Senado, Câmara e TCU falam sobre parceria entre as Escolas de Governo do Futuro em Live promovida pelo Sindilegis

As escolas de governo foram tema da terceira edição do programa Transforma, transmitido ao vivo pelo Youtube do Sindilegis nesta quinta-feira (8)

09/10/2020

O Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) realizou a terceira edição do programa #Transforma, transmitido ao vivo pelo Youtube do Sindilegis nesta quinta (8). O tema da Live foram as escolas de governo do futuro e seu papel na capacitação do servidor público, com foco no Legislativo.

Para falar sobre o assunto, foram convidados os diretores das Escolas de Governo do Senado Federal (Interlegis/ILB), Márcio Coimbra, da Câmara dos Deputados (Cefor), Juliana Werneck, e do Tribunal de Contas de União (ISC), Fábio Granja, e ainda o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Florian Madruga, representando as mais de 200 Escolas do Legislativo espalhadas pelo Brasil.

Para o diretor de Educação Continuada do Sindilegis, José Maurício Lima de Souza, moderador do Webinar, as escolas de governo têm papel crucial na vida do servidor público.

— Trouxemos este tema pois sabemos que o país e o cidadão só têm a ganhar com um servidor mais capacitado, qualificado e preparado. Investir no serviço público é investir na cidadania, na segurança, na saúde, na educação, e as Escolas de Governo vão ao encontro desses objetivos — afirmou.

O Termo de Reciprocidade entre as três escolas de governo, firmado em março de 2019, promove capacitação continuada dos servidores das Casas com a oferta de cursos de extensão, pós-graduação e mestrado. Juliana explicou como se deu a parceria entre as escolas.

- Nós precisávamos trabalhar juntos e, ainda assim, considerar as especificidades de cada Casa. Conversamos e nos alinhamos para trabalhar em conjunto e complementar a formação dos servidores de forma harmônica e integrada, entendendo as necessidades e as diferenças de cada público – avaliou Werneck.

A forma como as escolas conseguiram se adaptar à pandemia da Covid-19 foi mais um ponto tratado. A agilidade com que o Interlegis continuou seu trabalho, mesmo durante o período de distanciamento social, foi atribuída por Márcio Coimbra à estratégia, que já vinha sendo desenvolvida antes mesmo da pandemia, de transformar o Interlegis em plataformas digitais de educação.

- O Interlegis tem a característica de encurtar distâncias e fortalecer a democracia. Durante a pandemia, nos adaptamos rapidamente a essa realidade, e trouxemos inovações tecnológicas para que as casas legislativas pudessem dar continuidade as atividades parlamentares e a participação popular de forma virtual – ressaltou.

Sobre a importância do trabalho feito pelo Interlegis, Cefor e ISC na capacitação de servidores do Poder Legislativo, Fábio Granja avaliou que as escolas têm papel fundamental na capacitação dos ‘servidores do futuro’.

- Mais do que uma escola do futuro, me preocupo com o servidor do futuro, que tenha todas as competências comportamentais necessárias para se integrar, utilizar as tecnologias, não se isolar e fazer conexões. É esse servidor que nossas escolas buscam ajudar a avançar, por isso é fundamental fortalecer nosso papel e termos a consciência de que o servidor é quem faz a transformação da realidade – expressou Granja.

Florian é servidor aposentado do Senado Federal e, há quatro anos, exerce sua função de presidente da ABEL de forma voluntária. Ele falou sobre o papel da ABEL em continuar, nos municípios brasileiros, o trabalho realizado pelas Escolas de Governo em Brasília.

- As escolas funcionam com dois pilares, o de capacitar os servidores das casas legislativas e o de estender-se para fora dessas casas, indo ao encontro da sociedade e levando programas de educação legislativa e cidadania. É um trabalho árduo, mas prazeroso, pois as escolas passam a ser a vitrine das casas legislativas – explicou.

Ao final, Coimbra ressaltou o papel das escolas de governo no fortalecimento da democracia e cidadania não só de servidores, mas de toda a população.

- O nosso trabalho fortalece a cidadania e a democracia, e não existe nada mais importante na república do que esses dois pilares. Se não temos democracia, não temos liberdade. Nós trabalhamos na formação dos servidores e público em geral, em plataformas que são acessadas gratuitamente, pois partimos da premissa de que, para garantir a nossa liberdade, nada mais importante que a educação – concluiu.

Clique aqui e conheça o Portal das Escolas do Legislativo Federal, que reúne em um ponto único de acesso as iniciativas de educação a distância e outras parcerias realizadas entre as escolas de governo do Tribunal de Contas da União, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

Transforma

O projeto Transforma foi idealizado pelo Sindilegis como um espaço permanente de estudo, discussão e produção de conhecimento sobre assuntos de interesse dos servidores e da sociedade. A iniciativa prevê a constituição de grupos de trabalho multidisciplinares que acompanham projetos de leis, matérias, processos e estudos que possam afetar a vida do servidor ou da população em geral.

Acompanhe a terceira edição do #Transforma na íntegra.