Vereadora no Espírito Santo alerta para pouca representatividade feminina na política

Patrícia Crizanto participou da Live Momento Político em homenagem ao Dia Nacional do Vereador.

02/10/2020

No Dia Nacional do Vereador (1º/10), o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, recebeu a vereadora da Câmara Municipal de Vila Velha (ES), Patrícia Crizanto, na série “Momento Político” para celebrar o papel do vereador na política brasileira. O quadro é transmitido toda a quinta-feira, a partir das 18h, pelo Instagram.

Márcio Coimbra ressaltou a relevância deste dia ser celebrado com a participação de uma importante personalidade política municipal na luta pela igualdade racial e de gênero.

- Hoje é o Dia Nacional do Vereador e por isso estamos recebendo a Patrícia, parlamentar que tem um trabalho muito consistente de contato direto com a comunidade e que carrega pautas relacionadas ao papel da mulher na política e na sociedade, tema de debates incansáveis nos últimos tempos – ressaltou Coimbra.

A vereadora, que iniciou a carreira política em 2012 como Líder Comunitária em São Torquato, comunidade de Vila Velha, alertou para o inexpressivo número de mulheres na política, com foco no Espírito Santo. Dos 856 vereadores do estado, apenas 77 são mulheres.

- Na Câmara Municipal de Vila Velha essa disparidade não é diferente. Das 17 cadeiras, apenas três são ocupadas por mulheres. Apesar desse número reduzido, uma pesquisa realizada há alguns meses identificou que a maior produção legislativa da nossa câmara vem de nós, mulheres vereadoras – revelou Patrícia.

A parlamentar frisou a importância de seu trabalho no fortalecimento de mulheres e de pessoas negras, que se veem representadas por meio de sua participação na política municipal.

- Um dos princípios do nosso mandato é o de fortalecer e motivar mulheres e negros a ocuparem esses espaços, se sentirem representados dentro deles e nos ver pertencentes a este local – ressaltou.

Perguntada sobre os preconceitos de raça e gênero enfrentados durante sua trajetória política, Patrícia respondeu que teve dificuldades no início do mandato e, ainda hoje, casos de preconceito acontecem. No entanto, ela afirma que essas situações não a desanimam, e sim a fortalecem a continuar na luta pela igualdade.

- Quando tive vontade de desistir lembrei que a minha presença ali poderia influenciar e impactar de forma positiva a vida de outras pessoas, e isso me fez persistir. É gratificante caminhar por uma comunidade e ver que uma conquista chegou até lá através de uma iniciativa proposta por você – disse.

Entre suas inspirações na caminhada política, Patrícia conta que é grata a mãe, que também atuou como Líder Comunitária e a apresentou ao trabalho social ainda criança, e se inspira na vice governadora do Espírito Santo, Jaqueline Moraes, que possui uma trajetória similar à da vereadora.

- Ter uma vice governadora que também é negra, criada na periferia e que já foi vereadora, assim como eu sou, me motiva ainda mais a buscar este espaço – enfatizou.

O bate papo abordou ainda a importância do contato direto entre vereador e eleitor. A parlamentar, que trouxe da Liderança Comunitária o formato de mandato participativo, ressaltou que a atuação do vereador deve perpassar os limites da Câmara Municipal.

- Não adianta ficarmos somente dentro do gabinete com nossa equipe e sequer ouvir a população. Um dos princípios do nosso mandato é a participação popular, porque quando o mandato é participativo, os resultados são em prol dos munícipes – concluiu.

A série de Lives “Momento Político” é transmitida toda quinta-feira, às 18h. Confira as datas e os convidados da série nas redes sociais do Interlegis.

 

Júlia Zouain, sob supervisão de Eny Monteiro.