Interlegis disponibiliza cursos online gratuitos nas áreas de Processo Legislativo e Transparência na Gestão Pública

Os cursos, abertos à população em geral, oferecem a oportunidade de capacitação durante período de contenção à pandemia da Covid-19

O Interlegis, braço do Senado Federal para a integração e modernização do legislativo brasileiro, oferece os cursos online e sem tutoria de “Processo Legislativo Regimental” e “SIGA BRASIL Relatórios”, disponíveis na plataforma Saberes, ferramenta de ensino e aprendizagem do Interlegis.

Os cursos da plataforma Saberes, abertos para a comunidade legislativa e população em geral, existem desde 2009 e somam-se agora às ações de contenção à pandemia da Covid-19, determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e governos estaduais, que inclui o distanciamento social e o apelo para que as pessoas fiquem em casa.

“Estamos seguindo rigorosamente todas as medidas que alertam para a necessidade de conter a doença. Nossos colaboradores estão preservados, realizando trabalho remoto, e queremos preservar também os dois brasileiros, que têm a possibilidade de estarem em casa. Com os nossos cursos online, nós podemos, mesmo neste período de quarentena, contribuir para que os servidores do legislativo e a população em geral estejam cada vez mais bem preparados e sempre atualizados. É uma satisfação para toda a equipe do Interlegis dar continuidade à nossa missão de difundir o conhecimento sobre o Poder Legislativo”, afirma o Diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra.

SIGA BRASIL Relatórios

No Curso online sem tutoria “SIGA BRASIL Relatórios”, os participantes aprendem como otimizar o uso da ferramenta, criada para dar mais transparência às contas públicas. Entre as funcionalidades do sistema encontram-se os modos de formatação da pesquisa, relatórios e documentos para que o acesso ao conteúdo seja rápido e eficiente.

O objetivo é que o aluno consiga realizar no sistema tanto as mais simples quanto as mais complexas pesquisas.

O “SIGA BRASIL Relatórios” é destinado para servidores do legislativo das três esferas (federal, estadual e municipal), para órgãos parceiros, de cooperação técnica, mas também para todo cidadão que se interessa em saber como o dinheiro público é investido em obras, serviços e gastos que impactam toda a sociedade.

O curso, em formato de videoaulas, possui carga horária de 25 horas. Será conferido certificado para aqueles que alcançarem 70 pontos ou mais na avaliação final. Para se inscrever, basta fazer o cadastro no site saberes.senado.leg.br, escolher a categoria “Cursos Online Sem Tutoria” e a opção do curso “SIGA BRASIL Relatórios”.

Inscreva-se aqui.

Processo Legislativo Regimental

Em parceria com o Interlegis, a TV Justiça produziu videoaulas sobre os processos de criação de leis no Congresso Nacional para o Programa Saber Direito. Em cinco módulos, os participantes são introduzidos a temas que explicam o processo legislativo no Congresso Nacional, o rito das medidas provisórias e os chamados incidentes processuais regimentais (pedidos de vista, destaques, questões de ordem, entre outros).

O conteúdo do curso possui uma versão em PDF com a transcrição das aulas, preparada pelo Serviço de Educação à Distância do Senado Federal. Para receber o certificado é necessário atingir 70 pontos ou mais no final do curso.  O certificado é liberado 21 dias após a matrícula no curso.

Inscreva-se aqui.

 

 

Júlia Zouain, sob supervisão de Eny Monteiro.