Versão mobile do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo será ofertado pelo Interlegis ainda neste semestre

Em reunião remota, a Câmara Municipal de Búzios apresentou o modelo desenvolvido para que as atividades legislativas sejam acessadas por qualquer pessoa pelo celular.

Em reunião remota, a Câmara Municipal de Búzios apresentou o modelo desenvolvido para que as atividades legislativas sejam acessadas por qualquer pessoa pelo celular.

Sempre em busca de aprimorar e modernizar os produtos e serviços ofertados gratuitamente para as Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas, o Interlegis anunciou nesta sexta-feira (17) que irá adaptar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) para a versão mobile.

Em reunião remota, os coordenadores do Interlegis conheceram o aplicativo Câmara Búzios, desenvolvido em 2019 pelo servidor da Câmara Municipal de Búzios, Renann Souza, para tornar a consulta aos processos legislativos e leis municipais mais acessível aos cidadãos.

Participaram da reunião em videoconferência, o Coordenador-geral do Interlegis, Luís Fernando Machado, que representou o Diretor Executivo, Márcio Coimbra, e os coordenadores das áreas de Planejamento e Relações Institucionais (COPERI), David Varchavsky, e Tecnologia da Informação (COTIN), Keny Villela. Também estiveram presentes o chefe do Serviço de Atendimento à Comunidade Legislativa, Sesóstris Vieira, os instrutores de Oficinas Interlegis, Adalberto Oliveira e Josiel Magrini, e o desenvolvedor do SAPL, Cláudio Morale.

Para Luís Fernando Machado, que participou da criação do SAPL, a ideia da CM de Búzios é promissora e será adaptada pelo Interlegis para que todas as casas legislativas tenham acesso à versão mobile do SAPL.

“Como todo app, você tem a informação na palma da mão. São muitas vantagens: versatilidade, informação rápida e navegação intuitiva. Além disso, cumpre a lei de transparência e acesso à informação, por ser um serviço disponibilizado a qualquer pessoa”, ressaltou.

O Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais, David Varchavsky, achou o modelo bastante intuitivo e programa o lançamento da versão mobile do SAPL para este ano.

“Vamos verificar os ajustes necessários para que as Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas de todo o país possam utilizar o SAPL mobile. A partir deste laço de cooperação com a Câmara Municipal de Búzios, vamos realizar o treinamento com as casas legislativas e disponibilizar o SAPL Mobile ainda neste semestre”, afirmou.

O SAPL é um dos produtos mais procurados pelas casas legislativas e permite a realização de votações com painel eletrônico, o acompanhamento da tramitação de matérias votadas pelos parlamentares, reconhecendo o autor, relator e votantes, disponibiliza e organiza a Ordem do Dia, os discursos dos parlamentares, além de eliminar papéis com o armazenamento digital de documentos, matérias e processos legislativos. 

A facilidade oferecida pela versão em aplicativo é vista pelo chefe do Serviço de Atendimento à Comunidade Legislativa, Sesóstris Vieira, como a principal vantagem a ser agregada ao SAPL.

“O aplicativo tem um grande potencial, pois vai colocar de forma on-line e em tempo real, no aparelho de celular, todas as informações sobre o que está acontecendo nos parlamentos estaduais e municipais”, destacou Sesóstris.

Próximos passos

Na próxima quarta-feira (22), o Coordenador-geral do Interlegis, Luís Fernando Machado, vai se reunir com representantes do Comitê de governança de TI do Senado Federal (CGTI) para definir o cronograma para o desenvolvimento do SAPL Mobile.

O Diretor-Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, acredita que a oferta do produto em forma de aplicativo para os sistemas iOS e Android vai aproximar ainda mais os cidadãos do Poder Legislativo.

“O Interlegis trabalha para dar transparência às atividades legislativas. Ao possibilitar que um maior número de pessoas tenha acesso às atividades das casas legislativas, com a facilidade do acesso às informações pelo aparelho de celular, nós vamos contribuir para dar ainda mais visibilidade ao trabalho Poder Legislativo, fortalecendo a democracia brasileira”, afirmou Coimbra.

Continue acessando o Interlegis pelo site e nas redes sociais para acompanhar a data em que o aplicativo será lançado para as Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas de todo o Brasil.