Vereadores de São Sebastião do Paraíso conhecem “cardápio” de serviços do Interlegis

Grupo pede Portal Modelo e SAPL

O convênio com o Interlegis foi assinado em 2005. De lá para cá, no entanto, após mudanças de mandato, a parceria entre a Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, MG, e o Programa Interlegis nunca se consolidou.

Muito antes de o atual presidente assumir um cargo eletivo, servidores da casa legislativa visitaram o Interlegis e concluíram pela necessidade de se adquirir o Portal Modelo e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo. Apenas hoje, quando o presidente e três vereadores, todos em seu primeiro ano na vereança, vieram ao ILB para conhecerem o seu braço nos municípios é que as negociações para o estreitamento dessa parceria começaram. A câmara saiu disposta a solicitar os produtos Portal Modelo, Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), Serviço de Hospedagem e e-mail legislativo.

“Temos de renovar. Mandato novo, tudo novo”, disse o presidente Lisandro Monteiro. Segundo Lisandro, embora a estrutura física da casa seja boa, está na hora de atualizar sistemas e processos. “Acredito que o Interlegis possa ser um grande parceiro nessa empreitada”, afirmou.

Eles foram orientados sobre como solicitar os treinamentos Interlegis, em especial as Oficinas de Portal Modelo e SAPL, para breve e de revisão de marcos jurídicos e Câmara Verde, posteriormente. A atualização dos textos da Lei Orgânica e do Regimento Interno foi apontada como uma das principais urgências da Câmara. Os vereadores gostaram de saber da gratuidade dos serviços disponibilizados pelo Interlegis.

Acompanhando o vereador estavam o vice-presidente da casa, Ademir Ross, o segundo vice-presidente, Vinicio Scarano e o vereador Luis de Paula. O grupo foi recebido pelo servidor do ILB, Janary Nunes, do Serviço de Planejamento e Acompanhamento da Comunidade.

São Sebastião do Paraíso está no sudoeste mineiro,  a 70 quilômetros de Franca-SP. A principal atividade econômica da região é a agropecuária, mas o município tem vocação para a Tecnologia, tanto assim que a Universidade de Lavras está construindo um Campus em São Sebastião com cursos de engenharia de produção e de software. Para o vereador Vinicio, é certo que um evento Interlegis na região irá atrair um considerável número de câmaras. “Temos em torno de 15 municípios próximos. Vamos conversar com todos os presidentes.”