Interlegis/ILB destaca ações para o Legislativo brasileiro que marcaram 2020

22/12/2020

Interlegis/ILB destaca ações para o Legislativo brasileiro que marcaram 2020

Ao longo do ano, com a pandemia da Covid-19, o Interlegis/ILB precisou se reinventar para seguir integrando e modernizando o Legislativo brasileiro, mantendo o atendimento às Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais no mesmo ritmo e realizando a transferência de tecnologia, cursos e oficinas no formato virtual.

Entre março e dezembro, 1.845 pessoas foram certificadas nas oficinas a distância de Marcos Jurídicos, Portal Modelo, Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), Planejamento Estratégico, Comunicação Integrada, Cerimonial no Ambiente Legislativo, Câmaras Verdes, Articulação e Compilação de Normas Jurídicas, e-Democracia, SAPL-Remoto, e curso “O Papel do Vereador”, desenvolvido para levar conhecimento aos parlamentares, candidatos a vereadores e eleitores sobre as atribuições do representante do legislativo municipal.

Antes da pandemia, entre janeiro e março, 535 servidores do legislativo participaram das oficinas e encontros presenciais. Para o coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Interlegis/ILB, David Varchavsky, o modelo de ensino a distância mostrou-se indispensável, avaliando as oficinas com aulas ao vivo como completas, eficazes e econômicas.

— O Interlegis/ILB tem desempenhado seu papel com excelência, sempre disponibilizando inovação tecnológica e aperfeiçoando seus serviços para as casas legislativas. Além de ser essencial atualmente, o modelo de oficinas e cursos a distância tem mostrado eficácia e economicidade — afirmou.

A Oficina para capacitação no uso do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto (SAPL-R) foi o primeiro treinamento realizado por videoconferência. Desde o seu lançamento, em abril, a oficina capacitou cerca de 420 servidores de mais de 200 Câmaras Municipais. É o caso da Câmara Municipal de Barra do Garças (MT), uma das primeiras a receber a capacitação on-line da ferramenta. Para o servidor da Casa, Deogenes Nogueira, a capacitação ofertada pelo Interlegis/ILB possibilitou a organização de sessões remotas.

— Fomos forçados a interromper todos os trabalhos legislativos da Câmara no início da pandemia, mas graças a essa tecnologia moderna e atual conseguimos dar continuidade às sessões deliberativas por videoconferência, em pouco tempo — relatou.

Carlos Lair Maia da Silva, servidor da Câmara Municipal de Santarém (PA), conta que já participou de várias oficinas presenciais do Interlegis/ILB e que, em razão da pandemia, passou a utilizar os serviços de maneira on-line. Em sua opinião, a praticidade do modelo de ensino virtual fez com que a capacitação a distância se tornasse uma tendência para os servidores legislativos.

— Por mais que as oficinas presenciais disponham do contato direto com os professores e equipe de apoio, as aulas ao vivo também nos permitem tirar dúvidas e compartilhar ideias. Além disso, oferecem a facilidade de podermos realizá-las de onde estivermos, sem precisar perdermos tempo com deslocamentos — avalia o servidor.

Para o diretor-executivo do Interlegis/ILB, Márcio Coimbra, os bons resultados no alcance das oficinas podem ser atribuídos à necessidade de adaptação das organizações neste período de pandemia.

— Estamos vivendo o que tem sido traduzido como o ‘novo normal’ e, por sermos um ambiente de tecnologia para as Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas espalhadas pelo Brasil, tivemos que nos adaptar rapidamente para dar continuidade as ações do Interlegis/ILB. A procura pelas oficinas com aulas ao vivo tem sido enorme. A vantagem é que conseguimos levar o mesmo conhecimento das oficinas presenciais para um número ainda maior de pessoas. Acreditamos que, em três ou quatro anos, o Interlegis/ILB disponibilize mais oficinas remotas do que presenciais — explica Coimbra.

Treinamentos

Por meio de sua Coordenação de Capacitação, Treinamento e Ensino (COTREN) o Interlegis/ILB promoveu, ao longo de 2020, treinamentos e palestras para servidores do Senado Federal englobando temas relevantes como as questões de gênero, com o curso Mentoria de Liderança para Servidoras Públicas.

