Interlegis realiza nesta sexta-feira (11) Webinar “Autocracia, Democracia e Liberdade. Para onde vai o mundo?”

Especialistas irão debater os caminhos do acesso à informação e o direito democrático de expressão da sociedade. O mundo está com os olhos voltados para a situação de Belarus, que vive uma onda de protestos contra a reeleição do chefe de estado, que está no poder há 26 anos, e para os desdobramentos da promulgação da Lei de Segurança Nacional para Hong Kong.

09/09/2020 

Arte_texto.jpeg

Nesta sexta-feira (11), às 15h, o Interlegis irá realizar o Webinar "Autocracia, Democracia e Liberdade. Para onde vai o mundo?". O evento vai ser transmitido ao vivo pelos canais da TV Senado e do Interlegis no Youtube e pela página do e-Cidadania, no site do Senado Federal.

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, vai fazer a abertura do evento, que será mediado pela Presidente do Instituto Mundial para as Relações Internacionais IR.wi, Carolina Valente. Os debatedores são Leonardo Coutinho, jornalista, autor da obra "Hugo Chavez - O Espectro"; Bruno Garschagen, cientista político e colunista da Revista Oeste; Creomar de Souza, CEO da Dharma Politics; e Victor Nepomuceno, advogado e assessor internacional no Senado Federal.

O Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, considera o momento oportuno para a discussão sobre os riscos da Autocracia e a importância do fortalecimento da Democracia.

“Vivemos um momento em que a liberdade está sendo cerceada em vários países do mundo. A liberdade de imprensa, a liberdade de expressão e até mesmo a liberdade de ir e vir precisam ser resguardadas e a democracia permanentemente fortalecida”, avaliou Coimbra.

O Webinar vai abordar situações vivenciadas em alguns países com forte repressão dos governos autoritários ao trabalho da imprensa e às manifestações da oposição.

Assunto de interesse mundial, esse cenário está presente em Hong Kong, onde a situação política tem chamado atenção após a promulgação da Lei de Segurança Nacional pelo governo chinês, recebida por Hong Kong como uma ameaça a autonomia da ex-colônia britânica.

Situação semelhante acontece em Belarus, país do leste europeu, que protesta contra o regime de Aleksandr Lukashenko, no poder há mais de 26 anos. Lukashenko está coibindo a organização de protestos contra o resultado das últimas eleições e resiste à pressão sofrida pela União Europeia para uma transição democrática no país.

Márcio Coimbra ressaltou a importância de um posicionamento das grandes nações diante de fatos que possam caracterizar retrocessos.

“Movimentos pró-democracia, em Hong Kong, têm ganhado força e apoio de países como os Estados Unidos, o G7 e a União Europeia, que consideram a lei de segurança nacional chinesa um ataque à liberdade de Hong Kong.

O mesmo acontece em Belarus, cujos resultados das últimas eleições não foram reconhecidos pelos países europeus”, concluiu.

Outro tema que será abordado no Webinar desta sexta-feira (11) é a reação do Brasil ao governo da Venezuela. Na última semana, o Ministério de Relações Exteriores formalizou a declaração do corpo diplomático ligado a Nicolás Maduro como “persona e non grata” em solo brasileiro.

O Senado Federal trabalha, por meio do Interlegis, como um “think tank”, centro de debates e produção de discussões de temas que ressoam no Brasil.