulheres.

— O curso é focado em mulheres com o intuito de ajuda-las a se sentirem fortalecidas, preparadas para assumir posições de lideranças, seguras em sua atuação, com satisfação pelos resultados que alcançarem e com orgulho da importância do que fazem. É possível aprender a se tornar uma líder observando o que outras líderes excelentes fizeram antes de você e criando os seus próprios comportamentos e recursos — afirma a mentora.

O equilíbrio de gênero em cargos de liderança na Casa também é outro ponto que contribui para o recorte do Programa. Segundo o Atlas do Estado Brasileiro de 2017, a desigualdade entre os sexos no setor público decorre, essencialmente, do fato de as ocupações e carreiras com menor remuneração ter maioria feminina. Nos cargos da média e alta administração federal, as mulheres são minoria em quase todos os ministérios.

A iniciativa, segundo o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, é um elemento importante nos instrumentos de capacitação no Poder Legislativo.

— O papel da mulher na política e na sociedade tem sido tema de amplos debates nos últimos tempos. Este ano o mundo pode acompanhar casos promissores de líderes femininas na tomada de decisões para a contenção da pandemia de Covid-19 em seus países. Fenômenos como esse evidenciam a necessidade de abrir maiores caminhos no setor público brasileiro — expressou Coimbra.

As inscrições vão até o dia 15 de outubro. Inscreva-se aqui.

Mentoria de Liderança para Servidoras Públicas

Inscrições – 5 a 15 de outubro

Realização do curso - 20 de outubro a 08 de dezembro

Dias 20/10, 27/10, 3/11, 10/11, 17/11, 24/11, 1/12 e 08/12

Horário do Curso - 9h30 às 11h

Carga horária - 12h/a

Plataforma - Teams

Informações - Coordenadores do curso: Stela - ramal 1492; Airton - ramal 2068

Interlegis lança série Momento Legislativo para disseminar conhecimento em ano de eleições municipais

Conteúdo diário sobre o legislativo, desenvolvido pelo servidor Janary Nunes, está disponível nas redes sociais e no site do Interlegis.

24/07/2020

Conteúdo diário sobre o legislativo, desenvolvido pelo servidor Janary Nunes, está disponível nas redes sociais e no site do Interlegis.

A série Momento Legislativo, lançada nesta semana pelo Interlegis, é uma iniciativa do servidor Janary Nunes, que viu a possibilidade de levar informações sobre o legislativo brasileiro, de forma virtual, para parlamentares, assessores legislativos, candidatos a vereador e para todos que tenham interesse em conhecer melhor o Poder Legislativo.

De acordo com Janary, que trabalha há 15 anos no Interlegis, o conteúdo que ele utiliza em palestras pelo Brasil merece ser compartilhado com um número maior de pessoas, principalmente, neste período de isolamento social, imposto pela pandemia da Covid-19.

“Eu espero contribuir com informações relevantes sobre o Poder Legislativo, reconhecido por grandes filósofos, como Monstesquieu, como o mais importante dos três poderes, pois cria as leis que regulam a vida em sociedade”, ressaltou Janary.

Temas como as Funções da Câmara Municipal, Regimento Interno, Lei Orgânica, Princípio da Legalidade, Sistema Bicameral e Características da Federação Brasileira fazem parte da série dividida, inicialmente, em 14 capítulos. Mas o Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, já antecipou que novos conteúdos irão compor a série.   

“Após essa primeira fase, que explica de forma mais geral a importância do Poder Legislativo, vamos abordar as políticas públicas municipais em saúde, educação, segurança, transporte público, o empoderamento da mulher vereadora, a participação popular no processo legislativo municipal, entre outros temas de grande relevância para os parlamentos”, disse Coimbra.

O Coordenador-geral do Interlegis, Luís Fernando Machado, explicou que a série vem ao encontro da filosofia do Interlegis de difundir o conhecimento Legislativo.

“Em nenhum momento o Interlegis parou de produzir conhecimento legislativo por conta da pandemia, e isso reforça a nossa missão de integrar e modernizar o legislativo brasileiro. O Momento Legislativo disponibiliza informações de qualidade para o cotidiano dos agentes públicos”, avaliou.

O coordenador de Planejamentos e Relações Institucionais do Interlegis (COPERI), David Varchavsky, ressaltou a importância do tema em ano de eleições municipais.

“É um conhecimento muito útil e disponível a qualquer cidadão neste ano de eleições municipais. O nome da série Momento Legislativo se encaixa perfeitamente à ideia: um instante na rotina de parlamentares, assessores e candidatos ao cargo de vereador para a obtenção de informações sobre os papéis desempenhados pelos legisladores e de como devem ser executadas suas ações. Sempre com ética, transparência, zelo pela coisa pública e visando a atender aos interesses da população", destacou David.

A série Momento Legislativo está sendo publicada, de segunda a sexta, no site e nas redes sociais do Interlegis.

Interlegis News • O Diretor-Executivo, Márcio Coimbra, parabeniza os vereadores eleitos

18/11/2020

Interlegis News • O Diretor-Executivo, Márcio Coimbra, parabeniza os vereadores eleitos. E o coordenador-geral, Luis Fernando Machado, fala do planejamento para apresentar os produtos e serviços do Interlegis aos novos parlamentares municipais. Confira!

 


Interlegis News: Balanço sobre a Live Interlegis Solenidade de Posse

03/11/2020

Nesta edição do Interlegis News, o diretor-executivo, Márcio Coimbra, fala do sucesso da Live do Interlegis, realizada na última semana, sobre Solenidade de Posse. Para continuarmos levando informação sobre o Legislativo, já estamos pensando na programação de novas edições da Live com temas sugeridos pelos servidores das Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. Mande a sua sugestão pelas nossas redes sociais!

 

Interlegis News: confira os destaques da semana

Cursos on-line gratuitos e os resultados das primeiras oficinas de SAPL-R para casas legislativas são destaques da semana

resumo da semana 02 modelo 02_Prancheta 1.png

resumo da semana 02 modelo 02-02.png

resumo da semana 02 modelo 02-03.png

Interlegis News: Curso "O Papel do Vereador" e novas oficinas on-line

24/08/2020

Nesta edição do Interlegis News, o início de mais uma turma do curso “O Papel do Vereador”, um dos mais procurados em ano de eleições municipais. O Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, fala também sobre as outras oficinas com aulas ao vivo que terão início nesta semana. Confira!

 

Interlegis News: domínio .leg e capacitações on-line

13/07/2020


Veja nesta edição do Interlegis News: a importância do domínio .leg para unificar o conteúdo legislativo e a realização das Oficinas e Cursos do Interlegis no formato on-line. Confira! 

 

Interlegis News: Interlegis firma parceria com órgãos do Poder Executivo

A Prefeitura de São Paulo e o Governo do Mato Grosso Sul conheceram ferramentas desenvolvidas pelo Interlegis para permitir a continuidade dos trabalhos municipais neste período de pandemia da Covid-19, que podem ser adaptadas para atender os governos dos estados e municípios brasileiros.

 

 

Interlegis News: Janary Nunes fala sobre o "Momento Legislativo"

Nesta edição do Interlegis News: o lançamento da série Momento Legislativo. O conteúdo foi desenvolvido pelo servidor do Interlegis, Janary Nunes. Confira! 

Interlegis News: José Bonifácio Góis Júnior apresenta a Oficina de Portal Modelo

O Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, conta que a Oficina de Portal Modelo terá turma piloto nesta semana, ministrada pelo servidor José Bonifácio Góis Júnior. Aulas ao Vivo. Confira!

 


Interlegis News: Momentos Webinar “Poder Legislativo e Desafios do Ensino Superior Pós-pandemia”

17/08/2020

Veja nesta edição do Interlegis News os melhores momentos do Webinar “Poder Legislativo e Desafios do Ensino Superior Pós-pandemia”, que ocorreu a última quinta-feira (17). Confira!

 

Interlegis News: Novas Oficinas na modalidade de Aulas ao vivo

03/08/2020

Confira nesta edição do Interlegis News: as novas oficinas no formato de aulas ao vivo. O Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, apresenta os servidores Luís Fernando Machado e Adalberto Oliveira, responsáveis pelas oficinas.

Interlegis News: Oficina SAPL com assinatura digital ICP-Brasil e Live sobre Solenidade de Posse

26/10/2020

Veja no Interlegis News

Dois eventos marcam esta terça-feira (27): a primeira Oficina de Processo Legislativo Eletrônico com assinatura digital ICP-Brasil e a Live Interlegis Solenidade de Posse. Confira!

 

 

Diretor executivo do Interlegis participa de Live no Instagram da Escola da Assembleia do Rio Grande do Norte

O Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, participa nesta quarta-feira (8) de live com o Diretor da Escola da Assembleia do RN, João Maria de Lima. A conversa será sobre “O Papel das Escolas do Legislativo” com transmissão ao vivo pelo Instagram: @escoladaassembleia. Não perca!

Diretor-Executivo do Interlegis participa de Live sobre monitoramento de notícias em ano de eleição

Empresa de Monitoramento Knewin convidou diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, para debater sobre importância de monitoramento de mídias em Live nesta quarta-feira (07)

08/10/2020

Por que monitorar notícias e redes sociais em um ano de eleição é tão importante? O questionamento foi tema central do Webinar desta quarta-feira (07), promovido pela Empresa de analytics Knewin. Na Live foram debatidos temas voltados as eleições deste ano, com foco na importância do cuidado com a imagem no cenário político, o impacto das fake news e das novas mídias e o papel do monitoramento neste contexto.

O Webinar reuniu os especialistas Márcio Coimbra, Diretor-Executivo do Interlegis, Cleber Benvegnú, Articulista Político e Conferencista de temas ligados à comunicação, e Marcio de Freitas, Analista Político da FSB Comunicação. A mediação do encontro foi feita por Fábio Rios, CSO da Knewin.

Para responder o tema central do Webinar, os palestrantes atribuíram ao advento das Fake News e à velocidade com que a informação é passada, a importância de se monitorar continuamente as notícias que saem nas mídias a respeito do candidato.

- Não adianta fazer comunicação esporadicamente, é necessário fazer uma comunicação constante e ágil, para saber como agir e dar a resposta necessária a cada notícia falsa que surgir a respeito do candidato. O monitoramento é uma ferramenta essencial para você trabalhar hoje e ter os resultados no final, é preciso fazê-lo antes, durante e após o processo eleitoral – avaliou Freitas.

Perguntado sobre os riscos de não se fazer um monitoramento efetivo durante a campanha eleitoral, Márcio Coimbra avaliou que é a imagem política da personalidade que está em jogo.

- É preciso ter um bom relacionamento com os jornalistas e os veículos de comunicação, além de realizar um constante monitoramento. Se você não tiver boas relações públicas o dano de imagem que lhe pode ser causado em poucos minutos, com notícias falsas espalhadas pela mídia, é imensurável – ressaltou Coimbra.

Cléber Benvegnú fez uma analogia sobre a relação entre o monitoramento de mídias e o seguro de vida.

- Não tem como pensar em reputação e não pensar em reputação digital. O monitoramento virtual é como um seguro de vida, uma vez que der resultados positivos já se paga – refletiu.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018), que estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, também foi abordada pelos especialistas. Coimbra avalia que essa legislação pode gerar resultados positivos a longo prazo, no entanto, ainda se encontra em processo de adaptação.

-  A busca é sempre ter um maior arcabouço de normas que torne o sistema mais confiável dentro de um regramento. Vamos ter impactos com a regulamentação dessa Lei ainda nessa eleição, mas um impacto pequeno, porque estamos no processo de adaptação. Uma legislação tão nova vai trazer também questionamentos à medida em que surgirem desdobramentos – disse.

Para Coimbra, a velocidade das mídias sociais tem o poder de mudar as regras presentes na legislação. Ele se refere ao 5G, tecnologia que promete trazer impactos em todas as frentes do país.

- A LGPD vai gerar seus primeiros impactos e, após isso, teremos um período de acomodação. A partir desse período iremos conseguir entender os efeitos desse processo, mas é preciso entender que a legislação anda num ritmo e a tecnologia é cem vezes mais rápida. É fundamental focarmos na questão do 5G, que irá mudar as relações econômicas do nosso país e trazer impactos nas campanhas e na vida da política – ressaltou.

Ainda sobre regulamentação, o diretor-executivo do Interlegis avalia que é necessário encontrar mecanismos para driblar o cenário em que se vive hoje com o fenômeno da pós verdade.

- Hoje vivemos o fenômeno das narrativas, pós verdades, onde o que um indivíduo ou grupo acredita torna-se mais importante do que os fatos. A Rússia é um bom exemplo de movimento transnacional que interfere desde as eleições nos Estados Unidos, até nas da Macedônia, ou em um referendo como BREXIT, e isso incita instabilidade política em outros países. É preciso combater a comunicação errada com mais comunicação e, a boa comunicação é um instrumento de guerrilha digital nesse processo – concluiu.

Acompanhe o Webinar na íntegra. Clique aqui.

Sobre a Knewin

Fundada em 2011, a Knewin é uma empresa de tecnologia que tem como propósito tornar a informação útil e acessível aos seus clientes. Por meio da sua plataforma global de soluções, auxiliam empresas a terem uma visão abrangente e estratégica de suas marcas dentro das mídias tradicionais e novas, com uso de big data analytics e inteligência artificial.

 

 

Diretor-executivo do Interlegis participa de Live sobre o Legislativo municipal

O Diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, foi convidado pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para uma Live, nesta segunda-feira (14), às 15h, com a presidente da Escola, deputada estadual Marlene Fengler. A conversa será sobre o Legislativo municipal e as eleições 2020. A transmissão será ao vivo pelo Facebook da Alesc.

Diretor Executivo do Interlegis participa de Webinar sobre Transformação Digital no Legislativo

27/08/2020

Nesta sexta-feira (28), às 14h, o Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, participa do Webinar "Interparliamentary Regional Cooperation towards Digital Transformation",realizado pelo Bússola Tech. 

O tema aborda a transformação digital legislativa, construída a partir do teste e compartilhamento das melhores experiências de uso da tecnologia no processo deliberativo e administrativo.

O Webinar será em inglês e debaterá quais fóruns internacionais podem ser utilizados pelos Parlamentos para promover sua transformação digital.

Inscreva-se aqui! 

 


 

Em uma semana, Interlegis capacita cerca de 200 servidores em Oficinas pelo Brasil

A semana entre 10 e 14 de fevereiro foi marcada por Oficinas Interlegis em quatro estados brasileiros, que certificaram 197 pessoas, entre servidores de câmaras municipais, assembleias legislativas, prefeituras e empresas privadas.  

Os municípios onde foram realizados os treinamentos ficam nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Pará. No Pará, foi realizado ainda o Encontro Interlegis, que debateu as novas regras vigentes para as eleições de 2020 e certificou 150 participantes.

Confira abaixo a lista de municípios e oficinas ofertadas.

Infográfico para matéria.jpg

Relatos de participantes nas mídias sociais do Interlegis, comprovam que as oficinas têm sido positivamente avaliadas pelos participantes. Para o servidor da câmara municipal de Rio Doce (MG), Edgar Júnior, que participou das oficinas de SAPL 3.1 e Portal Modelo na região, os instrutores do Interlegis ensinam com paciência e dedicação, o que torna a experiência ainda mais gratificante.

A servidora da câmara municipal de Osasco (SP), Rita de Cássia, já participou de várias Oficinas e Encontros Interlegis, e conta que o Programa do Senado Federal se tornou uma de suas paixões profissionais.

- São pessoas e estudos que só tem a agregar – comentou ela.

 Acesse a galeria de fotos das Oficinas clicando aqui.

Em visita ao Interlegis, Presidente da Câmara Municipal de Gioaná (MG) elogia oficinas de capacitação na modalidade virtual

20/11/2020

20/11/2020

O coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Interlegis (COPERI), David Varchavsky, recebeu nessa quinta-feira (19) a visita do presidente da Câmara Municipal de Gioaná (MG), André Luís Toledo. Também participaram do encontro, o gerente de relacionamento para Minas Gerais, Rodrigo Luz, e o assessor daquela casa legislativa, Deivison Doufen.

O presidente da Câmara elogiou as oficinas que estão sendo ofertadas pelo Interlegis na modalidade virtual, em decorrência da pandemia de Covid-19. A Oficina de Cerimonial para a posse dos vereadores eleitos, que será ministrada pelo facilitador Francisco Biondo nos dias 25 e 26 de novembro, coincidiu com uma das demandas da casa legislativa para este ano.

- Foi uma grata surpresa saber que, já na próxima semana, o Interlegis irá capacitar os servidores dos parlamentos municipais nesse tema tão urgente. Eu ia mesmo perguntar se haveria algum suporte na posse dos novos vereadores - destacou o parlamentar.

David Varchavsky falou sobre a adaptação das oficinas para que o atendimento às casas legislativas não fosse prejudicado quando foram implementadas as medidas de prevenção à Covid-19, como o isolamento social.

