Salim Mattar participa de Live com diretor do Interlegis sobre Liberalismo no Brasil

Márcio Coimbra recebeu o empresário e ex-secretário de Desestatização do Ministério da Economia na Live Momento Político.

06/11/2020

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, recebeu na Live “Momento Político” dessa quinta-feira (5), o empresário mineiro Salim Mattar, fundador da empresa de aluguel de veículos Localiza (atual Localiza Hertz) e ex-secretário de Desestatização do Ministério da Economia.

Após a sua saída do Governo, em agosto desse ano, o empresário decidiu dedicar-se à difusão do liberalismo no Brasil, filosofia política e doutrina econômica com foco na defesa da liberdade individual e da participação mínima do Estado. 

- A vida inteira fui um crítico de governos e do Estado, que são um custo alto para o cidadão pagador de impostos. Em minha passagem pelo Ministério da Economia pude ver o tamanho real do Estado e resolvi dedicar meu tempo à divulgação e propagação das ideias liberais. Hoje não estou no governo, nem no comando das minhas empresas, me dedico somente aos institutos liberais – explicou.

Os Institutos, segundo levantamento feito por Mattar, já são mais de 120 espalhados pelo Brasil. Ele atribuiu a dependência que se criou do Estado, criticada no modelo liberal, aos governos sociais democratas que já comandaram o país.

- Tenho realizado reuniões diárias com diversos institutos para ver o que podemos fazer para alavancar os estudos e as ideias liberais. Ou nós implementamos um governo efetivamente liberal, ou continuaremos sendo um país com mazelas implementadas por sociais democratas ao longo dos 34 anos que estiveram no poder – enfatizou.

Para Márcio Coimbra é importante que as pessoas deixem de associar filosofias políticas exclusivamente a um ou outro lado partidário. Segundo ele, esse é o primeiro passo para o debate sobre a pauta liberalista no Brasil.

- Muitas pessoas acham que se trata apenas de direita e esquerda, mas estamos falando de uma diferença entre o totalitarismo e os governos liberais, que estão na outra ponta. Esse pensamento de direita ou esquerda é muito limitado, precisamos discutir outras ações – avaliou Coimbra.

Mattar criticou ainda textos constitucionais que, em sua percepção, desconsideram as especificidades de cada indivíduo, tratando-os de forma coletiva. 

- Precisamos reduzir o tamanho do Estado para que possamos ter mais liberdade. Eu defendo, inclusive, que seja feita uma nova Constituição – concluiu. 

Coimbra e Mattar deram dicas de livros que abordam o tema, entre eles: A Lei, de Frederico Bastiat e As Seis Lições, de Ludwig Von Mises. Acompanhe a íntegra da Live aqui.

Confira as datas e os convidados das próximas edições da Live “Momento Político” nas redes sociais do Interlegis.