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka enfatizou a importância de serem fornecidos subsídios que busquem reparar o contexto histórico de desigualdade entre os gêneros.

— O Programa de Mentoria de Liderança para Servidoras Públicas é mais uma iniciativa do Senado Federal na direção das equidades. É muito importante escutar, formar e auxiliar todos aqueles e aquelas que queiram se dedicar em postos de maior responsabilidade para a Instituição, e sabemos que há um histórico que faz com que as mulheres ocupem menos postos de liderança — explicou.

Outras ações em destaque abrangeram o tema envelhecimento ativo e aposentadoria, com palestras e treinamentos do Programa Reflexão para a Aposentadoria. Para o diretor-executivo do Interlegis/ILB, Márcio Coimbra, é fundamental que todos os servidores aprendam, desde cedo, a se planejarem para entrar na melhor idade com qualidade de vida em todas as áreas.

— Não importa se temos 20, 30 ou 40 anos. Todos nós precisamos adotar medidas com antecedência para garantir um envelhecimento feliz. Temos que nos preparar para que, nessa fase da vida, sejamos capazes de suprir todas as necessidades nas áreas profissional, financeira e de saúde. Um bom planejamento é imprescindível — avaliou Coimbra.

Pós-graduação

A Escola de Governo do Senado Federal incorporou à sua rotina a utilização de plataformas para videoconferência e aplicativos colaborativos. Ao mesmo tempo em que o foco é atender à demanda atual, o setor também discute a preparação para o retorno às atividades acadêmicas pós-pandemia. Além do trabalho remoto, seus servidores estão rodiziando uma rotina de trabalho presencial para atender todas as ligações relacionadas aos cursos de Pós-Graduação.

No segundo semestre de 2020, a Escola de Governo lançou os cursos de extensão “A Defesa Nacional e o Poder Legislativo”, em parceria com a Escola Superior de Guerra (ESG), do Ministério da Defesa, e “Contas Públicas no Brasil”, em parceria com o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (CEFOR), e com o Instituto Serzedello Coêlho (ISC), do Tribunal de Contas da União.

Entre os cursos iniciados presencialmente em 2019, que migraram para o formato a distância, estão os Cursos de Extensão “Democracia, Direito Eleitoral e Poder Legislativo”, com a Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral, e “Avaliação de Políticas Públicas”, resultado da parceria com o ISC e o CEFOR. 

Como resultado de parceria com a Câmara dos Deputados, foram abertas inscrições com reserva de vagas aos servidores do Senado para o curso de Mestrado Profissional em Poder Legislativo. Este é mais um passo na atuação conjunta das duas Casas nas atividades administrativas e legislativas para a melhoria constante na qualificação dos servidores do Congresso Nacional.

Segundo o coordenador Floriano Filho, novas possibilidades surgiram em meio à pandemia.

— Embora a pandemia tenha causado crises em várias partes do planeta e criado grandes dificuldades, inclusive na área educacional, ela acabou também oferecendo oportunidades. No caso da Escola de Governo, nossa equipe refez o planejamento e, em parceria com outras instituições, reformulamos nossas metodologias de ensino e preparamos nosso pessoal para lidar com a nova realidade digital — destacou.

Ao falar sobre as perspectivas para o próximo ano, o diretor-executivo Márcio Coimbra, demonstrou entusiasmo com os avanços alcançados em 2020.

— Fortalecemos o Interlegis/ILB ao aprimorarmos nossos processos e rotinas ao longo deste ano. Em 2021, estaremos ainda mais preparados para aumentar o alcance da Escola de Governo, por meio de parcerias com Escolas do Legislativo estaduais e municipais, que irão possibilitar a oferta de novos cursos de pós-graduação para todo o país. Continuamos, assim, firmes no propósito de disseminar conhecimento e aprimorar o trabalho do Legislativo brasileiro — concluiu Coimbra.

Para conhecer melhor sobre os produtos e serviços oferecidos pelo Interlegis/ILB, acesse interlegis.leg.br e siga as redes sociais.