- Várias oficinas que, antes da pandemia, eram ofertadas apenas presencialmente já estão disponíveis no formato virtual, com aulas ao vivo. Para solicitar, basta que o presidente da Câmara Municipal ou da Assembleia Legislativa entre em contato com o gabinete de um dos senadores do respectivo estado. Tudo sem qualquer custo para as casas legislativas – explicou o coordenador da COPERI.

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, ressaltou a grande procura pelas oficinas adaptadas para o modelo de aulas a distância. 

- Sabemos do impacto negativo da pandemia na vida das pessoas, na economia e nas relações de trabalho. Por outro lado,esse período contribuiu para o fortalecimento da nossa missão de modernizar e integrar o Poder Legislativo. Rapidamente,disponibilizamos para as casas legislativas inovações tecnológicas para a realização de sessões legislativas remotas, reinventamos e aperfeiçoamos todos os nossos produtos e serviços. O resultado tem sido expressivo. Entre os meses de março e novembro, capacitamos mais de 1.400 servidores com aulas a distância –afirmou Coimbra.

Outras oficinas,com aulas ao vivo, serão realizadas no próximo mês. A de Portal Modelo, ministrada pelo facilitador João Bonifácio de Góis Júnior, entre os dias 7 e 10 de dezembro; e a de Planejamento Estratégico no Legislativo, entre os dias 7 e 11 do mesmo mês, com o instrutor Fábio Renato da Silva.

As inscrições para as Oficinas Interlegis podem ser feitas pelo site interlegis.leg.br.

Em webinar do Interlegis, especialistas debateram perseguições religiosas no Brasil e no mundo

A liberdade e a pluralidade religiosa são vistas como necessárias para o desenvolvimento e sustentação do estado democrático.

09/11/2020

A liberdade e a pluralidade religiosa são vistas como necessárias para o desenvolvimento e sustentação do estado democrático.

As perseguições sofridas por religiões como o cristianismo e o islamismo, além da recente renovação do acordo entre a Santa Sé e o Governo chinês, que dá ao Papa a palavra final sobre a nomeação dos bispos chineses, foram debatidas no Webinar “Direitos Humanos e Liberdade Religiosa – Uma Conexão Essencial”, realizado pelo Interlegis na última sexta-feira (6).

Em parceria com o Instituto Mundial para as Relações Internacionais - IR.wi e o Instituto Montese, o evento reuniu os especialistasThiago Vieira, do Instituto Brasileiro de Direito Religioso (IBDR), Mirticeli Medeiros, jornalista no Vaticano, Ismael Almeida, assessor legislativo do Senado Federal, Paulo Cremonese, associado da União dos Juristas Católicos de São Paulo e Madeleine Lascko, jornalista da Gazeta do Povo. Carolina Valente, da IR.wi, foi a mediadora do evento, transmitido ao vivo pelo canal do Interlegis no Youtube e pelo Portal e-Cidadania.

A senadora Mailza Gomes (Progressistas – AC) abriu o evento e destacou a importância do debate para garantir o direito à liberdade religiosa que, no Brasil, é assegurada pela Constituição Federal.

- No Brasil, temos uma diversidade religiosa muito grande e precisamos acabar com a intolerância. O artigo quinto da nossa Constituição deixa claro que a liberdade de crença não pode ser violada, ou seja, eu posso escolher a minha religião e devo ser respeitada por isso – pontuou a senadora.

O debatedor Ismael Almeida apresentou dados deste ano da Organização Portas Abertas sobre a intolerância aos cristãos no mundo. Cerca de 260 milhões de pessoas sofrem perseguição religiosa, segundo a pesquisa. Ele associa esses ataques aos governos antidemocráticos.

– Essas perseguições existem por razões políticas e ideológicas. A essência da fé cristã sempre foi obstáculo para a concretização de projetos totalitários de poder – avaliou Ismael.

A jornalista Madeleine Lascko também corroborou com as razões políticas da intolerância religiosa.

– É fundamental respeitar as religiões. Controle sobre crenças só serve para a concentração de poder político – afirmou.

Thiago Vieira explicou o contexto histórico do cristianismo e alertou para os perigos do controle do Estado sobre os pensamentos e crenças de seus cidadãos.

– A interferência e o controle do Estado sobre o nosso pensamento e crença vai contra os direitos humanos, normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos. Ao controlar o nosso íntimo, todas as demais liberdades poderão ser afetadas e controladas para servir aos interesses do Estado – avaliou o especialista.

Para o advogado Paulo Cremoneze,o respeito à liberdade religiosa só será possível por meio de bons diálogos internacionais.

- Mesmo nos países onde não existe liberdade religiosa é possível uma mudança. Em Cuba, por exemplo, que até recentemente não admita qualquer profissão de fé, a liberdade religiosa começou a ser plantada, ainda que calibrada, depois de uma visita do Papa ao país e de conversas com o Vaticano – disse Cremoneze.

Mirticeli Medeiros, jornalista no Vaticano há 11 anos e historiadora pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, falou sobre a prorrogação do Acordo Provisório entre a Santa Sé e a República Popular da China para a nomeação de bispos, até 2022.

- Pelo menos da parte da Santa Sé, o objetivo é garantir a plena liberdade religiosa dos católicos que vivem na China. Além de assegurar ao Papa a nomeação dos bispos chineses, o acordo dá um passo além ao permitir, de forma inédita, que o líder da Igreja Católica seja reconhecido em sua soberania espiritual – afirmou.

A mediadora Carolina Valente lembrou os abusos cometidos contra os Uigures, minoria muçulmana na província de Xinjiang, na China.

- Apesar de pouco comentadas, é importante falar sobre as perseguições sofridas pelos uigures, que estão em unidades de detenção, descritas pela China como centros de treinamento e educação vocacional. Há, inclusive, um movimento internacional pedindo para que os ataques sejam considerados genocídio – alertou.

A conversa também teve a participação do público, através do Portal do Senado Federal e-Cidadania, que apresentou questões sobre ensino religioso nas escolas, textos sagrados reescritos e feriados religiosos no Brasil.

Para assistir ao Webinar na íntegra, clique aqui.

Encontro Interlegis debate o papel da mulher em processos decisórios

O Webinar Feminino aconteceu na última sexta-feira (13) e promoveu o debate feminino sobre a atuação da mulher no poder, política e no mercado de relações institucionais e governamentais.

O Encontro Interlegis “Webinar Feminino – Poder, Política e Mercado de Relações Institucionais e Governamentais” reuniu, na tarde de sexta-feira (13), profissionais de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) para debater questões sobre o papel feminino em processos decisórios, com atuação no mercado de relações institucionais e governamentais.  

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Senado e nas plataformas digitais do Interlegis. Mais de 600 pessoas acompanharam a transmissão do Encontro, que foi realizado em caráter exclusivamente virtual, devido às ações do Senado Federal de prevenção ao novo coronavírus. O Ato do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, foi assinado após a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificar a covid-19 como pandemia. 

Na abertura do Webinar, o Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, ressaltou a relevância do debate neste mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, e relembrou sua experiência profissional ao lado de uma equipe predominantemente feminina.

“Quando estive à frente da diretoria da Apex Brasil, a maioria da minha equipe foi formada por mulheres. Não em razão do gênero, mas porque são extremamente competentes e conquistaram o protagonismo por terem vasta experiência em suas áreas de atuação, habilidade de liderar e por estarem sempre prontas para encarar desafios, fazendo cada vez mais e melhor. Esses são os diferenciais de um bom profissional, independentemente de ser homem ou mulher”, disse Coimbra.

O diretor falou, ainda, sobre a disparidade na conquista de cargos de liderança entre homens e mulheres, onde frisou a importância de que haja proporcionalidade feminina no Congresso Nacional.

“Eu acredito que a política é uma das áreas mais importantes para diminuir essa disparidade com a elaboração de políticas públicas para beneficiar as mulheres no mercado de trabalho. Mas falta representatividade feminina também nesta área. Atualmente, a bancada feminina ocupa 15% das vagas na Câmara dos Deputados. Já no Senado, as mulheres representam 13% da casa. Dos 81 senadores, 12 são mulheres, o que levanta dúvidas sobre a inclusão da mulher em decisões governamentais”, afirmou o diretor.

A deputada federal Celina Leão, presidente da Frente em Defesa da Mulher da Câmara dos Deputados, enviou vídeo com mensagem para a abertura do Encontro Webinar, parabenizando a ação realizada pelo Interlegis. Na oportunidade, ela ressaltou a importância do debate para o público feminino.

“Nós sabemos o quanto é importante uma democracia justa e igualitária em que a mulher tenha equidade. A sociedade em geral ainda é muito machista, inclusive as mulheres, em razão da cultura patriarcal em que foram criadas. Mas creio que quando buscamos conhecimento e abrimos nossas mentes, ficamos dispostas a julgar menos umas às outras e desenvolvemos a sororidade entre nós, que nada mais é do que ter empatia com outras mulheres, deixando de lado as críticas e a concorrência para nos apoiarmos e nos unirmos”, concluiu.

DSC_0250.JPG

Debates

O painel “Poder, Política e Mercado de Relações Institucionais e Governamentais” foi mediado por Carolina Venuto, advogada e coordenadora do Comitê de Mulheres da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG). Ao todo, sete mulheres profissionais deste segmento compuseram a roda de conversa sobre o tema.

O papel exercido pela mulher dentro da política e no mercado de relações institucionais esteve no centro dos debates. A empresária Katiane Gouvêa, que já foi candidata a deputada federal em 2018, falou sobre a importância de ampliar o número de mulheres no cenário político brasileiro.

“A mulher tem um olhar complementar e é isso o que está faltando para o Brasil. Esse país é uma potência, um gigante, e nós não vamos conseguir trabalhar para melhorar a vida de todos os brasileiros se tivermos só uma visão, a masculina. É muito importante que as mulheres participem cada vez mais do processo eleitoral”, ressaltou a empresária.

Aos 27 anos, a profissional de Relações Institucionais e Governamentais, Karoline Pereira, já ocupa uma posição Sênior na Instituição em que atua, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL/SPC). Karoline revelou que, ainda adolescente, precisou saber se impor dentro de espaços políticos.

“Desde os meus 16 anos de idade, quando iniciei minha carreira nos movimentos políticos, eu procurei ganhar o meu espaço profissionalmente, mostrar que eu estava ali para realizar um trabalho e não para ser olhada de outra maneira. Eu busquei lidar com isso de uma forma positiva e otimista, e assim fui ganhando meu espaço nos ambientes por onde fui passando”, revelou ela.

A Diretora-Geral do Senado, Ilana Trombka, encerrou o evento com um discurso descontraído sobre o papel da mulher. Para ela, é importante que a mulher saiba exercitar a liberdade de se posicionar de acordo com a necessidade do momento.

DSC_0314.JPG

“Eu costumo dizer que as lideranças não são masculinas ou femininas, e sim lideranças. O jeito de administrar não é masculino nem é feminino, ele é o jeito de administrar. O sucesso, a mesma coisa. Assim, o espaço que a mulher deve ocupar não é este ou aquele, é qualquer um, é o que ela quiser. Pode ser em RIG, pode ser na gestão pública, pode ser na privada, pode ser em casa”, expressou.

Ilana concluiu reafirmando que é preciso haver equidade de oportunidades, para que a mulher possa ocupar de forma justa, em comparação ao homem, o lugar que deseja e mereça ocupar.

“Então, mulheres, estejamos na área de RIG, estejamos nas universidades, nas Forças Armadas ou em casa. O importante é que tenhamos a oportunidade de estar onde nós quisermos e aonde merecermos, em paridade de oportunidades com os homens. É importante que a equidade de gênero seja a igualdade de oportunidades, dessa forma, chegaremos todos, homens e mulheres, na mesma condição”, disse Ilana.

Acompanhe a íntegra do Encontro Interlegis. Clique aqui.

𝑮𝒂𝒍𝒆𝒓𝒊𝒂 𝒅𝒆 𝒇𝒐𝒕𝒐𝒔.

Encontro Interlegis discute desafios lançados pela tecnologia 5G

Especialistas de diversos setores abordaram temas como segurança cibernética, internet das coisas e indústria 4.0. Segundo eles, o Brasil precisa escolher rápido como adotar a nova tecnologia

Nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, o Encontro Interlegis – “5G – Um novo mundo. Uma nova realidade. Tecnologia X Privacidade”, debateu os aspectos mais inovadores e polêmicos das redes 5G.

Segundo os especialistas, a tecnologia 5G é um grande salto evolutivo para as redes móveis em todo o mundo.  De acordo com a indústria, ela vem sendo desenvolvida para suportar o crescente volume de informações que trafega pelos bilhões de dispositivos celulares ao redor do planeta. Além disso, ela promete conexões cada vez mais rápidas, menos consumo de energia, aumento no número de aparelhos conectados por área e melhoria na duração das baterias.

Apesar das evidentes vantagens, a tecnologia 5G vem despertando preocupação junto a governos, entidades civis e legisladores de todo o mundo. O avanço da tecnologia pode tornar a proteção de dados cada vez mais difícil e tornar mais vulnerável a privacidade do cidadão comum. O leilão do 5G está marcado para novembro no Brasil deve movimentar 20 bilhões de reais e inclui a gigante chinesa Huawei.

DSC_0101.jpg

O senador Lasier Martins enviou uma mensagem que foi lida pelo Diretor-Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra. O parlamentar explicou que na condição de ex-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, vem acompanhando de perto os esforços dos setores público e privado na escolha do que seria o melhor modelo de tecnologia 5G em território nacional.  – Nossa população, uma das maiores consumidoras de comunicação digital, e ávida por novas mídias, espera por mais este avanço. Quem não quer fazer o download de um filme de três horas em apenas alguns segundos – afirmou o senador em nota.

Também de acordo com o parlamentar, além de melhorar a qualidade da internet, a tecnologia 5G terá um papel fundamental no desenvolvimento econômico. Esta aceleração na conectividade criará múltiplas oportunidades em diversos ramos da vida humana. Ela será base para aplicação de tecnologias como a inteligência artificial, a internet das coisas, o aprendizado das máquinas (machine learning), além de afetar a telemedicina e a robotização em geral.

Já o diretor-executivo Márcio Coimbra, pediu equilíbrio no debate sobre o tema e abordou as questões diplomáticas que envolvem o 5G. Ele lembrou o recente anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que irá parar de compartilhar informações de inteligência com países que realizem parceria com a gigante chinesa Huawei, acusada pelos norte-americanos de roubar informações cibernéticas. Márcio Coimbra salientou a expertise do grupo de palestrantes convidados para o debate. Segundo ele, com o apoio do Presidente do Senado Davi Alcolumbre, e do Primeiro Secretário, Sérgio Petecão, o Interlegis, se torna um verdadeiro “Think Tank” sob a atual gestão.

Paulo Foina, do Associação Brasileira dos Institutos de Pesquisa Tecnológica e Renovação afirmou que a tecnologia 5G não é simplesmente uma evolução da 4G. Ele comparou a revolução do 5G ao aparecimento da Internet, décadas atrás. – Com o 5G você não vai mais precisar do WIFI. Todos os seus equipamentos vão conversar entre si em uma velocidade 100 vezes maior do que a oferecida pelo WIFI hoje em dia – exemplificou Foina.  Segundo ele, isto deve baratear o custo da telecomunicação como um todo. Ao mesmo tempo, dada a atividade dos brasileiros na internet, a tecnologia 5G terá um impacto brutal em nossa vida cotidiana. Dados fornecidos pelo painelista mostram que São Paulo é a maior rede de usuários de WAZE do mundo em termos de cidade. 22% de todos os usuários de UBER do mundo são brasileiros. No FaceBook somos a terceira maior base de usuários do mundo com 130 milhões de usuários.

196.jpg

José Camaro Brito, do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), destacou a urgência na adoção da tecnologia 5G. O INATEL está localizado em Santa Rita do Sapucaí, pequena cidade ao sul de Minas Gerais com 40 mil habitantes. O município concentra 150 empresas de base tecnológica, movimenta 3.2 bilhões anualmente e emprega cerca de 14 mil pessoas nesta indústria. Segundo Camaro Brito estamos atrasados e não podemos perder esta oportunidade. De acordo com o pesquisador, a tecnologia 5G impõe desafios que serão enfrentados em breve. – Teremos que trabalhar com frequências mais altas, células menores e mais antenas instaladas nas cidades. Com a legislação que nós temos hoje para instalação de antenas, o 5G não sai do lugar. As operadoras de telecomunicação encontram uma dificuldade infinita no processo de autorização.- afirmou Camaro Brito, criticando a burocracia neste setor.

