Especialista defende o uso da tecnologia para aumentar o interesse da população pela política

Diretor de empresa especializada em análise de dados, Fábio Rios foi o convidado da Live Momento Político desta semana.

23/10/2020

Diretor de empresa especializada em análise de dados, Fábio Rios foi o convidado da Live Momento Político desta semana.

O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, recebeu nessa quinta-feira (22), na Live Momento Político,o diretor da empresa Knewin, especializada em análise de dados, Fábio Rios. Eles conversaram sobre os riscos e as oportunidades das mídias sociais, no âmbito político.A importância do uso da tecnologia para fortalecer o vínculo entre os cidadãos e os parlamentares também foi abordada.

Na percepção do especialista, é fundamental que líderes políticos utilizem a tecnologia a seu favor e, principalmente, a favor da democracia.

- As tecnologias mudam e se reinventam com uma velocidade muito grande e esses movimentos tendem a ganhar cada vez mais força. Não é de hoje que se fala em Governo Eletrônico, isso é algo discutido desde o início da internet com o objetivo de favorecer a cidadania.Com isso, temos ampliado a capacidade de envolvimento da população no processo decisório da gestão pública – avaliou.

Márcio Coimbra destacou a criação e implementação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto (SAPL-R), desenvolvido pelo Interlegis no início da pandemia da Covid-19. O modelo possibilitou a continuidade das sessões de plenárias deliberativas de forma remota.

- Não é mais necessário estar fisicamente presente para votar projetos importantes para a população.Com o processo eletrônico, os parlamentares conseguem realizar as deliberações, em uma espécie de Plenário virtual. Na prática, isso significa redução de gastos públicos e maior participação popular, pois com acesso a internet é possível acompanhar as sessões plenárias de qualquer lugar, até do aparelho celular, e fazer pressão nos assuntos de seu interesse - comentou Coimbra.

Perguntado se as mídias sociais podem afetar a democracia no período de eleições, Fábio avalia que o modelo de negócios das redes sociais que utilizam algoritmos de inteligência artificial para traçar o perfil de usuários, pode auxiliar no alcance e engajamento do candidato. Ele reforça, porém, a importância de que a ferramenta não seja utilizada apenas para conquistar votos.

- Em eleições como a deste ano, qualquer estratégia capaz de atrair a atenção dos eleitores faz uma diferença enorme. Ficar atento ao que os eleitores e os outros candidatos estão dizendo e definir atributos que permitem direcionar a mensagem é fundamental.Mas fazer isso apenas pelo voto será um tiro no pé da democracia. É preciso identificar semelhanças no perfil, crença e valores com os seus apoiadores – alertou.

Confira as datas e os convidados da Live “Momento Político” nas redes sociais do Interlegis.