Interlegis disponibiliza nova oficina com aulas ao vivo para capacitação no Portal e-Democracia

Neste período de isolamento social, a ferramenta permite que os poderes Executivo e Legislativo municipais realizem audiências públicas interativas, ao vivo, à distância.

04/09/2020

 

O Interlegis, braço do Senado Federal para a modernização, capacitação e integração do Legislativo brasileiro, lança nesta terça-feira (8) a Oficina de e-Democracia com aulas ao vivo. Em tempos de pandemia, com a necessidade de isolamento social, a ferramenta permite que os poderes Executivo e Legislativo, estaduais e municipais, realizem audiências públicas interativas, ao vivo, à distância.

O portal e-Democracia foi desenvolvido pelo Senado em parceria com a Câmara dos Deputados e é ofertado gratuitamente pelo Interlegis para as casas legislativas, governos estaduais e prefeituras municipais. A plataforma aproxima o poder público dos cidadãos, que podem participar diretamente da elaboração de propostas legislativas e formulação de leis.

O Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, destacou a importância do e-Democracia para a transparência das atividades governamentais e legislativas. 

“Falar sobre o e-Democracia é falar sobre transparência. Nos remete à clareza, honestidade e fluidez de informações a serviço da sociedade”, afirmou Coimbra. 

No início de julho, o Interlegis realizou uma oficina piloto para capacitar servidores da Prefeitura de São Paulo no uso da ferramenta para a realização de audiências públicas interativas com a população, à distância. 

A coordenadora para Assuntos de Governo Aberto da Secretaria de Governo Municipal, Patrícia Marques, participou das aulas ao vivo para a prefeitura. Ela mencionou a importância da ferramenta para a continuidade da interação pública durante o isolamento social.

“As limitações impostas pela pandemia nos estimularam a correr atrás de novas tecnologias para a realização de audiências públicas on-line. O e-Democracia é uma forma de garantir que esses processos participativos ocorram de forma segura, sem aglomeração”, explicou.

A primeira turma da Oficina de e-Democracia para servidores do Legislativo será realizada nos dias 8 e 10 de setembro pelo instrutor Adalberto Oliveira. Nos dias 15 e 17 de setembro, o Interlegis vai capacitar a Câmara Municipal de Araucárias (PR). Novas turmas serão abertas semanalmente.

Para saber mais sobre a ferramenta e como solicitá-la, clique aqui.