208.JPG

Representando as Forças Armadas, o General Amin, Comandante Conjunto de Segurança Cibernética, apontou a vulnerabilidade de dados e a segurança das informações militares como pontos sensíveis na adoção da tecnologia 5G. O militar baseou sua palestra em uma pergunta - Tecnologia 5G, se, quando e como? Segundo ele não temos opção e a tecnologia já está em curso. Resta apenas saber como iremos adotá-la . – Este como traz questões em todos os campos do conhecimento. Questões tecnológicas, políticas, comerciais, legais, judiciais, nas relações internacionais -  Amin também afirmou que a explosão de conectividade fornecida pelo 5g será um fator disruptivo e imprevisível em termos de futuro.

269.JPG

Guilherme Pinheiro do Instituto de Direito Público, abordou aspectos legais e regulatórios da tecnologia 5G no Brasil. Segundo ele, a “ubiquidade” trazida pelo 5G vai afetar a regulação do setor. Os especialistas explicaram o caráter “ubíquo” desta tecnologia no sentido de ocupação de todos os espaços e dispositivos com os quais convivemos no cotidiano. Geladeiras que irão conversar com a plataforma de um supermercado. Casas inteligentes que “pressentem” a chegada do proprietário e colocam a cafeteira para funcionar. Pinheiro apontou questões tributárias que podem atrapalhar a implementação do 5G no Brasil, como o alto valor das taxas de fiscalização de Instalação e Funcionamento (TFI) cobradas sobre os chips dos dispositivos no país. O projeto 7656/2017 que já foi aprovado na Câmara e se encontra no Senado, promete diminuir drasticamente o valor cobrado sobre os chips.

315.JPG

O ex-deputado e hoje articulista dos jornais Estado de São Paulo e Correio Braziliense, Paulo Delgado, defendeu uma regulação global do setor para que não caiamos em uma “barbárie digital”. Delgado forneceu como exemplo a própria imprensa que utiliza informação de hackers para atacar autoridades no país. Delgado vem escrevendo uma série de artigos sobre a tecnologia 5G cujo o foco é o fim da privacidade. Durante sua palestra, Delgado afirmou que o grande desafio do desenvolvimento é encaixar as pessoas – Não vejo nenhuma vantagem em ser conectado mas perder o livre-arbítrio, a sensibilidade e o rosto humano. Invenções e inovação devem ser vistas com lupa, como se olha um diamante – afirmou o ex-deputado, que defendeu um olhar para os “perdedores” na jornada tecnológica.

375.jpg

Encerrando os debates, o embaixador Achilles Zaluar, do Ministério das Relações Exteriores, destacou a economia como fator para a adoção da tecnologia 5G. Segundo ele, a produtividade de nossa economia está estagnada faz 40 anos. – Nós perdemos a terceira revolução industrial. O Brasil, com 200 milhões de pessoas, não pode viver somente de exportar peito de frango, minério de ferro e soja. Não há nenhum país do mundo que tenha passado por um processo de desindustrialização precoce tão grave quanto o Brasil. A gente tem que dar uma virada para entrar no século XXI de forma diferente – afirmou Zaluar, apontando a tecnologia 5G como um caminho inevitável para o país.


445.JPG

Acesse o conteúdo do Encontro na íntegra clicando aqui.

𝑮𝒂𝒍𝒆𝒓𝒊𝒂 𝒅𝒆 𝒇𝒐𝒕𝒐𝒔.

Encontro Interlegis no Pará discute Reforma Política

O encontro debateu as novas regras vigentes para as eleições em 2020

Foi realizado na manhã desta terça-feira (11) o Encontro Interlegis na capital paraense, Belém, com enfoque na Reforma Política. O evento, promovido em parceria do Interlegis com a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) e com o gabinete do senador Jáder Barbalho, foi aberto pela deputada estadual Ana Cunha e pela diretora da Escola do Legislativo do Pará, Maria Anunciação.

 

Chefe do Escritório Setorial de Gestão, David Varchavsky falou das atribuições do Interlegis de capacitar e treinar servidores das três esferas do Poder Legislativo usando, como ferramenta de integração com o Senado, o conhecimento: "...o servidor público precisa estar mais informado, melhor capacitado e mais proativo para dar aos parlamentares o suporte necessário ao processo de formulação das leis e ao atendimento à sociedade. Esse é o nosso negócio, o conhecimento", explicou Varchavsky.

 

Em ano de eleições municipais, o consultor Legislativo do Senado, Gabriel Borges, deu um panorama sobre as novas regras vigentes para o pleito de outubro próximo. Com as coligações partidárias perdendo força, Borges acredita que "o fenômeno Tiririca, onde um candidato com uma votação excepcional acabava puxando e elegendo candidatos com poucos votos, não vai mais acontecer". Para o cientista político, "a tendência é que os partidos concorram com o maior número possível de candidatos para obter para a legenda a maior quantidade de votos possível. Assim, os partidos concorrem de forma independente para ocupar a maior quantidade de cargos eletivos disponível", discorreu Borges. "É um modelo eleitoral mais justo", afirmou.

Escola de Governo abre seleção de corpo docente para curso sobre mídias sociais

Processo seletivo estará aberto até o dia 31 de dezembro e contemplará um coordenador e três professores. Inscrições para alunos serão em 2021.

Processo seletivo estará aberto até o dia 31 de dezembro e contemplará um coordenador e três professores. Inscrições para alunos serão em 2021.

14/12/2020

Estão abertas as inscrições para preencher as vagas de coordenador e professor do curso de extensão “Mídias Sociais e Poder Público”. Capacitação do Interlegis/ILB será realizada no início do próximo ano através da plataforma de videoconferência Teams.

Os cargos serão contemplados com remuneração baseada na tabela de Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC). Para se candidatar a uma das vagas, é necessário manter cadastro atualizado no Banco de Talentos da Intranet e ter documentação que comprove experiência profissional em mídias sociais institucionais.

Com carga horária de 63 horas, o curso será dividido em três módulos com enfoque nas mídias institucionais legislativas. Com viés teórico, a primeira parte abordará a história e o desenvolvimento das mídias sociais, enquanto a segunda e terceira parte terão conteúdos práticos sobre linguagem e técnicas das mídias sociais, respectivamente.

Para os candidatos à coordenação, é preciso comprovar experiência como coordenador (a) no Interlegis/ILB ou em outra instituição de nível superior. Esse cargo será responsável pela mediação entre professores e alunos, elaboração de relatórios, administração do curso, e demais atividades administrativas e pedagógicas que forem necessárias.

O diretor-executivo do Interlegis/ILB, Márcio Coimbra, identifica o assunto como essencial para o país ter conhecimento em mídias sociais na realidade contemporânea.

— No momento em que vivemos, as mídias sociais têm o poder de aproximar pessoas e integrar instituições com a grande possibilidade de compartilhar informações. Essa é uma oportunidade para que o Brasil tenha pessoas altamente capacitadas para disseminar conhecimento e contribuir para o fortalecimento do estado democrático — afirmou Coimbra.

Para ter maiores informações sobre requisitos e disciplinas, acesse o Banco de Talentos ou envie e-mail à chefe do Serviço de Fomento à Pesquisa e Extensão (SEFOPEE), Valéria Castanho (castanho@senado.leg.br).

Escola de Governo do Senado abre seleção de colaboradores educacionais para curso de especialização em Orçamento Público

Aos candidatos, é necessário ter cadastro atualizado no Banco de Talentos da intranet. Os cargos selecionados serão remunerados com base na tabela de Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC).

Aos candidatos, é necessário ter cadastro atualizado no Banco de Talentos da intranet. Os cargos selecionados serão remunerados com base na tabela de Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC).

21/12/2020

O Interlegis/ILB, por meio da Escola de Governo do Senado, abriu a seleção para o corpo docente do curso de pós-graduação em Orçamento Público, que será oferecido no próximo ano. As inscrições, que vão até 15 de janeiro, são para coordenador-geral, coordenador pedagógico, examinadores do processo de seleção de alunos, e professores.

Os docentes irão ministrar disciplinas sobre análise econômica do setor público, processo legislativo e de elaboração orçamentária, políticas públicas e orçamento no contexto brasileiro. Inicialmente, as aulas serão na plataforma de videoconferência Teams, com duração total de 420 horas distribuídas em 18 meses, entre abril de 2021 e dezembro de 2022.

Para os candidatos à coordenação, é necessário comprovar experiência como coordenador (a) no Interlegis/ILB ou em outra instituição de nível superior. Esse cargo será responsável pela mediação entre professores e alunos, elaboração de relatórios, administração do curso, e demais atividades administrativas e pedagógicas que forem necessárias.

O edital para seleção de discentes poderá ser publicado até a próxima semana, com distribuição de 50 vagas para servidores efetivos e comissionados do Senado Federal (15), da Câmara dos Deputados (10), Câmara Legislativa do Distrito Federal (10), Tribunal de Contas da União (10), Ministério da Defesa (3), e Advocacia-Geral da União (2).

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, destaca a importância do tema para o crescimento do país.

— É uma oportunidade para que o poder público tenha conhecimento e boas práticas de controle orçamentário sobre a gestão dos recursos financeiros, sendo uma área fundamental para o desenvolvimento e a estabilidade econômica, indispensável ao progresso brasileiro — afirmou Coimbra.

Para ter maiores informações sobre requisitos e disciplinas, acesse o Banco de Talentos, a plataforma Saberes ou envie e-mail ao Serviço de Cursos de Pós-Graduação (SEPOS) do Interlegis/ILB (sepos@senado.leg.br).

Escola de Governo do Senado encerra Curso de Defesa Nacional com diplomação on-line

Promovido com a Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa (ESG), o curso começou em setembro e diplomou 48 alunos.

08/12/2020

Promovido com a Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa (ESG), o curso começou em setembro e diplomou 48 alunos.

A primeira turma do curso de extensão “A Defesa Nacional e o Poder Legislativo” foi encerrada, na última segunda-feira (7), com a cerimônia de formatura virtual pela plataforma de videoconferência Teams.

Entre as autoridades presentes na diplomação, estavam Márcio Coimbra, Diretor-Executivo do Interlegis/ILB; Wladmilson Borges de Aguiar, Almirante de Esquadra e Comandante da ESG; e Carlos André Alcântara Leite, General de Divisão e Comandante do campus Brasília da ESG.

O representante dos alunos civis na cerimônia foi Edilson Holanda, secretário-executivo da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados. Segundo ele, a responsabilidade pela Defesa Nacional deve ser atribuída a todos.

— O senso comum aponta, quase sempre, para as Forças Armadas como sendo as únicas instituições com a finalidade de prover o braço armado da sociedade. Não é menor a responsabilidade de todos os cidadãos pela Defesa Nacional, uma vez que a sobrevivência do Estado e da própria sociedade exige o empenho de todos — afirmou Edilson.

O militar Sérgio Lomba Pereira, aluno do curso, ressaltou a importância do conhecimento adquirido para a prática de Defesa Nacional, no âmbito do Poder Legislativo.

— A jornada, coroada hoje, foi de intenso aprendizado. Depois das dez semanas de curso, cada um de nós encontra-se mais preparado para poder assessorar nossos chefes e parlamentares sobre projetos em trâmite no Congresso Nacional referentes à temática de Defesa Nacional — avaliou.

Para a aluna Ana Paula Holsback, auxiliar parlamentar no Senado Federal, a diplomação reforçou a magnitude do curso.

— Mesmo sendo uma cerimônia virtual, nesta formatura não faltou emoção, até as palmas entre os alunos puderam ser emitidas pelo grupo privado deste curso, via WhatsApp. Em um curso com quatro fases, sendo a última a apresentação de um TCC em grupo, precisávamos de uma comemoração como essa — relatou a aluna.

O diretor-executivo do Interlegis/ILB, Márcio Coimbra, agradeceu aos alunos e professores por concluírem a capacitação. Para ele, este é o início de uma parceria fundamental para o Brasil.

— Nossas instituições são indispensáveis para que tenhamos sempre uma democracia fortalecida em nosso país. Este é apenas o primeiro passo de uma parceria estratégia entre Senado Federal e Forças Armadas que renderá muitos frutos importantes para a república — concluiu Coimbra.

Para conhecer melhor sobre esse e outros cursos oferecidos pelo Interlegis/ILB, por meio da Escola de Governo do Senado, acesse interlegis.leg.br e siga as redes sociais.

Especialista defende o uso da tecnologia para aumentar o interesse da população pela política

Diretor de empresa especializada em análise de dados, Fábio Rios foi o convidado da Live Momento Político desta semana.

23/10/2020

Diretor de empresa especializada em análise de dados, Fábio Rios foi o convidado da Live Momento Político desta semana.

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, recebeu nessa quinta-feira (22), na Live Momento Político,o diretor da empresa Knewin, especializada em análise de dados, Fábio Rios. Eles conversaram sobre os riscos e as oportunidades das mídias sociais, no âmbito político.A importância do uso da tecnologia para fortalecer o vínculo entre os cidadãos e os parlamentares também foi abordada.

Na percepção do especialista, é fundamental que líderes políticos utilizem a tecnologia a seu favor e, principalmente, a favor da democracia.

- As tecnologias mudam e se reinventam com uma velocidade muito grande e esses movimentos tendem a ganhar cada vez mais força. Não é de hoje que se fala em Governo Eletrônico, isso é algo discutido desde o início da internet com o objetivo de favorecer a cidadania.Com isso, temos ampliado a capacidade de envolvimento da população no processo decisório da gestão pública – avaliou.

Márcio Coimbra destacou a criação e implementação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto (SAPL-R), desenvolvido pelo Interlegis no início da pandemia da Covid-19. O modelo possibilitou a continuidade das sessões de plenárias deliberativas de forma remota.

- Não é mais necessário estar fisicamente presente para votar projetos importantes para a população.Com o processo eletrônico, os parlamentares conseguem realizar as deliberações, em uma espécie de Plenário virtual. Na prática, isso significa redução de gastos públicos e maior participação popular, pois com acesso a internet é possível acompanhar as sessões plenárias de qualquer lugar, até do aparelho celular, e fazer pressão nos assuntos de seu interesse - comentou Coimbra.

Perguntado se as mídias sociais podem afetar a democracia no período de eleições, Fábio avalia que o modelo de negócios das redes sociais que utilizam algoritmos de inteligência artificial para traçar o perfil de usuários, pode auxiliar no alcance e engajamento do candidato. Ele reforça, porém, a importância de que a ferramenta não seja utilizada apenas para conquistar votos.

- Em eleições como a deste ano, qualquer estratégia capaz de atrair a atenção dos eleitores faz uma diferença enorme. Ficar atento ao que os eleitores e os outros candidatos estão dizendo e definir atributos que permitem direcionar a mensagem é fundamental.Mas fazer isso apenas pelo voto será um tiro no pé da democracia. É preciso identificar semelhanças no perfil, crença e valores com os seus apoiadores – alertou.

Confira as datas e os convidados da Live “Momento Político” nas redes sociais do Interlegis.

Especialistas avaliam que os desafios para o ensino superior pós-pandemia começam pelas desigualdades sociais

A falta de condições financeiras de muitos estudantes para arcarem com o pagamento de um provedor de internet, o que inviabiliza o acompanhamento das aulas, e a necessidade de adaptação dos conteúdos foram destacados.

17/08/2020

A falta de condições financeiras de muitos estudantes para arcarem com o pagamento de um provedor de internet, o que inviabiliza o acompanhamento das aulas, e a necessidade de adaptação dos conteúdos foram destacados.

 

O Interlegis realizou, nessa quinta-feira (13), o Webinar “Poder Legislativo e Desafios do Ensino Superior Pós-Pandemia”, que reuniu especialistas em política, educação e comunicação para debater sobre o atual cenário educacional do Brasil e o pós-pandemia. O evento foi transmitido ao vivo pelos canais do Interlegis e da TV Senado no Youtube e pelo portal e-Cidadania, no site do Senado.

O Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, abriu o evento solidarizando-se com as famílias das mais de cem mil vítimas de Covid-19 no Brasil. Ele ressaltou que, no ensino superior, os efeitos negativos causados pela pandemia, como o aumento da evasão, são alarmantes.

“Sabemos que as universidades públicas e privadas estão entre os setores que mais sofrem com o impacto da pandemia do Covid-19, não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro”, alertou.

Coimbra ressaltou a necessidade de adaptação para o ensino virtual com o uso de ferramentas tecnológicas que possam fazer a diferença na prática docente e destacou o trabalho feito pelo Interlegis para atender as demandas do público neste período.

“O Senado Federal, por meio do Interlegis, responsável pela capacitação e modernização do Legislativo brasileiro, também adaptou seus produtos e serviços para essa nova realidade. As oficinas de capacitação e os cursos superiores, antes presenciais, agora são on-line”, concluiu Márcio Coimbra.

O Webinar contou com a participação da deputada federal Professora Dorinha (DEM-TO), da doutora em educação e diretora pedagógica, Maria Inês Fini, do diretor da TV Senado, Érico da Silveira, e do consultor legislativo do Senado e professor de ensino superior do Interlegis, Rafael Silveira e Silva.

O Coordenador de Educação Superior do Interlegis, Floriano Filho, foi o mediador do debate, que abordou as preocupações e oportunidades que surgiram com a necessidade de migração do ensino para plataformas e ambientes virtuais.

