Marcio Coimbra: transformamos a Escola do Legislativo numa plataforma digital

Marcio Coimbra: transformamos a Escola do Legislativo numa plataforma digital

Um ano depois de assumir o comando do Interlegis, Marcio Coimbra avalia o cumprimento de sua principal meta: transformar a Escola do Legislativo numa plataforma digital. Ele conta que, ao chegar ao cargo, a demanda era ir além da capacitação de servidores e parlamentares dos estados e municípios para modernizar e integrar o Poder Legislativo em todo o país. Cumprindo o isolamento, ele deu entrevista de casa ao jornalista do Senado André Luiz Rego. Veja os principais trechos.

Quais os últimos avanços do Interlegis em tecnologia?
Marcio - Nós integramos o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), como plataforma educacional, e também o Saberes, como uma plataforma digital. O grande objetivo foi transformar os três órgãos, sob o comando do Interlegis, em uma plataforma digital que chagasse aos municípios.

Outra ferramenta importante, nesse primeiro ano, foram os Encontros Interlegis. De que forma esta ferramenta ajudou os senadores a qualificar o debate parlamentar?
M- Os Encontros Interlegis, antes feitos apenas nos estados por servidores do Senado e especialistas, agora também acontecem em Brasília e com o apoio dos senadores. Portanto, temas relevantes, que depois serão assuntos de pauta e debate dos senadores, primeiramente são discutidos dentro do Interlegis em espécies de audiências públicas. No último ano produzimos mais de 20 Encontros Interlegis, nos quais recebemos mais de duas dezenas de senadores. Os encontros ficam disponíveis nas nossas plataformas e no Youtube.

O Interlegis tem a preocupação de aproximar a juventude do trabalho parlamentar?
M- Sim. O Estágio-visita, uma iniciativa do Senador Irajá (PSD-TO), traz estudantes dos diversos estados do Brasil até Brasília para entender o funcionamento do Congresso Nacional. Eles participam de simulações e conhecem toda a nossa estrutura, vêem como ocorrem as sessões plenárias, as comissões. Ou seja, compreendem melhor o funcionamento do Poder Legislativo, levando esse conhecimento de volta aos estados.


Podemos dizer que as oficinas Interlegis são a coluna vertebral do Interlegis?
M- Elas são parte fundamental do projeto de integração e modernização do Legislativo capitaneado pelo Interlegis. Nós levamos essas oficinas para todos os estados do Brasil e diversos municípios. O que nós conseguimos fazer foi nos aproximar das câmaras municipais, chegar perto dos vereadores, das comunidades e das diversas frentes sociais que nós temos no Brasil. Portanto, nós conseguimos estar perto do Poder Legislativo local, levando treinamento e capacitação em temas que afetam diretamente a vida das pessoas e diretamente as câmaras municipais.


Quantas elas são?
M- Nossas oficinas se multiplicaram: de 15 dobramos para 30 oficinas já para 2020, a serem implementadas nos diversos estados do Brasil. É o Senado Federal mais uma vez se colocando na vanguarda, inovando e trabalhando com o apoio dos senadores, o que, para nós, é uma grande honra.

Confira a entrevista na íntegra, clique aqui.