Interlegis realiza oficina e-Democracia para a Prefeitura de São Paulo

Essa foi a primeira oficina do e-Democracia feita de forma on-line para um órgão do poder Executivo. A prefeitura de São Paulo vai realizar audiências públicas interativas com a ferramenta.


Na manhã desta quinta-feira (02), o Interlegis realizou uma oficina on-line para capacitar servidores da Prefeitura de São Paulo no uso da ferramenta e-Democracia. No início de junho, a Coordenadora para Assuntos de Governo Aberto, da Secretaria de Governo Municipal, Patrícia Marques, solicitou a implementação do e-Democracia para que a Prefeitura de São Paulo possa realizar audiências públicas interativas com a população, neste período de pandemia da Covid-19.  

Além de Patrícia, o programador de Informática da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Renan Gomes, também participou da oficina, ministrada pelo servidor da Coordenação de Tecnologia da Informação, Adalberto Alves de Oliveira, e pelo Coordenador-geral do Interlegis, Luís Fernando Machado. 

O Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, abriu a oficina e destacou a importância do e-Democracia para a transparência das atividades governamentais e legislativas.

“Apesar da nossa parceria consolidada com o poder legislativo, é muito gratificante para nós estarmos iniciando esse trabalho com um órgão do Executivo. Falar sobre o e-democracia é falar sobre transparência. Nos remete à clareza, à honestidade, à fluidez de informações a serviço da sociedade,” afirmou Coimbra.

A Coordenadora da Secretaria de Governo Municipal, Patrícia Marques, falou sobre a importância da ferramenta para a continuidade da interação pública neste momento de isolamento social.

“As limitações impostas pela pandemia nos estimularam a correr atrás de novas tecnologias para a realização de audiências públicas on-line. O e-Democracia é uma forma de garantir que esses processos participativos ocorram de forma segura, sem aglomeração”, explicou a coordenadora. 

Patrícia também disse haver uma expectativa de aumento no número de participantes com o uso do e-Democracia. 

“As grandes distâncias em São Paulo dificultam a participação nas audiências públicas presenciais. Com o processo on-line, acredito que o público será bem maior”, disse Patrícia. 

e-Democracia

A plataforma e-Democracia foi desenvolvida pela Câmara dos Deputados e é disponibilizada pelo Interlegis para as casas legislativas e, agora também, para os governos estaduais e prefeituras municipais. A ferramenta aproxima o poder público dos cidadãos, que podem participar diretamente da elaboração de propostas legislativas e formulação de leis.

Para saber mais sobre a ferramenta e como solicitá-la, clique aqui.