Em sua fala, a deputada Dorinha apontou que o Ministério da Educação (MEC) deve ser o principal agente das mudanças necessárias.

“A maior necessidade hoje é que o MEC assuma a condução, junto aos estados e municípios, para que sejam definidos protocolos de volta às aulas e que as instituições públicas e privadas recebam orientação sobre como lidar com esse novo momento”, enfatizou a deputada.

Mesmo com os obstáculos impostos pela pandemia, os palestrantes concordaram que 2020 não deve ser visto como um ano perdido. Para a pedagoga Maria Inês Fini, o ensino passou a valer-se de ferramentas tecnológicas e métodos inovadores que não devem ser descartados.

“Não podemos olhar para o presente e futuro com os olhos do passado. É necessário compreender o que estamos vivendo. Muita coisa boa foi realizada e não podemos permitir que sejam descontinuadas”, afirmou Maria Inês.

 

Missão educativa da comunicação

Para o diretor da TV Senado,Érico da Silveira, a comunicação tem sido indispensável neste período de isolamento social. Segundo ele, os educadores devem utilizar formatos e discursos mais chamativos para atrair a atenção dos alunos para o conteúdo ensinado à distância.

“Temos vários modelos que funcionam na interação virtual, como os utilizados por Youtubers, o formato de entrevista, como um talk show. É preciso que os professores conheçam as ferramentas que podem tornar o ensino virtual mais interessante”, ressaltou Érico.

Ele lembrou, ainda,que o momento é oportuno para fortalecer o caráter educativo da comunicação pública.

“O conceito de comunicação pública como missão educativa ficou adormecido por muito tempo, ocupando espaço apenas na área de entretenimento. A inglesa BBC e a brasileira TV Cultura, por exemplo, foram criadas como emissoras educativas. Agora, temos a possibilidade de retomar essa função”, explicou.

Desigualdade social

Os palestrantes apontaram a desigualdade social como fator determinante para que o ensino à distância não tenha a qualidade e eficácia necessárias no Brasil. A deputada Dorinha ressaltou que a falta de orientação para os professores gera insegurança e prejudica diretamente os estudantes de classes menos favorecidas.

“O fato de o aluno ter um celular em casa não significa que ele tenha condições de realizar um trabalho, tampouco que está conseguindo acompanhar as atividades. Muitas famílias não têm como arcar com o custo de um provedor de internet”, destacou.

O fator psicológico, independentemente da condição social, também foi levado em consideração. O professor do Interlegis, Rafael Silva,falou sobre a importância de se buscar alternativas para diminuir a perda no interesse pelas aulas, tanto do estudante quanto do professor. De acordo com ele, o momento atual é tenso e afeta o equilíbrio emocional das pessoas.

“O grande desafio é descobrir novas alternativas para que professores e estudantes tenham condições de conciliaras incertezas e dificuldades que estamos passando com a continuidade das aulas. Sabemos que muitas pessoas perderam seus empregos e estão sem condições de pagar as mensalidades da escola dos filhos ou do seu curso superior.No entanto, mesmo diante de um cenário estressante, o vínculo com a escola deve ser mantido”, refletiu o educador.

Ao final, o mediador Floriano Filho enalteceu a qualidade do debate que resultou em alguns compromissos e metas para o ensino superior.

“O webinar do Interlegis expôs vários problemas no setor e apontou possíveis rumos para melhoria com participação efetiva do Poder Legislativo. Além disso, gerou resultados concretos como o compromisso de uma cobertura ainda mais ampla das políticas educacionais por parte dos veículos de comunicação do Legislativo”, revelou Floriano.

Para assistir o webinar na íntegra, clique aqui.

Especialistas propõem refundação do modelo educacional no Brasil em Webinar do Interlegis sobre educação em tempos de pandemia

Segundo especialistas das área de educação e tecnologia, mesmo antes da pandemia de Covid-19, o modelo de aulas das escolas brasileiras já estava inadequado e precisa ser reconfigurado.

30/11/2020

A pandemia e o isolamento social, imposto como medida preventiva à Covid-19, trouxe um novo desafio para a educação no Brasil: a adaptação de professores e alunos ao ensino remoto. Para abordar esse tema, o Interlegis realizou, na última sexta-feira (27), o Webinar “Educação digital em tempos de pandemia”, que contou com a participação dos senadores Confúcio Moura (MDB-RO) e Izalci Lucas (PSDB-DF), e do ex-senador e professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), Cristovan Buarque.

O debate reuniu ainda os especialistas Floriano Filho, coordenador de Educação Superior do Interlegis/ILB; Maria Inês Fini, criadora do Enem e Presidente da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (ANEBHI); Carlos Lenuzza, diretor de Educação Básica e a Distância da CAPES (Ministério da Educação); e Rui Gonçalves, gerente de Relações Institucionais da Quero Educação. A mediação foi da jornalista Renata Gonzaga.

O senador Confúcio Moura, presidente da Comissão Mista da Covid-19, abriu o Webinar destacando a necessidade de recriar o modelo educacional neste momento em que o país enfrenta uma grande crise na educação, causada pela interrupção das aulas presenciais e agravada com a dificuldade de acesso ao ensino virtual para alunos de escolas públicas.

- O cenário da educação digital é o principal assunto a ser discutido no momento vivido. A pandemia veio como um desastre da própria natureza, mas, por meio da tecnologia, podemos enxergar uma oportunidade para reestruturar a educação brasileira, que não já não ia bem. É o momento de refundação e união – expressou o senador.

Cristovam Buarque usou uma analogia ao teatro e ao cinema para falar sobre a refundação do modelo educacional abordada pelo senador Confúcio Moura.

- Já estava na hora de pensar outra maneira de fazer aula. Estamos saindo do tempo da aula teatral, onde o professor fica na frente do aluno com o giz, para a época da aula cinematográfica, em que o professor faz o roteiro, como um diretor de cinema, com elementos que vão atrair e prender à atenção dos alunos. Esse é o recomeço que almejamos e, para tê-lo, será necessário reiniciar todo o sistema – refletiu.

Seguindo na mesma linha, Floriano Filho falou sobre as desigualdades presentes no sistema educacional brasileiro, que ficaram ainda mais evidentes com a pandemia.

- Eu usaria até a palavra drama: o drama da educação brasileira. A situação é desoladora e nos mostra o tamanho da desmotivação de alunos e professores e da desconexão também, tendo em vista a falta de acesso à internet e aos equipamentos tecnológicos – alertou.

Para a professora Maria Inês Fini, a tecnologia possibilita recursos educacionais para se trabalhar no ensino complementar e repor as aulas perdidas durante os meses de suspensão por conta da pandemia.

- Nós teremos que planejar para 2021 e 2022 uma tarefa diferenciada com o objetivo de repor as atividades que faltaram para nossas crianças e jovens. Essa é a tarefa da escola, nós somos os profissionais da educação, nós temos que saber fazer isso. Não é o caso de anular o ano de 2020, e sim investir em um currículo de transição – alertou.

As formas de repor o conteúdo das atividades, mencionadas pela professora Maria Inês, aplicam-se à metodologia de ensino híbrido, que promove uma mistura entre o ensino presencial e propostas de ensino online. De acordo com o jornalista Rui Gonçalves, criador do Manifesto Internet pela Educação, essa é uma possibilidade cabível, desde que subsídios tecnológicos sejam oferecidos para quem ainda não possui.

- Vamos precisar encontrar alternativas para inserir os estudantes, sejam da educação básica ou da superior, que estão excluídos do processo de educação pela falta de internet. Não é difícil fazer, basta iniciar o debate e reunir as pessoas que efetivamente podem atuar na disponibilização desses recursos – disse Rui.

Já para Carlos Lenuzza, diretor de Educação Básica e a Distância da CAPES/MEC, a baixa qualidade da formação dos futuros professores é um dos entraves para a melhoria na educação.

- Como preparar os nossos educadores para entrar na discussão do ensino e aprendizagem, sendo que 50% dos professores de ciências da natureza, por exemplo, sequer são formados na licenciatura em que atuam. O professor tem que ser o grande investimento do governo brasileiro – pontuou.

O senador Izalci Lucas destacou que na última semana, o Senado aprovou o projeto de lei que atualiza a legislação do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), para permitir que as políticas governamentais de telecomunicações sejam financiadas por esse fundo.

Com a mudança, o Fust poderá ser usado para expansão, uso e melhoria da qualidade das redes e dos serviços de telecomunicações, além da redução das desigualdades regionais em telecomunicações. Para o senador Izalci, que é presidente da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia e Inovação, isso representa um grande avanço, em meio à pandemia.

- Nos últimos dois meses, lutamos pela aprovação desse projeto, que poderia durar anos para ser incluído na pauta. Eu espero que possamos, imediatamente, ofertar banda larga nas escolas. Temos que rever agora a questão da capacitação e da infraestrutura nas escolas e dar condições para que o cidadão tenha acesso ao celular, computador e banda larga, porque isso já está integrado na vida de todos, atualmente – afirmou.

Como anfitrião do Webinar, o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, avaliou positivamente o debate, que resultou no compromisso dos participantes de trabalharem nas ideias que surgiram para a elaboração de um projeto de lei, que será apresentado pelo senador Izalci Lucas.

- Não poderia estar mais satisfeito com esse resultado. O Interlegis, como “Think tank” do Senado Federal, trabalha para impulsionar o debate de ideias e produção de discussões de temas relevantes para o desenvolvimento do Brasil. O investimento em educação é essencial para o crescimento do nosso país e para a redução das desigualdades sociais. Debates como o de hoje nos dão a certeza de que estamos construindo um futuro melhor – concluiu Coimbra.

A transmissão foi realizada pela TV Senado, e-Cidadania e canal do Interlegis no Youtube. Para acompanhar a íntegra do evento, clique aqui.

 

Interlegis News: Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto (SAPL-R)

O Interlegis News destaca o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto (SAPL-R) e o trabalho do Interlegis para levá-lo às casas legislativas. O Diretor-Executivo Márcio Coimbra fala sobre a importância do sistema e explica como as Câmaras Municipais podem solicitar. Confira!

 

Interlegis News: SAPL Mobile e serviços on-line

27/07/2020


O Diretor Executivo, Márcio Coimbra, fala sobre a versão mobile do SAPL. E a servidora Maria Avelino faz um balanço sobre os cursos e oficinas à distância. Confira!

 

 

 

Interlegis News: Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto (SAPL-R)

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto (SAPL-R) foi desenhado pelo Interlegis para que as Câmaras Municipais e as Assembleias Legislativas possam dar continuidade às votações de matérias urgentes, mesmo durante o período de contenção à Covid-19. O Interlegis oferece o apoio e o treinamento gratuito para o uso do SAPL-R de forma remota e o Manual de Utilização.

Teletrabalho durante distanciamento social traz nova rotina para a equipe do Interlegis

Equipe do Interlegis relata as diferentes rotinas durante o primeiro mês em medida de teletrabalho.
Teletrabalho durante distanciamento social traz nova rotina para a equipe do Interlegis

Profissionais destacam alta produtividade e criatividade para conciliar trabalho e casa.

11111.jpg

22222.jpg

33333.jpg

44444.jpg

Interlegis News: Webinar Poder Legislativo e Desafios do Ensino Superior Pós-pandemia e um alerta

11/08/2020

Nesta edição do Interlegis News, o Diretor Executivo, Márcio Coimbra, faz um convite para o Webinar Poder Legislativo e Desafios do Ensino Superior Pós-pandemia.  Ainda nesta edição, um alerta: criminosos estão aplicando golpes usando o nome do Interlegis/Senado para obter vantagens financeiras. Confira!

 

Interlegis News: Webinar sobre Covid-19 e assinatura de convênio com Câmara Municipal de Iraí (RS)

O nosso boletim informativo semanal está de volta com as principais notícias do Interlegis. Confira!

 

 

Interlegis participará de Conferência Global sobre Tecnologia no Legislativo

Interlegis participará de Conferência Global sobre Tecnologia no Legislativo

O coordenador-geral, Luís Fernando Machado, irá representar o Interlegis no LegisTech Forum 2020, conferência global sobre tecnologia no Legislativo.
A apresentação do painel "Panorama de digitalização nas casas legislativas" será na próxima segunda-feira (26), às 17h35. Todo o evento contará com tradução simultânea e as vagas são limitadas.
Inscrições: https://link.bussola-tech.co/legistechforum2020

Webinar "Propostas Globais para uma Recuperação Sustentável" vai ser transmitido pelo Interlegis na próxima segunda-feira (29)

Na próxima semana, o Interlegis irá transmitir o webinar "Propostas Globais para uma Recuperação Sustentável", iniciativa do senador Jaques Wagner (PT-BA) com apoio da Cepal.

Arte_webinar.jpeg

"O tema a ser abordado é essencial para entender como o mundo pode caminhar de maneira equilibrada", explica o Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra.

Para se inscrever, clique aqui.

Interlegis recebe Moção de Agradecimento após primeira Oficina de 2020

A Câmara Municipal de Teresópolis, localizada no interior do Rio de Janeiro, concedeu uma Moção de Agradecimento ao trabalho desenvolvido pela equipe do Interlegis após a realização da primeira Oficina Interlegis do ano, que aconteceu entre 28 e 30 de janeiro no município. O presidente da Casa, José Leonardo Vasconcellos de Andrade, frisou a importância da orientação recebida pelo Senado por meio do Interlegis e comentou a Moção. 

"Foram abordados temas importantes e que oxigenam a mente do legislativo. A Moção foi uma maneira de reafirmar a excelente qualidade de ensino dos instrutores e o trabalho singular do Interlegis", afirmou ele.     

A Oficina realizada foi a de Marcos Jurídicos, desenvolvida para que as casas legislativas atualizem seus Regimentos Internos e Leis Orgânicas Municipais. Ela foi solicitada pelo senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ) e reuniu cerca de 60 participantes das câmaras municipais de Teresópolis, Volta Redonda, Quatis, Barra Mansa, Santa Cruz da Palmeiras (SP), Paty do Alferes e Vassouras.

O Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, falou sobre o treinamento em Teresópolis e destacou a importância da parceria entre a Instituição e o estado do Rio de Janeiro.

“O Senador Flavio Bolsonaro tem trabalhado intensamente com a capacitação dos legislativos locais no Rio de Janeiro em parceria com o Interlegis. Assim absorvemos uma grande oportunidade de trabalhar de forma efetiva e intensa no estado, desta vez em Teresópolis, na região serrana”.

Galeria de Fotos.

Interlegis repercute com vereadores a aprovação pelo Senado do adiamento das eleições municipais

24/06/2020

24/06/2020

                                                                        Foto: Reprodução/Internet.


A manutenção da saúde pública em tempos de grave crise sanitária global, provocada pela pandemia da COVID-19, foi considerada prioridade na aprovação do adiamento das eleições municipais pelos senadores, na noite dessa terça-feira (23). Bom senso e conciliação foram algumas das expressões utilizadas pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, após a votação.

“Não era possível realizarmos eleições num momento de inseguranças e incertezas. Quero cumprimentar todos os senadores que fazem essa demonstração histórica de responsabilidade, de maturidade política e de certeza das atribuições de cada um”, destacou Alcolumbre.

A matéria ainda será analisada pela da Câmara dos Deputados, mas já é tema de discussão no Interlegis, que é o braço do Senado Federal para a modernização e integração do legislativo brasileiro. O Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, considera que a decisão do Senado faz parte de uma série de adaptações necessárias.

“A decisão do Senado reflete a necessidade de adaptação à nova realidade imposta pela pandemia. Toda a sociedade, no Brasil e no mundo, está se moldando aos novos modelos e padrões, que já estão conhecidos como o ‘novo normal’ e que, muito provavelmente, veio para ficar. É natural que o processo eleitoral também passe por mudanças”, afirma Coimbra. 

Nas Câmaras Municipais de diferentes regiões, que possuem convênio com o Interlegis, os vereadores comentaram o possível adiamento das eleições deste ano.

Para o presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), vereador Guto Mota, apenas um mês de adiamento, de outubro para novembro, conforme o texto aprovado pelos senadores, pode provocar o aumento nos casos de contaminação pelo novo coronavírus em regiões mais afastadas dos grandes centros.

“Existem municípios em que os casos começaram a aparecer de um mês para cá, e sabemos a situação ainda pode piorar. Outra questão são as visitas ao eleitorado durante a campanha. Não podemos correr o risco de contaminar e sermos contaminados”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal de Bonito (PE), vereador José Marcos da Silva, entende que a situação é prejudicial para as campanhas eleitorais.

“Não sabemos quando a curva de contágio irá diminuir, não temos uma vacina comprovadamente eficaz. O vereador é o parlamentar mais próximo à população, nós temos que estar no corpo a corpo com o eleitorado e isso não está sendo possível. Dessa forma, fica difícil fazer uma campanha de qualidade”, avalia.

