Diretor-Executivo do Interlegis participa de Live sobre monitoramento de notícias em ano de eleição

Empresa de Monitoramento Knewin convidou diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, para debater sobre importância de monitoramento de mídias em Live nesta quarta-feira (07)

08/10/2020

Por que monitorar notícias e redes sociais em um ano de eleição é tão importante? O questionamento foi tema central do Webinar desta quarta-feira (07), promovido pela Empresa de analytics Knewin. Na Live foram debatidos temas voltados as eleições deste ano, com foco na importância do cuidado com a imagem no cenário político, o impacto das fake news e das novas mídias e o papel do monitoramento neste contexto.

O Webinar reuniu os especialistas Márcio Coimbra, Diretor-Executivo do Interlegis, Cleber Benvegnú, Articulista Político e Conferencista de temas ligados à comunicação, e Marcio de Freitas, Analista Político da FSB Comunicação. A mediação do encontro foi feita por Fábio Rios, CSO da Knewin.

Para responder o tema central do Webinar, os palestrantes atribuíram ao advento das Fake News e à velocidade com que a informação é passada, a importância de se monitorar continuamente as notícias que saem nas mídias a respeito do candidato.

- Não adianta fazer comunicação esporadicamente, é necessário fazer uma comunicação constante e ágil, para saber como agir e dar a resposta necessária a cada notícia falsa que surgir a respeito do candidato. O monitoramento é uma ferramenta essencial para você trabalhar hoje e ter os resultados no final, é preciso fazê-lo antes, durante e após o processo eleitoral – avaliou Freitas.

Perguntado sobre os riscos de não se fazer um monitoramento efetivo durante a campanha eleitoral, Márcio Coimbra avaliou que é a imagem política da personalidade que está em jogo.

- É preciso ter um bom relacionamento com os jornalistas e os veículos de comunicação, além de realizar um constante monitoramento. Se você não tiver boas relações públicas o dano de imagem que lhe pode ser causado em poucos minutos, com notícias falsas espalhadas pela mídia, é imensurável – ressaltou Coimbra.

Cléber Benvegnú fez uma analogia sobre a relação entre o monitoramento de mídias e o seguro de vida.

- Não tem como pensar em reputação e não pensar em reputação digital. O monitoramento virtual é como um seguro de vida, uma vez que der resultados positivos já se paga – refletiu.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018), que estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, também foi abordada pelos especialistas. Coimbra avalia que essa legislação pode gerar resultados positivos a longo prazo, no entanto, ainda se encontra em processo de adaptação.

-  A busca é sempre ter um maior arcabouço de normas que torne o sistema mais confiável dentro de um regramento. Vamos ter impactos com a regulamentação dessa Lei ainda nessa eleição, mas um impacto pequeno, porque estamos no processo de adaptação. Uma legislação tão nova vai trazer também questionamentos à medida em que surgirem desdobramentos – disse.

Para Coimbra, a velocidade das mídias sociais tem o poder de mudar as regras presentes na legislação. Ele se refere ao 5G, tecnologia que promete trazer impactos em todas as frentes do país.

- A LGPD vai gerar seus primeiros impactos e, após isso, teremos um período de acomodação. A partir desse período iremos conseguir entender os efeitos desse processo, mas é preciso entender que a legislação anda num ritmo e a tecnologia é cem vezes mais rápida. É fundamental focarmos na questão do 5G, que irá mudar as relações econômicas do nosso país e trazer impactos nas campanhas e na vida da política – ressaltou.

Ainda sobre regulamentação, o diretor-executivo do Interlegis avalia que é necessário encontrar mecanismos para driblar o cenário em que se vive hoje com o fenômeno da pós verdade.

- Hoje vivemos o fenômeno das narrativas, pós verdades, onde o que um indivíduo ou grupo acredita torna-se mais importante do que os fatos. A Rússia é um bom exemplo de movimento transnacional que interfere desde as eleições nos Estados Unidos, até nas da Macedônia, ou em um referendo como BREXIT, e isso incita instabilidade política em outros países. É preciso combater a comunicação errada com mais comunicação e, a boa comunicação é um instrumento de guerrilha digital nesse processo – concluiu.

Acompanhe o Webinar na íntegra. Clique aqui.

Sobre a Knewin

Fundada em 2011, a Knewin é uma empresa de tecnologia que tem como propósito tornar a informação útil e acessível aos seus clientes. Por meio da sua plataforma global de soluções, auxiliam empresas a terem uma visão abrangente e estratégica de suas marcas dentro das mídias tradicionais e novas, com uso de big data analytics e inteligência artificial.