Interlegis destaca importância da educação legislativa para a democracia no Dia do Professor

Professores, instrutores e facilitadores do Interlegis e do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) têm a missão de disseminar o conhecimento sobre o Poder Legislativo e se adaptaram rapidamente ao ensino virtual no início da pandemia.

15/10/2020

Entre as ações do Interlegis e do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), criados há 23 anos pelo Senado Federal, está a nobre missão de disseminar o conhecimento legislativo, proporcionando a melhoria na prestação do serviço público e a modernização das casas legislativas, bem como, a sustentação de um país cada vez mais democrático e avançado na área de educação. 

A celebração da profissão foi oficializada como feriado escolar pelo Decreto nº 52.682, de 14 de Outubro de 1963, para comemorar de forma condigna o Dia do Professor. Profissional que inspira, transforma, conduz e prepara pessoas para um futuro melhor.

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, destaca a importância da educação para o desenvolvimento do Brasil. 

- Ao investir em educação, promove-se a cidadania, o desenvolvimento econômico, social e cultural, a redução das desigualdades e o crescimento do país – afirmou Coimbra.

O Senado Federal, por meio do Interlegis/ILB, oferta gratuitamente oficinas, treinamentos e cursos de pós-graduação. Muitos eram ofertados exclusivamente na modalidade presencial e com o isolamento social, imposto pela pandemia da Covid-19, os instrutores, professores e facilitadores adaptaram rapidamente o modelo educacional. 

A servidora do Núcleo de Apoio à Inovação do Senado, Cláudia Nogueira, enumera os aprendizados, desafios e benefícios do ensino virtual com aulas ao vivo. 

- Facilitar treinamentos à distância foi uma novidade que trouxe dúvidas quanto à efetividade e habilidade com a tecnologia. É um desafio manter a atenção e o foco dos participantes no formato on-line. Mas o alcance é maior, pois podemos ampliar os treinamentos para o público fora do Senado - declarou.

Para o professor de pós-graduação do ILB e assessor parlamentar, Paulo Kramer, a qualidade do ensino à distância e a facilidade de acesso a essa modalidade também merecem destaque.

- Eu tenho aperfeiçoado, cada vez mais, minhas habilidades didáticas à linguagem do ambiente digital. É um jeito mais dinâmico e econômico de atingir um número muito maior de pessoas em um país que necessita, urgentemente, queimar etapas rumo a uma educação de qualidade em todos os níveis - disse.

O instrutor do Interlegis, Adalberto Alves de Oliveira, falou da satisfação em levar educação de qualidade para todos os municípios brasileiros. 

- Ao levar conhecimento para servidores e agentes políticos de casas legislativas nos mais distantes rincões do nosso país, estamos contribuindo para o aperfeiçoamento e modernização das atividades legislativas. Os resultados alcançados são mais transparência dos dados públicos, aproximação entre a população e os seus representantes, e conscientização sobre a importância do exercício da cidadania – afirmou.