Já para a vereadora da Câmara Municipal de Capão da Canoa (RS), Lavina Dias de Souza, a tecnologia tem sido uma grande aliada no enfrentamento ao distanciamento social.

“O adiamento é importante principalmente para as regiões mais frias, como é o caso do Sul, que entra agora em período de umidade e inverno mais rigoroso. O Senado está de parabéns pela agilidade na votação e acredito que os candidatos devem procurar se adaptar a uma campanha mais voltada para a interação virtual”, explica.

A vereadora acredita ainda que o adiamento das eleições municipais é a medida mais acertada para o atual cenário de crise sanitária e econômica do país.

“O adiamento não vai causar prejuízo aos novos eleitos, que poderão iniciar o mandato a partir de 2021.Além disso,o foco deve ser a saúde pública,por isso é uma medida prudente. O processo eleitoral vai acontecer com mais segurança”, concluiu.

O Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, reforça a disponibilidade e a preocupação do Interlegis em atender o legislativo municipal, mesmo durante o período de pandemia da COVID-19, seja por cursos on-line de preparação para o cargo de vereador ou na implementação de um modelo que tem possibilitado à continuidade dos trabalhos legislativos nas Câmaras Municipais, o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto (SAPL-R).

“Estamos trabalhando para oferecer o que há de mais moderno em tecnologia para as casas legislativas deliberarem matérias importantes de forma remota. Além disso, oferecemos cursos on-line para preparar os futuros vereadores e, também, os eleitores, que têm papel fundamental não só na escolha dos parlamentares, como na fiscalização de seus mandatos. Assim, fortalecemos a nossa democracia”, ressalta Coimbra.

 

Júlia Zouain, sob supervisão de Eny Monteiro.

Interlegis reúne especialistas em evento sobre Regularização Fundiária

Evento ocorreu na manhã de terça-feira (3) e contou com a presença de representantes de diversos setores responsáveis pela temática

A parceria entre o Interlegis/ILB, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação Brasileira de Produtores Rurais em Áreas da União (ABPRU), resultou no Seminário “Regularização Fundiária em Imóveis Rurais da União – Sustentabilidade, Gestão e Controle”, que ocorreu na manhã desta terça-feira (3) no Auditório do Interlegis.

Durante a abertura, o Senador Irajá Abreu agradeceu a organização de um encontro que carregue esse tema no mesmo período em que ocorrem as audiências públicas da Comissão Especial da Medida Provisória nº 910/2019, que viabiliza a regularização fundiária de áreas rurais.

- Agradeço ao Interlegis, a OAB e a ABPRU pela mobilização para que pudéssemos fazer um debate proveitoso na construção de uma relatoria que seja responsável e compatível com a realidade do país – disse Irajá.

Após o agradecimento, o Senador falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pela Comissão Especial da MP nº 910, da qual é relator.

- Nós estamos fazendo um debate o mais democrático e amplo possível, para que possamos construir um marco regulatório condizente com a realidade brasileira. - concluiu o Senador.

Representando o Primeiro Secretário do Senado Federal, Senador Sérgio Petecão, e Diretor Executivo do Interlegis/ILB, Márcio Coimbra, o Coordenador Geral do Interlegis, Leonardo Gadelha, falou durante a abertura e deu as boas-vindas aos participantes e ao público presente.  

DSC_0068.JPG

Para o diretor Márcio Coimbra, Seminários como esse são importantes para ajudar os Senadores em realizar um trabalho mais atento de laboração das leis e avaliação das políticas públicas.

- Usamos os instrumentos do Think Tank como forma de criar subsídio aos parlamentares para ajuda-los na formação da pauta legislativa e para decidir em relação as leis. Essa MP, por exemplo, é muito importante, pois a Regularização Fundiária é algo essencial para o desenvolvimento do nosso país, portanto, além das audiências públicas que existem no Senado, o Interlegis também trabalha em trazer autoridades da Esplanada e pessoas da sociedade civil para discutir esse e outros temas de relevância no cenário do Brasil. – disse.

PAINEIS

O Seminário foi dividido em dois painéis. O primeiro, com o tema “Regularização de Imóveis Rurais da União: Desafios e Benefícios”, contou com a participação do presidente da ABPRU, Guilherme Cunha Costa, do deputado federal Lúcio Mosquini, presidente da Comissão Especial da MP nº 910/2019, do Secretário Adjunto da Secretaria de Coordenação e Gestão do Patrimônio da União (SCGPU), Coronel Mauro Filho, do subprocurador-geral da República, Juliano Villa Verde e do Secretário Especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia.

O deputado federal Lúcio Mosquini iniciou os trabalhos do painel fazendo duras críticas à União, que, segundo ele, criminaliza injustamente produtores rurais sem documentação de suas terras.

- A MP a qual presido busca dar legalidade a pessoas que estão nos lotes da União há 20, 30, 40 anos, produzindo e gerando empregos, pois elas não são criminosas como muitos afirmam, e sim foram esquecidas pelo Governo Federal – disse.

Com foco nos benefícios, Guilherme Cunha Costa listou as vantagens de se ter uma regularização efetiva das áreas rurais.

- Mais desenvolvimento, mais empregos, cidadania e uma série de outros fatores que o setor no campo pode providenciar a partir de uma regularização fundiária. Em termos de sustentabilidade, a partir do momento que você tem uma área regularizada, o dono dessa área pode ser responsabilizado se ele não seguir a legislação vigente – comentou o presidente da ABPRU.

DSC_0089.JPG

Com o tema “Sustentabilidade, Parcerias, Investimentos e Controle”, o segundo painel focou em questões mais práticas sobre os enfrentamentos da regularização fundiária. Nele, estiveram presentes o advogado da União Daniel Pais, a advogada da OAB, Ana Teixeira, e novamente o presidente da ABPRU, Guilherme Cunha Costa. A mediação foi feita pela advogada da OAB, Fabiana Torquato.

Indo de encontro ao tema do painel, Daniel Pais falou sobre a mudança que a MP nº 910 trouxe para a questão da regularização fundiária nos imóveis rurais da união.

- A Lei 11.952/2009, que foi o primeiro grande marco da regularização, precisou ser aperfeiçoada no correr dos anos. Agora, a MP nº 910/2019 visa modernizar essa legislação, trazendo instrumentos de verificação dos requisitos legais, compatíveis com os avanços da tecnologia, como por exemplo sensoriamento remoto. A ideia da legislação é justamente facilitar esse processo de regularização para trazer o cidadão para a lei, torna-lo responsável subjetivamente pela defesa do meio ambiente e preservação da terra, garantindo a função social da propriedade, que é o bem maior trazido pelo artigo 5º da Constituição. – Explicou.

DSC_0196.JPG

O evento completo você assiste no canal Interlegis pelo Youtube. Clique aqui.

𝑮𝒂𝒍𝒆𝒓𝒊𝒂 𝒅𝒆 𝒇𝒐𝒕𝒐𝒔.

Interlegis suspende oficinas temporariamente como prevenção ao coronavírus

Medida atende às normas publicadas no Ato do Presidente nº 2 de 2020 que tratam de ações preventivas contra a transmissão da Covid-19.

O Interlegis, braço do Senado Federal para a modernização e integração do Legislativo, suspendeu temporariamente as oficinas que seriam realizadas nos meses de março e abril, como parte das ações de prevenção ao Coronavírus. O Ato do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, foi assinado depois da Organização Mundial da Saúde (OMS) classificar a covid-19 com o status de pandemia.

As oficinas suspensas afetam temporariamente as Câmaras Municipais de Pato Branco (PR), Videira (SC), Campinas (SP), Janaúba (MG), Sete Lagoas (MG), Araucária (PR), Barra do Garça (MT), Ubá (MG), Três Pontas (MG) e Manaus (AM). As Assembleias Legislativas de Teresina (PI), Natal (RN) e Florianópolis (SC) também terão oficinas suspensas até o dia 30 de abril.

O diretor executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, reforçou a importância do cumprimento do ato presidencial e das determinações do Ministério da Saúde. “É importante estarmos atentos e seguirmos todas as medidas de prevenção à doença. Fazemos isso com tranquilidade e sem alarmismo. Passado o período de contenção de riscos, as Oficinas Interlegis serão realizadas normalmente”, afirma Coimbra.

As oficinas, que são presenciais, ensinam a utilizar as ferramentas tecnológicas fornecidas pelo Interlegis e ainda capacitam para outros temas de importância para as atividades legislativa, administrativa e jurídica realizadas nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas. 

Encontros no Auditório

Os eventos realizados no Auditório do Interlegis também irão aderir à regra de não aglutinação presente no ato, dessa forma, serão realizados sem a presença de público, mas continuarão a ser transmitidos em tempo real via streaming tanto pelo e-Cidadania, quanto pelo canal no Youtube do Interlegis com apoio da TV Senado.

 

Interlegis viabiliza votação remota em Casas Legislativas durante período de contenção à Covid-19

Sistema de Acompanhamento do Processo Legislativo Remoto (SAPL-R) é uma alternativa à paralisação das sessões presenciais nos parlamentos estaduais e municipais

O Interlegis desenvolveu, a partir de sua própria experiência, um modelo especialmente desenhado para que as Casa Legislativas possam dar continuidade à votação de projetos urgentes, neste período de distanciamento social determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e governos estaduais. O resultado é a versão Remota do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, ferramenta tecnológica, que já faz parte do pacote ofertado pelo Interlegis aos parlamentos estaduais e municipais para otimizar e dar transparência às atividades administrativas e legislativas.

O Sistema de Acompanhamento do Processo Legislativo Remoto (SAPL-R) é uma solução inovadora, baseada na integração da plataforma Jitsi Meet, um software livre de videoconferência, que permite o número de participantes e o tempo de chamada ilimitados, e do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Na Sessão Plenária Remota, o presidente da Câmara ou da Assembleia abre votação eletrônica, utilizando o SAPL-R, e os parlamentares podem discutir e deliberar as matérias por videoconferência. As votações são exibidas no painel eletrônico do sistema e ficam disponíveis para consulta posterior ao término da sessão deliberativa.

Em menos de uma semana, cerca de 50 Câmaras Municipais já solicitaram o apoio e a capacitação para o uso do SAPL-R. O Interlegis está com turmas fechadas para a realização de oficinas à distância sobre o sistema, na próxima semana, e preparado para atender as mais de quatro mil e trezentas casas legislativas, que já possuem Acordo de Cooperação Técnica com o Senado. As oficinas à distância têm aproximadamente três horas de duração e o Interlegis também vai disponibilizar o Manual de Configuração e Utilização do SAPL-R.  Dividido em duas partes, o manual mostra o passo a passo para a instalação e utilização do sistema de videoconferência e ensina a utilizar o SAPL-R para a realização de sessões plenárias remotas.

A primeira casa legislativa a solicitar o apoio do Interlegis para implementar o modelo que permite a votação remota foi a Câmara Municipal de São José, em Santa Catarina, que recebeu treinamento no último sábado (28) e realizou sessões deliberativas extraordinárias na terça-feira (31) e na quarta-feira (1).

A primeira sessão contou com a presença de todos os vereadores e funcionou como um piloto para que o Interlegis possa estender o apoio às outras casas legislativas brasileiras interessadas neste modelo de votação remota.

“É uma satisfação saber que a ação do Interlegis vai ser ampliada para as outras casas legislativas, a partir do excelente resultado alcançado nesta primeira sessão de votação remota realizada em uma Câmara Municipal. Mais uma vez, o Senado Federal e o Interlegis estendem o braço parceiro e municipalista, que a Câmara e a população de São José reconhecem e agradecem”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de São José,  Michel Schlemper.

O Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, destacou a união entre as diretorias do Senado Federal para o desenvolvimento desta solução, que se torna uma garantia de continuidade das atividades parlamentares no Brasil e no exterior.

“Diversos setores do Senado Federal se uniram para dar sequência ao trabalho de um parlamento ativo e democrático, mesmo em situações adversas como a que vivenciamos hoje. O Interlegis está disponibilizando o que há de mais moderno para as casas legislativas brasileiras. Assim, nós fortalecemos a democracia, garantindo o funcionamento dos parlamentos diante de situações inesperadas como a pandemia da Covid-19”, explica o Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra.

Acesse o Manual de Configuração e Utilização do SAPL-R.

Jornalistas internacionais falam sobre liberdade de imprensa em webinar do Interlegis

Info_Webinar.jpeg

O Intelegis promoverá nesta sexta-feira (5) o webinar Imprensa e Democracia – A Liberdade de Informar. O debate reunirá jornalistas de vários países na plataforma "Zoom" a partir das 13h30.

O encontro será aberto pelo senador e jornalista Lasier Martins (Podemos-RS), pela presidente do Instituto Mundial para as Relações Internacionais (IR.wi), Carolina Valente, e pelo diretor do Interlegis, Márcio Coimbra.

O primeiro painel terá a participação do advogado e ativista pela liberdade de imprensa em Hong Kong Wilson Leung e dos jornalistas Can Dündar, da Turquia, e Chang Ping, da China.

Ping é escritor e foipremiado com o Human Rights Press Awards de Hong Kong (2014) e com o International Press Freedom Award do Canada (2016). Já o turco Dündar é colunista e documentarista exilado na Alemanha. Ele era editor-chefe do jornal Cumhuriet quando foi preso, há cinco anos, por revelar que o serviço secreto da Turquia armava grupos islâmicos rebeldes na Síria.

América do Sul

A partir das 16 horas o webinar trará outros três jornalistas para falar especificamente da liberdade de imprensa na América do Sul: o jornalista investigativo, radialista e escritor argentino Jorge Lanata; e os venezuelanos Ewald Scharfenberg, fundador e editor do site venezuelano de jornalismo investigativo armando.info, e Luz Mely Reyes, co-fundadora do jornal indepentente Efecto Cocuyo. 

Lanata é o fundador do jornal argentino Página 12, que foi alvo de atentados a bomba antes da venda para o Clarín. Ewald Scharfenberg, por sua vez, é colunista da edição brasileira do diário espanhol El País. Ele é exilado na Colômbia por fazer oposição ao governo de Nicolás Maduro.

O webinar será mediado pelo jornalista Guilherme Waltenberg, editor de política do site de notícias Metrópoles. O acesso ao webinar será feito por meio do portal e-cidadania: https://www12.senado.leg.br/ecidadania

 

Liberalismo no Brasil é tema de série “Momento Político” pelo Instagram

Salim Mattar é o convidado da Live Momento Político desta quinta-feira (5), às 19h.

05/11/2020

Salim Mattar é o convidado da Live Momento Político desta quinta-feira (5), às 19h.

O Liberalismo, filosofia política e doutrina econômica com foco na defesa da liberdade individual e da participação mínima do Estado, será o tema da Live “Momento Político” desta quinta-feira (5). O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, vai conversar com o empresário e ex-Secretário Especial de Desestatização, Desinvestimentos e Mercados do Ministério da Economia, Salim Mattar.

Desde sua saída do Governo, Mattar tem se dedicado à difusão do ideário liberal no Brasil e irá comentar suas percepções sobre a importância de um Estado que preze pela liberdade dos indivíduos. A Live começa às 19h, no perfil @marciocoimbraoficial.

Marcio Coimbra: transformamos a Escola do Legislativo numa plataforma digital

Marcio Coimbra: transformamos a Escola do Legislativo numa plataforma digital

Um ano depois de assumir o comando do Interlegis, Marcio Coimbra avalia o cumprimento de sua principal meta: transformar a Escola do Legislativo numa plataforma digital. Ele conta que, ao chegar ao cargo, a demanda era ir além da capacitação de servidores e parlamentares dos estados e municípios para modernizar e integrar o Poder Legislativo em todo o país. Cumprindo o isolamento, ele deu entrevista de casa ao jornalista do Senado André Luiz Rego. Veja os principais trechos.

Quais os últimos avanços do Interlegis em tecnologia?
Marcio - Nós integramos o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), como plataforma educacional, e também o Saberes, como uma plataforma digital. O grande objetivo foi transformar os três órgãos, sob o comando do Interlegis, em uma plataforma digital que chagasse aos municípios.

Outra ferramenta importante, nesse primeiro ano, foram os Encontros Interlegis. De que forma esta ferramenta ajudou os senadores a qualificar o debate parlamentar?
M- Os Encontros Interlegis, antes feitos apenas nos estados por servidores do Senado e especialistas, agora também acontecem em Brasília e com o apoio dos senadores. Portanto, temas relevantes, que depois serão assuntos de pauta e debate dos senadores, primeiramente são discutidos dentro do Interlegis em espécies de audiências públicas. No último ano produzimos mais de 20 Encontros Interlegis, nos quais recebemos mais de duas dezenas de senadores. Os encontros ficam disponíveis nas nossas plataformas e no Youtube.

