Em ano de eleições municipais, Interlegis lança vídeo sobre presença da mulher no poder

Em ano de eleições municipais, Interlegis lança vídeo sobre presença da mulher no poder

O Interlegis lançou nesta quarta-feira (20) um vídeo sobre as estratégias para mulheres fortalecerem suas competências. Ele é baseado nas reflexões construídas pela professora  Gisèle Szczyglak, doutora em filosofia política pela Universidade de Toulouse II e palestrante mundial sobre liderança feminina. A animação apresenta dados sobre a presença das mulheres na política brasileira – especialmente no Legislativo.

Entre os temas exibidos no vídeo estão liderança, obstáculos encontrados pelas mulheres, influência e retrato ideal de uma líder, comunicação e estratégias de alianças no trabalho. O trabalho motiva o debate sobre medidas que fomentam a inserção  feminina em cargos de poder. Mesmo com campanhas por mais mulheres em cargos de chefia nas organizações corporativas e ambientes políticos, elas continuam sendo minoria.

De acordo com o ranking da Inter-Parliamentary Union, o Brasil ocupa a 154ª posição entre 193 países quando o quesito é representação feminina em parlamentos. No Senado Federal, dos 81 senadores, a atual bancada feminina é de 12 parlamentares eleitas e 11 em exercício – número que, inclusive, foi reduzido no último pleito, de 2018.  Já nos municípios, as mulheres representam 15% da ocupação em câmaras municipais e assembleias legislativas, conforme levantamento do TSE.

Em outro vídeo lançado recentemente pelo Interlegis, a primeira senadora da República, Eunice Michiles, fala sobre a importância da participação da mulher na luta eleitoral e dá um recado para quem deseja concorrer nas eleições municipais.

– Participem, mostrem a sua capacidade, a sua total condição de pleitear um lugar ao sol. Ao exercerem seus mandatos, não esqueçam a lógica feminina, olhem pelos mais pobre e necessitados. Lutem por justiça, transparência e absoluta honestidade. Dessa forma, vocês trarão benefícios para o país – aconselhou.

Making of

A roteirista do filme foi a servidora Dinamar Rocha, coordenadora de relações institucionais do Interlegis. Ela conta que participou de uma palestra de Gisèle Szczyglak em Brasília e, quando os questionamentos sobre a baixa participação das mulheres apareceram nos cursos e oficinas, pensou que seria um bom momento para falar mais sobre o assunto por meio de um vídeo explicativo.

-- Eu quis traduzir em exemplos práticos os obstáculos que as mulheres enfrentam para chegar e se manter no poder. Uma cena específica mostra muito essa diferenciação entre homens e mulheres no ambiente do trabalho. Um homem segura o ombro de uma colega, que está sentada numa cadeira. E o olhar dela diz tudo.

A cena foi uma das escolhidas pelo estagiário Matheus Rocha, responsável por dar vida ao roteiro de Dinamar. Ele animou, escolheu imagens e até narrou o trabalho.

- Eu gostei de tudo do vídeo, desde a montagem até a finalização, em que usamos a música de Chiquinha Gonzaga. A escolha de cada foto e vídeo, a animação, tudo foi feito com um tom leve e colorido, sem deixar de lado a seriedade com que o assunto precisa ser tratado.

 

Guilherme Nascimento, sob supervisão de Milena Galdino