Encontro Interlegis precede Cúpula do BRICS em Brasília

No encontro desta quinta-feira no Interlegis/ILB, a Senadora Soraya Thronike disse acreditar na convergência de interesses dentro do bloco, baseada no desejo de crescimento econômico e na busca pelo avanço científico e tecnológico

O Encontro Interlegis – BRICS – Riscos e Oportunidades – Para onde vai o Brasil? – reuniu especialistas para discutir o futuro do Brasil dentro do BRICS, e os aspetos mais relevantes das relações econômicas entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Convidada especial para a abertura do evento, a Senadora Soraya Thronicke (PSL/MS), defendeu a abertura comercial brasileira implementada pelo atual governo e diz ver muitas oportunidades nas relações com estes países. Ela reconhece divergências ideológicas dentro do bloco, mas acredita que o pragmatismo dos interesses econômicos deve prevalecer.

De acordo com a senadora, que é Presidente da Comissão de Agricultura do Senado Federal, o Brics representa uma “ponte muito segura” para aumentar o fluxo comercial brasileiro com os mais diversos mercados internacionais. Soraya Thronike disse testemunhar o périplo do atual governo, em especial da Ministra da Agricultura Tereza Cristina e do próprio Presidente da República, para estabelecer relações bilaterais com as mais diversas economias do mundo.

“Vejo no BRICS uma gama de oportunidades capaz de aumentar a participação do Brasil no comércio internacional”, completou Thronicke.

Já o Diretor-Executivo do Interlegis/ILB, Márcio Coimbra, agradeceu o apoio do Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, que, segundo ele, pede prioridade em temas de grande relevância para o país nos Encontros Interlegis. Coimbra traçou um breve histórico do BRICS. Ele acredita que ao longo do tempo, os países trilharam caminhos distintos, o que torna fundamental a discussão sobre riscos e oportunidades para o Brasil daqui para a frente. Márcio Coimbra afirmou que o atual governo, na figura do chanceler Ernesto Araújo, tem reafirmado a convergência do Brasil com os princípios da civilização ocidental, o que muda o eixo político do Brasil no contexto internacional.

A Décima Primeira Cúpula dos Brics acontece em Brasília nos dias 13 e 14 de novembro, e irá abordar uma série de temas sensíveis para as relações diplomáticas, entre eles, ciência, agronegócio, matrizes energéticas, tecnologia, inovação e crimes transnacionais.