O Interlegis tem a preocupação de aproximar a juventude do trabalho parlamentar?
M- Sim. O Estágio-visita, uma iniciativa do Senador Irajá (PSD-TO), traz estudantes dos diversos estados do Brasil até Brasília para entender o funcionamento do Congresso Nacional. Eles participam de simulações e conhecem toda a nossa estrutura, vêem como ocorrem as sessões plenárias, as comissões. Ou seja, compreendem melhor o funcionamento do Poder Legislativo, levando esse conhecimento de volta aos estados.


Podemos dizer que as oficinas Interlegis são a coluna vertebral do Interlegis?
M- Elas são parte fundamental do projeto de integração e modernização do Legislativo capitaneado pelo Interlegis. Nós levamos essas oficinas para todos os estados do Brasil e diversos municípios. O que nós conseguimos fazer foi nos aproximar das câmaras municipais, chegar perto dos vereadores, das comunidades e das diversas frentes sociais que nós temos no Brasil. Portanto, nós conseguimos estar perto do Poder Legislativo local, levando treinamento e capacitação em temas que afetam diretamente a vida das pessoas e diretamente as câmaras municipais.


Quantas elas são?
M- Nossas oficinas se multiplicaram: de 15 dobramos para 30 oficinas já para 2020, a serem implementadas nos diversos estados do Brasil. É o Senado Federal mais uma vez se colocando na vanguarda, inovando e trabalhando com o apoio dos senadores, o que, para nós, é uma grande honra.

Confira a entrevista na íntegra, clique aqui.

Momento Político: Série de Lives no Instagram completa um mês com debate sobre redes sociais e disseminação de Fake News

23/09/2020

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, recebe, nesta quinta-feira (24), a escritora e jornalista, Madeleine Lacsko, no quarto episódio da série de Lives “Momento Político”. O impacto das redes sociais e da disseminação de notícias falsas na democracia será o tema do bate papo, que começa às 18h pelo
Instagram.

A utilização das redes sociais como fonte tanto de informação, quanto de desinformação, e a formação de bolhas sociais que facilitam a disseminação das notícias falsas, as chamadas fake news, serão alguns dos assuntos da Live. 

O diretor-executivo do Interlegis avalia que debates como esse são de extrema importância para trazer à tona questões complexas que, em tempos de globalização, devem ser trabalhadas visando à melhoria das sociedades como um todo.

- O advento das redes sociais e das fake news tem mexido de forma profunda com o jornalismo e a política. Este é um binômio do qual não podemos nos afastar, uma vez que a política e a liberdade de expressão caminham lado a lado na construção e no fortalecimento de sistemas democráticos - afirmou.

Na última semana (17), Coimbra recebeu o advogado e CEO da DoVal Consultoria, Thiago do Val, no terceiro episódio da série de Lives “Momento Político”. Eles conversaram sobre a importância do compliance na administração pública. 

O advogado, que já atuou em cargos de gestão no Ministério da Educação (MEC), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), desmistificou o termo compliance, que faz parte da governança corporativa.

- O compliance foi criado para fazer com que as pessoas aderissem, dentro de suas corporações, às políticas de visão, planejamento e valores da empresa, para que esta possa atuar da melhor forma possível, dentro das regras que o mercado e a legislação impõem. Quando a gente fala em compliance temos que falar de governança corporativa – ressaltou.

O especialista avaliou que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que o compliance seja inserido na administração pública e depende da normatização do programa, o que já acontece no setor privado.

- Uma empresa privada é obrigada a ter um programa de compliance para trabalhar com o governo, ao mesmo tempo em que o governo não tem um programa de compliance efetivo para ele próprio - ressaltou.

A série de Lives “Momento Político” é transmitida toda quinta-feira, às 18h, pelo perfil do diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, no Instagram. A cada semana, é debatido um tema sobre política nacional e internacional. Confira as datas e os convidados da série nas redes sociais do Interlegis. 

Nova Oficina com aulas ao vivo e Treinamento Express

26/11/2020

No Interlegis News desta semana, o diretor-executivo, Márcio Coimbra, apresenta a nova Oficina gratuita, com aulas ao vivo, sobre cerimonial no legislativo com foco na posse dos vereadores e prefeitos eleitos.

Outro destaque é a nova modalidade de treinamento express por videoconferência, que já está disponível para as casas legislativas, sem custo. Confira!

 

 

Live com o diretor-executivo do Interlegis debateu conceitos da teoria política

Professor e escritor, Bruno Garschagen foi o sexto convidado da Live “Momento Político” e falou sobre as principais correntes de pensamento presentes na política atual.

16/10/2020

Professor e escritor, Bruno Garschagen foi o sexto convidado da Live “Momento Político” e falou sobre as principais correntes de pensamento presentes na política atual.

Na data em que foi celebrado o Dia do Professor (15), o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, recebeu o professor, escritor, cientista político e colunista da Revista Oeste, Bruno Garschagen, na Live “Momento Político”, transmitida toda quinta-feira pelo Instagram. As principais correntes de pensamento político da atualidade foram abordadas na conversa.

Bruno é professor de Teoria Política e, em seu primeiro best-seller, buscou entender o porquê de os brasileiros não confiarem nos políticos, mas amarem o Estado. Para ele, a resposta deste paradoxo está ligada à chegada dos portugueses ao Brasil.

- Olhando eventos históricos, desde a chegada dos portugueses aqui, percebi que foi desenvolvida uma cultura política intervencionista, que criou e alimentou uma mentalidade estatista na qual as pessoas dependem exclusivamente do Estado, que seria responsável por oferecer tudo a todos.Existe uma descrença nos políticos e, ao mesmo tempo,a expectativa de que as instituições, representadas pelos Três Poderes,sejam protagonistas da vida social, política e econômica do país – explicou.

Bruno desenvolveu o curso “Para entender a política”, que reúne cerca de 3 mil alunos em cada turma, e é autor dos livros "Direitos Máximos, Deveres Mínimos" e "Pare de Acreditar no Governo".

Conhecido também por suas posições conservadoras como comentarista político, Garschagen negou que exista um movimento dessa natureza no país.

- Não dá para se falar hoje em conservadorismo brasileiro, pois ainda não existe uma identidade construída neste sentido e isso exigiria uma restauração de, pelo menos, parte da tradição conservadora que tivemos no Século XIX. Não há um movimento, existem indivíduos em vários pontos do Brasil descobrindo as ideias conservadoras, principalmente de conservadores estrangeiros, que representam tradições muito diferentes das nossas – avaliou.

Para estabelecer uma conexão do que de fato é o conservadorismo, Bruno uniu pontos em comum de diversos conceitos da corrente conservadora.

- Conservadorismo é disposição e ação política prudente, cética, destemida, ordeira, construtora, pragmática, honesta, antirrevolucionária, antiutópica, popular, restauradora, reformadora das coisas negativas e preservadora das coisas positivas que sobreviveram aos testes do tempo – afirmou.

Márcio Coimbra enfatizou a importância dese aprofundar no conteúdo apresentado na Live,tendo em vista o cenário de polarização política e discursos de ódio presentes nas redes sociais.

- O Bruno é uma pessoa que consegue transmitir, de forma muito clara, conceitos básicos que fazem toda a diferença. Estamos vivendo em um contexto de brigas em redes sociais e, muitas vezes, as pessoas sequer têm conhecimento sobre o que estão falando– ressaltou Coimbra.

Confira as datas e os convidados da Live “Momento Político” nas redes sociais do Interlegis.

                                           

Live do Interlegis sobre Solenidades de Posse reúne público em busca de informações sobre a cerimônia em tempos de pandemia

Cerca de 100 pessoas estiveram conectadas ao vivo para aprender sobre protocolos e etiquetas para as solenidades de posse que irão ocorrer em janeiro de 2021.

27/10/2020

Cerca de 100 pessoas estiveram conectadas ao vivo para aprender sobre protocolos e etiquetas para as solenidades de posse que irão ocorrer em janeiro de 2021.

A Live “Solenidade de Posse: organização, cerimonial e protocolo” foi transmitida pelo Instagram do Interlegis nessa terça-feira (27) e reuniu mais de 100 pessoas de diversas regiões do país, em busca de informações sobre as solenidades de posse de prefeitos e vereadores, que serão realizadas no dia 1º de janeiro de 2021.

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, conversou com o coordenador de Gestão de Eventos do Senado Federal, Herivelto Ferreira. Servidor do Senado há nove anos, ele participou da organização das solenidades de posse do presidente Jair Bolsonaro e dos ex-presidentes Dilma Rousseff e Michel Temer.

Coimbra iniciou a conversa perguntando sobre as diferenças entre cerimonial, protocolo e etiqueta. Herivelto desmistificou a questão.

– O cerimonial moderno busca a praticidade, economia e organização de uma solenidade para a devida condução do evento. Os protocolos são as normas que precisam ser seguidas, pois dizem como as etapas devem ocorrer. A etiqueta é a conduta que direciona como as pessoas precisam se comportar para que não haja constrangimentos – explicou.

Segundo Herivelto, o planejamento para uma solenidade com esse nível de importância deve começar com, no mínimo, um ano e meio de antecedência. A organização é dividida em quatro etapas.

– As cerimônias de posse são divididas em quatro eixos: a gestão de convidados, que cuida da parte da escolha dos convidados e envio dos convites; a gestão do receptivo, que trabalha na recepção e direcionamento desses convidados; a gestão da imprensa, que organiza a cobertura e dá acesso aos jornalistas; e a gestão da infraestrutura, que cuida das questões financeiras como o planejamento orçamentário para a estrutura, contratação das equipes terceirizadas e possíveis reformas necessárias para a realização do evento - ressaltou.

Perguntado sobre os imprevistos e as adversidades que podem ocorrer durante uma solenidade de posse, ele falou sobre a importância de escolher interlocutores para liderar as equipes responsáveis por cada etapa da organização.

- Quando surgir uma adversidade, o que é comum em eventos do porte das solenidades de posse, é importante que haja um líder para direcionar a equipe e não seja desautorizado por ninguém. É dele a tomada de decisões. Para não ser pego de surpresa em qualquer situação, a equipe da organização deve conhecer o perfil das autoridades presentes, o trajeto que será feito desde a chegada ao local da solenidade e o mapa de setores reservados aos convidados e imprensa  - revelou.

Como as posses de prefeitos e vereadores serão realizadas em meio à pandemia da Covid-19, o coordenador espera que protocolos como o uso de máscaras, o respeito ao distanciamento e o número reduzido de pessoas sejam respeitados.

- É importante que todas as informações necessárias estejam no convite para que o convidado não tenha como dizer que não foi avisado. Essas especificidades poderão vir escritas em anexo ou como um apêndice com orientações de segurança sanitária - enfatizou.

O diretor-executivo, Márcio Coimbra, informou que o Interlegis irá realizar outras ações para descomplicar ainda mais o tema para os servidores de casas legislativas.

- A equipe de Gestão de Eventos do Senado Federal é uma grande parceira do Interlegis na capacitação dos municípios para as solenidades de posse. Portanto, vamos voltar a abordar esse tema por meio de oficinas ou cursos com aulas ao vivo, em novembro e dezembro. E a Live Interlegis irá continuar trazendo assuntos de interesse dos servidores de casas legislativas, que podem enviar sugestões para os próximos encontros – destacou Coimbra.

Clique aqui e assista a íntegra da Live. Acompanhe o Interlegis nas redes sociais e saiba mais sobre os produtos e serviços ofertados gratuitamente para as Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas.

Live Momento Político destaca importância da imprensa livre e profissional para a democracia

O jornalista Diego Casagrande criticou governos autoritários e analisou os desafios do jornalismo para a manutenção e fortalecimento da democracia no Brasil.

O jornalista Diego Casagrande criticou governos autoritários e analisou os desafios do jornalismo para a manutenção e fortalecimento da democracia no Brasil.

29/10/2020

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, recebeu na Live “Momento Político” dessa quinta-feira (29) o jornalista Diego Casagrande. Durante a conversa, ele destacou a importância da liberdade de expressão para a democracia, analisou a forma como governos autoritários lidam com a imprensa e contou situações vivenciadas que o tornaram um militante pela liberdade de opinião dos jornalistas e da sociedade.

Autor do livro "Vanguarda do Atraso - Ameaças à liberdade de expressão durante o governo do PT no Rio Grande do Sul", Casagrande criticou governos que vão na contramão da liberdade de expressão da imprensa.

- Naquela época, houve situações em que eu ia para coletivas do governo e, quando fazia uma pergunta que destoava, os líderes ficavam extremamente injuriados, como se fosse um crime discordar. Comecei a questionar essa forma de o governo se relacionar com a imprensa, tentando liquidar todos os pensamentos diferentes deles – relembrou.

Ele afirmou que o clima hostil com os jornalistas independe de partidos políticos pode ser observado, ainda hoje, nas redes sociais e em entrevistas com lideranças políticas.

- A imprensa livre incomoda governos e governantes autoritários, que tendem a não aceitar o contraditório. Não aceitam conviver com jornalistas que fogem do script proposto por suas assessorias de imprensa, mas não existe democracia sem uma imprensa livre e profissional – destacou.

Liberdade de expressão e democracia são assuntos presentes em eventos do Interlegis, braço do Senado Federal que trabalha para a modernização e integração do legislativo brasileiro, além de ser um think tank, centro de debates e produção de discussões de temas que ressoam no país. 

Para o diretor-executivo, Márcio Coimbra, o assunto é relevante para a atual e para as futuras gerações. 

- Assim como a política e a liberdade de expressão caminham lado a lado na construção e no fortalecimento de sistemas democráticos, entendo que o jornalismo e a democracia dependem um do outro para existirem. Sendo binômios essenciais para a sociedade, no presente e no futuro, precisam estar sempre em evidência – concluiu Coimbra.

Confira as datas e os convidados das próximas edições da Live “Momento Político” nas redes sociais do Interlegis.

Live Momento Político: diretor-executivo do Interlegis conversa sobre Jornalismo e Democracia

29/10/2020

Jornalismo e Democracia é o tema da Live Momento Político desta quinta-feira (29). O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, irá conversar com o jornalista Diego Casagrande sobre a liberdade de expressão e sua importância para a democracia. Na história recente do Brasil, ao consolidar a transição de um regime autoritário para um regime democrático, a Constituição de 1988 tornou-se, também, a garantia de acesso à informação honesta e precisa, por meio do jornalismo. “Em síntese, jornalismo e democracia dependem um do outro para se manterem e se fortalecerem”, avalia Coimbra. A Live Momento Político será transmitida a partir das 18h, no Instagram @marciocoimbraoficial

29/10/2020

Live Momento Político discute novas regras para as eleições municipais

12/11/2020

12/11/2020

No próximo domingo (15), será o primeiro turno das eleições municipais. De acordo com Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 148 milhões de eleitores irão escolher 5.568 prefeitos e 57.942 vereadores em todo o Brasil. Além da alteração nas datas dos primeiro e segundo turnos, em razão da pandemia da Covid-19, as regras eleitorais também mudaram.

 As novas regras para candidatos, partidos, coligações e eleitores, bem como o que será permitido no dia da votação serão assuntos da Live Momento Político, nesta sexta-feira (13). 

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, irá conversar com Carlos Enrique Caputo Bastos, advogado e Doutor em Direito Eleitoral. A transmissão começa às 18h, pelo Instagram @marciocoimbraoficial.

Live Momento Político nesta quinta-feira será sobre Inteligência Política

22/10/2020

Live Momento Político nesta quinta-feira será sobre Inteligência Política

Inteligência Política é o tema da Live Momento Político desta quinta-feira (22). O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra vai conversar com o CSO (Diretor de Segurança) da Knewin, empresa de tecnologia especializada em análise de dados, sobre as habilidades necessárias para a tomada de decisões no âmbito político. Como analisar dados, riscos, oportunidades e construir as melhores estratégias em um cenário dinâmico com tantas variáveis? Os modelos de análise de dados e informações, a construção de uma imagem positiva e o gerenciamento de crises também serão abordados na Live, que começa às 18h, no perfil do Instagram @marciocoimbraoficial.

Amazônia é tema de Encontro promovido pelo ILB

Senador Zequinha Marinho abriu o evento

O Instituto Legislativo Brasileiro realizou na manhã de terça, no auditório do Interlegis, em Brasília, o Encontro ILB/Interlegis - Amazônia: o desafio das instituições brasileiras. Márcio Coimbra, diretor-executivo do Instituto, justificou a iniciativa explicando que Amazônia tem estado no centro das discussões nessa última semana.

– Na qualidade de um centro de pensamento do Senado Federal, o ILB se vê na responsabilidade de tratar desse assunto  e sente que não pode se eximir da sua responsabilidade de falar de temas de interesse do país, buscando soluções e trazendo o debate para dentro da casa legislativa.

O senador Zequinha Marinho, presidente da Comissão Mista Permanente de  Mudanças Climáticas, abriu o evento falando da importância de a sociedade brasileira fazer uma reflexão imparcial sobre a Amazônia e as polêmicas geradas na última semana.

– É necessário reduzir a tensão para discutir com responsabilidade o futuro da Amazônia – afirmou.

O senador defendeu que a verdadeira pauta por detrás da repercussão internacional é econômica. Ele lembrou que a União Europeia gasta bilhões por ano com subsídios agrícolas, sendo a França  o país que mais intervém para garantir a sua produção, situação que o Acordo de Livre Comércio do Mercosul com a Europa, fechado em junho, irá agravar significativamente.

– Fica claro que a questão posta tem um caráter exclusivamente intervencionista – disse.

Após esclarecer esse ponto, o senador, que assegurou que os incêndios, embora careçam de atenção, não refletem o pior momento já vivido pela região no período da seca, propôs  uma força-tarefa pró Amazônia. Um esforço que atenda às necessidades do grande contingente de pessoas que precisa se viabilizar com um sistema de produção de alimento que seja sustentável. Ele afirmou que precisamos provar ao mundo que somos capazes de produzir utilizando métodos que assegurem o futuro de nossas riquezas ambientais e sugeriu que é urgente a execução de um programa de mecanização da agricultura familiar.

–  Esse é o maior desafio das instituições brasileiras: implementar uma política ambiental eficiente que associe a atividade produtiva à preservação de nossos biomas –  , concluiu.

Leonardo Gadelha, coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do ILB, afirmou que a iniciativa do evento faz parte do papel traçado para o ILB de promover o diálogo interinstitucional. Ele foi o mediador do debate que ocorreu entre Marco Túlio Cabral, chefe da Divisão de Meio Ambiente do MRE, Marina Gadelha, Presidente da Comissão Nacional de Direito Ambiental da OAB/PB e Habib Fraxe, consultor legislativo do Senado Federal.

Marina Gadelha, em sua fala, detalhou algumas medidas propositivas da Ordem a pretexto do momento atual que incluem o fortalecimento dos órgãos competentes para o exercício do poder de polícia ambiental, a retomada das negociações de repasse do Fundo Amazônia, a suspensão da tramitação de matérias legislativas que impactem na situação ambiental no país e a promoção de uma agenda socioambiental em nível nacional.

Marco Túlio deu ênfase ao tema da soberania nacional. Ao falar de recentes declarações do presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o assunto, ele enfatizou a necessidade de relevar as falas levando em consideração o bom relacionamento entre as nações que perdura a décadas.

O representante do MRE  apresentou documentos internacionais que discorrem sobre o tema da soberania que clarificam o assunto como a Carta da ONU, de 1945,  o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, 1966, o Tratado de Cooperação Amazônica, 1978 e o preâmbulo da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança de Clima. O tema portanto, segundo ele, está pacificado.

Habib Fraxe, consultor do Senado Federal, traçou um painel sobre as causas e efeitos do desmatamento  e as políticas públicas em vigor. Entre elas, ele deu destaque especial para o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia Legal (PPCDAm), e o Fundo Amazônia, pagamento por resultados de desmatamento evitado. Habib também reforçou que a mola propulsora do desmatamento é o mercado ilegal de terras, em função da impunidade e da expectativa da futura regularização, intimamente ligado com o mercado ilegal de madeiras.

As origens da COVID-19 e os impactos da pandemia no Brasil e no mundo foram temas de Webinar do Interlegis

Os palestrantes analisaram o cenário pós-pandemia e as consequências deste período na economia e nas relações comerciais e diplomáticas.

Os palestrantes analisaram o cenário pós-pandemia e as consequências deste período na economia e nas relações comerciais e diplomáticas.

O Interlegis realizou nesta segunda-feira (15) o Webinar “Covid-19: origens e preparação para o futuro”. O evento foi transmitido pelos canais da TV Senado e do Interlegis no Youtube. Os deputados federais, Osmar Terra (MDB-RS) e Evair de Melo (PV-ES), o deputado estadual Heni Ozi Cukier (Novo-SP) e o economista e escritor, Rodrigo Constantino participaram do debate, que teve moderação da diretora do Instituto de Cooperação Internacional IR.wi, Carolina Valente. Participantes que acompanharam ao vivo puderam fazer perguntas para os painelistas pelo portal do e-Cidadania.

A abertura do Webinar foi feita pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e pelo diretor executivo do Interlegis, Márcio Coimbra. O senador enfatizou a importância de um debate consciente sobre a pandemia e a crise econômica que a acompanha, considerada por ele a maior em cem anos.

“Absolutamente inesperada, a pandemia gera uma crise sanitária sem precedentes no Brasil e uma crise econômica de altíssima profundidade. As medidas para equacionar esses problemas são o centro deste debate, não cabendo mais a previsão negacionista de que essa crise seria passageira, rápida e de pequeno impacto”, avaliou o senador.

Márcio Coimbra fez uma análise das consequências deste período nas relações mundiais e seus impactos socioeconômicos.

“No mundo todo a pandemia tende a mudar tanto relações pessoais e profissionais, como hábitos e costumes, o que convencionou-se chamar de o novo normal. Neste cenário é natural que as relações comerciais e os movimentos diplomáticos internacionais também mudem”, afirmou Coimbra.

Ele complementou que mudanças na parceria comercial entre Brasil e China já podem ser notadas.

“Já é possível sentir um distanciamento entre Pequim e Brasília, um movimento impulsionado pela tendência mundial que pode levar nosso país a diversificar seus parceiros comerciais e, com isso, diminuir a dependência comercial do Brasil com a China”.

O economista e escritor, Rodrigo Constantino criticou a dependência da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação à China, e avaliou o rompimento dos Estados Unidos com a OMS como uma medida necessária.

As redes sociais não foram feitas para a democracia

Para a convidada da Live Momento Político desta quinta-feira (24), as redes não permitem opiniões divergentes e o motivo não é a polarização política entre esquerda e direita.

25/09/2020

Live Momento Político_Madeleine.jpeg

Ela já ganhou 14 prêmios de jornalismo, trabalhou com os coordenadores de mídias sociais das campanhas do presidente Barack Obama, eleito duas vezes presidente dos EUA, e fez parte da equipe que implementou as redes sociais do Supremo Tribunal Federal, a primeira Suprema Corte do mundo a utilizar esses canais de comunicação institucional com o público. O currículo é da jornalista e escritora Madeleine Lacsko, convidada do quarto episódio da Live “Momento Político”, exibida semanalmente no perfil do diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, no Instagram.

Para fechar o primeiro mês da Live, que debate política nacional e internacional, o tema escolhido foi o impacto das redes sociais e da desinformação na democracia. De acordo com Madeleine, o conteúdo não é o principal nas redes, mas a forma como são escolhidos os grupos para receber esse conteúdo.

- A inteligência artificial traça o perfil daqueles que irão se submeter a determinado grupo e a determinadas opiniões. O conteúdo das mensagens é direcionado de acordo com o padrão de emoções esperado. Não importa se a notícia é verdadeira ou mentirosa, o objetivo é conseguir chegar nas pessoas que se pretende alcançar para apoiarem ou condenarem qualquer conteúdo – afirmou.

Márcio Coimbra lembrou que quando viveu nos Estados Unidos soube que as empresas podem comprar a geolocalização dos usuários das redes, obtida por plataformas de busca, para vender ingressos de shows, por exemplo.

- Com a geolocalização é possível identificar quem esteve no último show de uma banda e a publicidade para o próximo evento vai aparecer primeiro para esse grupo que, muito provavelmente, terá interesse em comprar os ingressos – explicou Coimbra.    

Um dos prêmios de jornalismo que Madeleine recebeu era para trabalhar com comunicação para mudança de comportamento em Angola, na África. O objetivo era a erradicação da pólio no país. O maior desafio era fazer o país começar a debater a doença, pois a maior preocupação era com a Malária e a vacina contra pólio não era prioridade.

- Como o acesso a internet naquele país era dificílimo, decidimos aplicar os conceitos das redes sociais, mesmo que as pessoas não utilizassem as plataformas. A lógica das mídias sociais é conseguir levar algo ou alguém ao centro das atenções e foi isso que fizemos ao colocar a vacina da pólio em destaque. A estratégia deu certo e a pólio foi erradicada em Angola – contou a jornalista.

Ela usou uma frase do escritor americano Mark Twain para explicar que a manipulação nas redes sociais nem sempre acontece por motivos nobres e éticos.

- Como disse Twain, é mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que elas foram enganadas. E dessa forma, o jogo de manipulação vai deixando as pessoas cegas, ao ponto de fazer com que a dignidade humana dependa do julgamento e da aceitação de um grupo – avaliou Madeleine.

Questionada sobre a influência das redes sociais na democracia, ela destacou que o problema vai além da polarização entre direita e esquerda.

- Na política, quando alguém é induzido a agredir outras pessoas, fica estabelecida uma visão de mundo que não é de esquerda ou de direita. É uma visão autoritária, totalitária, na qual as pessoas que não concordam com o que você acredita são desrespeitadas ou violentadas. Na democracia, quem tem opiniões divergentes são adversários, não são inimigos – disse.   

No livro “Tratamento de Choque”, de sua autoria, Madeleine mostra como os sentimentos e emoções são manipulados nas redes sociais e ensina como não cair na manipulação.

A série de Lives “Momento Político” é transmitida toda quinta-feira, às 18h. Confira as datas e os convidados da série nas redes sociais do Interlegis.

Aula Magna do curso sobre a Defesa Nacional e o Poder Legislativo será com o senador Fernando Collor

Com temática inédita no Brasil, o curso é uma parceria entre a Escola de Governo do Senado (Interlegis/ILB) e a Escola Superior de Guerra (Ministério da Defesa)

23/09/2020 

 

Nesta segunda-feira (28), às 10h30, será realizada a aula magna do curso de extensão “A Defesa e o Legislativo” com o senador Fernando Collor (PROS-AL). Com duração aproximada de 40 minutos, a aula será semipresencial com a participação do senador de forma remota, em tempo real, e a presença dos alunos na sede da Escola Superior de Guerra, seguindo todos os protocolos de segurança, em virtude da pandemia da Covid-19.

O curso, gratuito, terá a duração de dois meses e irá apresentar os conceitos da Defesa Nacional, bem como analisar o papel do Ministério da Defesa e das Forças Armadas, incluindo os Projetos Estratégicos e a Base Industrial de Defesa. 

A primeira edição é direcionada a servidores das Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, da Câmara e da Comissão Mista de Inteligência, além dos gabinetes de parlamentares que as compõem.

A certificação será da Escola de Governo do Senado Federal (Interlegis/ILB), credenciada pelo MEC com nota 4 de 5 para a realização de cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e a distância. 

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, que será um dos palestrantes do curso, destaca o pioneirismo da temática trabalhada em parceria com a ESG.

- O curso de extensão “A Defesa e o Legislativo” é a primeira iniciativa voltada a discutir a relação entre Defesa Nacional e suas interligações com o Poder Legislativo, e servirá como semente para o estreitamento interinstitucional e a criação de cursos futuros - afirmou.

O coordenador de Educação Superior do Interlegis, Floriano Filho, avalia como positiva a parceria e ressalta a importância do conteúdo da capacitação no âmbito do Legislativo.

- O conteúdo que será apresentado vai permitir uma melhor compreensão de temas da Defesa Nacional que se relacionam com o desenvolvimento do Brasil e com aspectos do sistema político e das Relações Internacionais - destacou.


Interlegis promove, nesta quinta-feira (30), o Webinar “Desenvolvimento Tecnológico e a Rotina dos Cidadãos”

Especialistas debatem a importância do investimento em tecnologia para a melhoria da qualidade de vida da população

O evento será realizado com transmissão on-line pelo canal do Interlegis no Youtube e pelo portal do e-Cidadania, nesta quinta-feira (30), às 14h30. Com duração estimada de duas horas e meia, o Webinar vai discutir como o desenvolvimento tecnológico e científico tem impactado na melhoria da qualidade de vida das pessoas, com a oferta de produtos e serviços cada vez mais modernos.

A senadora Daniella Ribeiro, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal e o Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, irão fazer a abertura do Webinar.

Já a medição será por conta de Paulo Foina (ABIPTI), que estará junto aos painelistas Júlio Semeghini (Secretário Executivo do MCTIC), Humberto Ribeiro (Epicentor), Luiz Davidovich (ABC), Roberto Soboll (Instituto Eldorado) e Tony Chieriquini (Celta/Certi).

O debate entre os especialistas vai abranger questões sobre os principais desafios científicos para o futuro no Brasil, além de demonstrar a importância da clareza e objetividade da comunicação dos investimentos em ciência e seus benefícios no dia a dia da população.

“O Webinar Desenvolvimento Tecnológico e a Rotina dos Cidadãos é uma oportunidade para debatermos temas cada vez mais atuais. O impacto do desenvolvimento tecnológico está, mais do que nunca, em evidência no nosso dia a dia. É quase impossível apontar um setor que não tenha sido influenciado: as áreas empresarial, industrial, de comunicação, educação, segurança e, mais notadamente agora, a medicina, têm sido diretamente beneficiadas pelo avanço das tecnologias, e saber usar isso a nosso favor é indispensável”, avalia o Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra.

Programação:

  1. Tecnologias e o Mundo Atual – quais as tecnologias que estão disponíveis para as pessoas em geral e quais serão os novos produtos que utilizaremos no dia-a-dia – Roberto Stephanes Soboll - Diretor Superintendente do Instituto Eldorado
  2. Tecnologias e as Ciências Aplicadas – quais e como as ciências são aplicadas nas tecnologias que estão sendo utilizadas pelas pessoas – Tony Chieriquini – Diretor do Celta/Certi
  3. Investimento em Ciência e Tecnologia – quais os investimentos, do setor público e privado, estratégicos para o Brasil em ciência e tecnologia – Júlio Semeghini - Secretário Executivo do MCTIC
  4. Ciência e Tecnologia para a Inovação Empresarial – como a ciência e a tecnologia podem gerar riqueza e valor nas empresas – Humberto Ribeiro – Engenheiro, empresário e professor visitante da Cornell University
  5. Ciência Brasileira no Mundo – como a ciência brasileira se insere na pesquisa internacional- Luiz Davidovich – Físico, Presidente da Academia Brasileira de Ciência

Os participantes poderão enviar perguntas e comentários pela página do e-Cidadania, no site: senado.leg.br/ecidadania.

Para assistir o Webinar, clique aqui.

 

Interlegis promove Webinar sobre educação digital

Especialistas e parlamentares vão discutir medidas para garantir o acesso de estudantes à internet durante o isolamento social.

23/11/2020

A pandemia de Covid-19 expôs as profundas desigualdades do sistema educacional brasileiro e ampliou ainda mais o fosso digital entre a população mais e menos favorecida. Com o objetivo de encontrar caminhos para conectar a parcela de estudantes brasileiros que não têm acesso à internet, o Interlegis vai promover o Webinar “Educação Digital em Tempos de Pandemia”. O evento será no dia 27 de novembro, das 15h às 17h30, com a presença de parlamentares e especialistas em educação e tecnologia.

O senador Confúcio Moura (MDB-RO), presidente da Comissão de combate à Covid-19 e titular da Comissão de Educação do Senado, vai abrir o seminário virtual, que terá mediação da jornalista Renata Gonzaga. A transmissão será nos canais da TV Senado e do Interlegis no Youtube e no portal e-Cidadania (https://www12.senado.leg.br/ecidadania/), que vai disponibilizar certificado de participação válido como horas extracurriculares para universitários.

Para o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, as mudanças provocadas na educação, em razão da pandemia, vieram para ficar. 

- A nossa Escola de Governo fez as adaptações necessárias para a nova realidade do ensino virtual, como a maior utilização de plataformas para videoconferências e o uso de aplicativos colaborativos. Sem dúvida, esta é uma tendência mundial e vai permanecer. Não conseguimos vislumbrar uma melhoria em curto prazo neste triste cenário de mortes e contaminações pela Covid-19 - avalia. 

Já o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), presidente da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação e vice-presidente da Frente Parlamentar Mista de Educação, ressalta que a questão da desigualdade ficou ainda mais clara no atual cenário. 

- São muitas as dificuldades dos alunos de escola pública para assistir às aulas on-line, seja por não haver acesso à internet ou por falta de computadores. A maioria não consegue – destaca o senador. 

Ele participará do debate ao lado de Cristovam Buarque, educador, ex-governador do Distrito Federal, senador da República por 16 anos e ministro da Educação no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva; Carlos Lenuzza, diretor de Educação a Distância e de Educação Básica da Capes/MEC; e Maria Inês Finni, fundadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

O webinar contará ainda com a participação do jornalista Rui Gonçalves, gerente de Relações Institucionais da Quero Educação, diretor de Cultura do Invoz e idealizador do Manifesto Internet Pela Educação, iniciativa que propõe o acesso gratuito e ilimitado a conteúdos educacionais. Outra presença confirmada é a do coordenador de Educação Superior do Interlegis, Floriano Filho, que pretende discutir os caminhos necessários para garantir aquilo que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece como direito humano, mas que, infelizmente, não é a realidade de milhares de pessoas: o acesso à internet. 



Interlegis promove Webinar sobre Educação Midiática

Especialistas vão debater sobre como o desenvolvimento de senso crítico é fundamental para que novas gerações consigam reconhecer mentiras e combater a desinformação na internet.

09/12/2020

Especialistas vão debater sobre como o desenvolvimento de senso crítico é fundamental para que novas gerações consigam reconhecer mentiras e combater a desinformação na internet.

Como diferenciar informação falsa da verdadeira? Como identificar que o discurso, apesar de atraente, é mentiroso? Isso só é possível com o desenvolvimento de uma análise crítica, a partir do domínio de competências e habilidades de leitura e escrita que estão no cerne da formação de leitores que têm discernimento e, portanto, estão menos suscetíveis a caírem nas armadilhas das fake news. É nesse contexto que surge a “Educação Midiática”, disciplina prevista na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como uma vacina contra esse mal de efeitos nefastos ainda mais evidenciados no atual cenário de pandemia.

Para debater o assunto, o Interlegis irá realizar o Webinar Educação Midiática, na próxima sexta-feira (11), das 15h às 17h30, com a presença de especialistas no assunto. O tema faz parte do ciclo de palestras “Bem-Estar Digital: Uso Saudável da Tecnologia”, que tem curadoria da jornalista Diana Leiko.

O senador Flávio Arns (Podemos-PR), vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, vai abrir o seminário virtual.

— Estamos vivendo a era da desinformação e para combater isso precisamos de educação, acesso a informações verificadas e senso crítico para poder identificar notícias falsas. O papel da escola é fundamental nesse processo e a educação midiática tem o propósito de promover esse debate e levar esse conhecimento aos estudantes — enfatizou o parlamentar.

A mediação ficará a cargo do jornalista Rui Gonçalves.  O evento vai ser transmitido nos canais da TV Senado e do Interlegis no Youtube e no portal e-Cidadania (https://www12.senado.leg.br/ecidadania), que vai disponibilizar certificado de participação válido como horas extracurriculares para universitários.

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, ressalta a importância do debate.

— A educação midiática é um forte instrumento de combate à desinformação no país. Um olhar mais crítico para a enxurrada de conteúdos a que somos expostos diariamente pelas plataformas digitais pode diminuir os riscos de compartilhamento de boatos e informações falsas — afirmou Coimbra.

Entre os participantes do Webinar está o professor Carlos Lima, criador do programa educativo “Imprensa Jovem” e um dos vencedores do Prêmio Aliança para Mídia e Informação 2020 da UNESCO. O projeto Imprensa Jovem é desenvolvido, desde 2005, pelo Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de São Paulo. Hoje conta com aproximadamente 100 agências de notícias em funcionamento nas escolas de Ensino Infantil e Fundamental da capital paulista.

Douglas Silveira, diretor de Marketing e Educação da Agência Lupa, também tem presença confirmada. Formado em Publicidade e Jornalismo pela PUC-Rio, tem pós-graduação em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB) e MBA em Marketing Digital pela FGV-Rio. De 2001 a 2007, trabalhou na programação do Canal Futura, atuando também na produção das três primeiras edições do Prêmio Gestão Escolar, da Fundação Roberto Marinho. De 2008 a 2016, foi gerente de Comunicação da TV Escola, canal do Ministério da Educação, em Brasília. Desde março de 2017, coordena o programa Lupa Educação.

Já Cristiane Parente, outra participante, é doutora e pesquisadora em Ciências da Comunicação pelo Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS) do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (Portugal), mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), mestre em Comunicação, Cultura e Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha), jornalista, professora, sócia-diretora da Iandé Comunicação e Educação.

André Pasti vai representar o Intervozes, uma associação brasileira que trabalha pela efetivação do direito humano à comunicação. Ele é professor do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, na Universidade Federal do ABC (UFABC).  Coordenou a pesquisa Media Ownership Monitor Brazil, parceria do Intervozes com a Repórteres Sem Fronteiras, e foi professor do Colégio Técnico de Campinas - Unicamp, onde desenvolveu os projetos de educação midiática Observatório da Mídia e Conexão Cotuca. Também é doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre pela Unicamp.

Representando a Fundação Casa Grande, organização de Nova Olinda (CE) que investe na formação educacional de jovens e crianças por meio de diversos programas, estarão presentes Letícia Diniz, fotógrafa e diretora da TV Casa Grande, onde dirige a série 100 Canal, e Helio Filho, fotógrafo, videomaker e artista visual. Trabalha com edição de vídeos e animação. Criada em 1992, a fundação se transformou em uma escola de comunicação e hoje conta com o apoio de entidades como o Unicef, o Instituto Ayrton Senna, os governos estadual e municipal e as Universidades Federal do Ceará e Regional do Cariri.

O Interlegis é o “think tank” do Senado Federal”, centro de debates e produção de discussões de temas relevantes para o desenvolvimento do Brasil.  

Interlegis realiza nesta sexta-feira (11) Webinar “Autocracia, Democracia e Liberdade. Para onde vai o mundo?”

Especialistas irão debater os caminhos do acesso à informação e o direito democrático de expressão da sociedade. O mundo está com os olhos voltados para a situação de Belarus, que vive uma onda de protestos contra a reeleição do chefe de estado, que está no poder há 26 anos, e para os desdobramentos da promulgação da Lei de Segurança Nacional para Hong Kong.

09/09/2020 

Arte_texto.jpeg

Nesta sexta-feira (11), às 15h, o Interlegis irá realizar o Webinar "Autocracia, Democracia e Liberdade. Para onde vai o mundo?". O evento vai ser transmitido ao vivo pelos canais da TV Senado e do Interlegis no Youtube e pela página do e-Cidadania, no site do Senado Federal.

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, vai fazer a abertura do evento, que será mediado pela Presidente do Instituto Mundial para as Relações Internacionais IR.wi, Carolina Valente. Os debatedores são Leonardo Coutinho, jornalista, autor da obra "Hugo Chavez - O Espectro"; Bruno Garschagen, cientista político e colunista da Revista Oeste; Creomar de Souza, CEO da Dharma Politics; e Victor Nepomuceno, advogado e assessor internacional no Senado Federal.

O Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, considera o momento oportuno para a discussão sobre os riscos da Autocracia e a importância do fortalecimento da Democracia.

“Vivemos um momento em que a liberdade está sendo cerceada em vários países do mundo. A liberdade de imprensa, a liberdade de expressão e até mesmo a liberdade de ir e vir precisam ser resguardadas e a democracia permanentemente fortalecida”, avaliou Coimbra.

O Webinar vai abordar situações vivenciadas em alguns países com forte repressão dos governos autoritários ao trabalho da imprensa e às manifestações da oposição.

Assunto de interesse mundial, esse cenário está presente em Hong Kong, onde a situação política tem chamado atenção após a promulgação da Lei de Segurança Nacional pelo governo chinês, recebida por Hong Kong como uma ameaça a autonomia da ex-colônia britânica.

Situação semelhante acontece em Belarus, país do leste europeu, que protesta contra o regime de Aleksandr Lukashenko, no poder há mais de 26 anos. Lukashenko está coibindo a organização de protestos contra o resultado das últimas eleições e resiste à pressão sofrida pela União Europeia para uma transição democrática no país.

Márcio Coimbra ressaltou a importância de um posicionamento das grandes nações diante de fatos que possam caracterizar retrocessos.

“Movimentos pró-democracia, em Hong Kong, têm ganhado força e apoio de países como os Estados Unidos, o G7 e a União Europeia, que consideram a lei de segurança nacional chinesa um ataque à liberdade de Hong Kong.

O mesmo acontece em Belarus, cujos resultados das últimas eleições não foram reconhecidos pelos países europeus”, concluiu.

Outro tema que será abordado no Webinar desta sexta-feira (11) é a reação do Brasil ao governo da Venezuela. Na última semana, o Ministério de Relações Exteriores formalizou a declaração do corpo diplomático ligado a Nicolás Maduro como “persona e non grata” em solo brasileiro.

O Senado Federal trabalha, por meio do Interlegis, como um “think tank”, centro de debates e produção de discussões de temas que ressoam no Brasil.

Interlegis realiza oficina e-Democracia para a Prefeitura de São Paulo

Essa foi a primeira oficina do e-Democracia feita de forma on-line para um órgão do poder Executivo. A prefeitura de São Paulo vai realizar audiências públicas interativas com a ferramenta.


Na manhã desta quinta-feira (02), o Interlegis realizou uma oficina on-line para capacitar servidores da Prefeitura de São Paulo no uso da ferramenta e-Democracia. No início de junho, a Coordenadora para Assuntos de Governo Aberto, da Secretaria de Governo Municipal, Patrícia Marques, solicitou a implementação do e-Democracia para que a Prefeitura de São Paulo possa realizar audiências públicas interativas com a população, neste período de pandemia da Covid-19.  

Além de Patrícia, o programador de Informática da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Renan Gomes, também participou da oficina, ministrada pelo servidor da Coordenação de Tecnologia da Informação, Adalberto Alves de Oliveira, e pelo Coordenador-geral do Interlegis, Luís Fernando Machado. 

O Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, abriu a oficina e destacou a importância do e-Democracia para a transparência das atividades governamentais e legislativas.

“Apesar da nossa parceria consolidada com o poder legislativo, é muito gratificante para nós estarmos iniciando esse trabalho com um órgão do Executivo. Falar sobre o e-democracia é falar sobre transparência. Nos remete à clareza, à honestidade, à fluidez de informações a serviço da sociedade,” afirmou Coimbra.

A Coordenadora da Secretaria de Governo Municipal, Patrícia Marques, falou sobre a importância da ferramenta para a continuidade da interação pública neste momento de isolamento social.

“As limitações impostas pela pandemia nos estimularam a correr atrás de novas tecnologias para a realização de audiências públicas on-line. O e-Democracia é uma forma de garantir que esses processos participativos ocorram de forma segura, sem aglomeração”, explicou a coordenadora. 

Patrícia também disse haver uma expectativa de aumento no número de participantes com o uso do e-Democracia. 

“As grandes distâncias em São Paulo dificultam a participação nas audiências públicas presenciais. Com o processo on-line, acredito que o público será bem maior”, disse Patrícia. 

e-Democracia

A plataforma e-Democracia foi desenvolvida pela Câmara dos Deputados e é disponibilizada pelo Interlegis para as casas legislativas e, agora também, para os governos estaduais e prefeituras municipais. A ferramenta aproxima o poder público dos cidadãos, que podem participar diretamente da elaboração de propostas legislativas e formulação de leis.

Para saber mais sobre a ferramenta e como solicitá-la, clique aqui.

Interlegis realiza seminário sobre Regularização Fundiária

A conferência ocorre na próxima terça-feira (3) a partir das 9h e será transmitida pelo canal Interlegis no YouTube e pelo e-Cidadania

Na próxima terça-feira (3), o Interlegis/ILB irá realizar o Seminário Regularização Fundiária em Imóveis Rurais da União – Sustentabilidade, Gestão e Controle.

O evento é uma parceria com a Associação Brasileira de Produtores Rurais em Áreas da União (ABPRU) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e tem como objetivo reunir representantes de diversas Instituições a que competem o tema para debater sobre sustentabilidade, gestão e controle da regularização fundiária em imóveis rurais da União.

Dentre os participantes confirmados, o evento contará com a presença dos senadores Izalci Lucas (PSDB-DF) e Irajá Abreu (PSD-TO) e também do deputado Lúcio Mosquini (PSDB-DF).

O diretor executivo do Interlegis/ILB, Márcio Coimbra, que também fará parte do seminário, afirmou que, ao trazer representantes de diversas esferas políticas e organizacionais, o evento cumpre com o compromisso de elevar o nível do debate sobre este tema que impacta a sociedade como um todo.

- A regularização fundiária é uma das maiores formas de inclusão social e de dinamismo na economia de um país. Vários países já experimentaram essa política pública e comprovaram que o modelo revoluciona suas estruturas econômicas e traz evolução para a sociedade a partir do momento em que se mora, vive e produz dentro de uma estrutura regularizada – concluiu Coimbra.

Serviço

Seminário “Regularização Fundiária em Imóveis Rurais da União – Sustentabilidade, Gestão e Controle”

Quando: Terça- das 9h às 12h

Onde: Auditório Antonio Carlos Magalhães – Edifício Senador Ronaldo Cunha Lima

Av. N2, Bloco 2 do Senado Federal - Zona Cívico-Administrativa, Brasília – DF.

 

Para se inscrever, clique aqui.

Interlegis realiza Webinar Feminino – Poder, Política e Mercado de Relações Institucionais e Governamentais

Nesta sexta-feira (13), será realizado o Encontro Interlegis “Webinar Feminino – Poder, Política e Mercado de Relações Institucionais e Governamentais”, às 15h, com transmissão ao vivo pela TV Senado e no canal do Interlegis no YouTube e no e-Cidadania. O evento tem o intuito de debater questões sobre o papel feminino em processos decisórios, com atuação no mercado de relações institucionais e governamentais.  

Para o diretor executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, é preciso ampliar cada vez a participação da mulher no mercado de trabalho, assim como é essencial a luta pela igualdade de salários entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo. “Aproveitamos o mês da mulher para debater a atuação feminina neste segmento e reforçar o nosso incentivo para a ampliação do número de mulheres em processos decisórios. Mesmo no mercado de Relações Institucionais e Governamentais, elas são minoria e representam 40% dos profissionais. Ainda tem muito a ser feito também para que as mulheres ocupem mais espaço na política”, ressalta Coimbra.

Atualmente, dos 81 senadores que compõem o Senado Federal, 12 são mulheres, número que diminuiu com a última eleição. Com isso, a bancada feminina ocupa menos da metade do número total de senadores em mandato, o que levanta dúvidas sobre a inclusão da mulher em decisões governamentais.

O Webinar Feminino terá a presença da Deputada Federal Celina Leão (PP-DF) e da Diretora-geral do Senado, Ilana Trombka. Entre as palestrantes estão Francine Moor, cientista política; Natália Reis, coordenadora-geral de assuntos federativos e administrativos no Ministério da Justiça; e Karoline Pereira, relações institucionais e governamentais da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas – CNDL. 

 

Serviço

O evento será transmitido ao vivo pela TV Senado e no canal do Interlegis no YouTube e no e-Cidadania.

 

Interlegis realizará Live sobre Cerimonial para Solenidade de Posse

O tema tem sido um dos mais procurados pelas Câmaras Municipais e Prefeituras, que irão eleger seus representantes em novembro.

26/10/2020 

Arte_Live_Cerimonial.jpeg

Para atender a grande demanda de servidores de casas legislativas de várias regiões do país, o Interlegis irá realizar, nesta terça-feira (27), às 16h, uma Livepara explicar tudo sobre organização, cerimonial e protocolo para as solenidades de posse de prefeitos e vereadores, que serão eleitos em novembro. 

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, irá conversar com o coordenador de Gestão de Eventos do Senado Federal, Herivelto Ferreira. A transmissão será pelo perfil @interlegis_ no Instagram.

Em anos eleições municipais, o Interlegis vem recebendo muitos pedidos para a realização de cursos e palestras sobre organização de cerimônias de posse. Coordenador de eventos protocolares e administrativos do Senado Federal, Herivelto já participou de posses presidenciais e de senadores.

Apesar das diferenças entre os protocolos para o Excecutivo e o Legislativo municipais, a Live irá ajudar na preparação da solenidade de posse desses dois Poderes.

- Falar sobre organização de solenidades de posse é importante para ajudarmos os servidores das Câmaras e Prefeituras municipais na identificação e planejamento de cada etapa da cerimônia, como a recepção dos convidados, a composição da Mesa, o cerimonial, o protocolo, enfim, toda a estrutura necessária para o evento – disse.

A posse dos prefeitos e vereadores eleitos para os 5.570 municípios brasileiros será no dia 1º de janeiro de 2021.O primeiro turno das eleições deste ano ocorrerá no dia 15 de novembro e o segundo turno está marcado para o dia 19 do mesmo mês.

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, destaca a importância do assunto para o Legislativo Municipal.

- A Live sobre cerimonial, organização e protocolo para solenidade de posse irá atender a grande demanda para a capacitação de servidores neste tema. E não poderíamos deixar de cumprir a nossa missão de qualificar, integrar e modernizar o legislativo brasileiro. Vamos contribuir para a realização de um evento extremamente importante para a nossa democracia e para a sociedade brasileira representada pelos eleitos – afirmou Coimbra.

Interlegis realizará novas turmas de SAPL-R nesta quinta-feira (02)

01/07/2020

Oficinas SAPL-R.jpeg

O Interlegis segue formando profissionais no sistema SAPL-R, desenvolvido por nossa equipe, que permite o funcionamento remoto das casas legislativas brasileiras durante a pandemia.

O sistema é completamente gratuito para as câmaras/assembleias que possuem convênio com o Interlegis.

Clique aqui para se inscrever.


Imagem no tamanho completo: 131 KB | Visualizar imagem Visão Baixar imagem Download

Ações do documento