Nova oficina do Interlegis ensina aplicar ferramentas que conectam as cidades com as pessoas

O senador Esperidião Amin apoiu a realização do treinamento

A oficina Interlegis “Cidade Inteligente, Gestão Eficiente” teve sua primeira edição ontem (18), na cidade catarinense de Blumenau, na câmara municipal. O treinamento recebeu o apoio do senador Esperidião Amin (PP - SC).

Quase 50 participantes estiveram no treinamento que tem o objetivo de ensinar como relacionar os aspectos sociais, urbanos, ambientais e econômicos a fim de realizar de maneira eficiente a gestão de políticas públicas.

Luis Fernando Pires Machado, servidor do Senado Federal, idealizador do curso, explica a gestão eficiente implica na adoção de ferramentas que modernizam a cidade e a conectam com as pessoas, com os processos e com a inovação tecnológica.

– As dificuldades da atualidade em que se encontram quase todos os municípios não impedem que aqueles que assumam um compromisso se destaquem no quesito gestão pública – afirma Luís.

– Só com uma gestão eficiente é que se pode chegar a uma cidade inteligente – finaliza.

O evento contou com a participação do coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do ILB, Leonardo Gadelha.  Em sua fala, Leonardo lembrou o foco de atuação do Interlegis e do ILB, hoje voltado para a capacitação:

– É nas cidades que tudo acontece. É dentro dos municípios que a vida toma forma, e foi tendo isso em mente que foi criado o Programa Interlegis. Nosso objetivo no Instituto Legislativo Brasileiro é dotar as câmaras e as assembleias dos mesmos mecanismos qualificadores que os servidores do Senado têm à sua disposição – disse o coordenador.

Já o vereador Almir Vieira, primeiro-secretário da Câmara de Blumenau, ao dar as boas-vindas, também falou da importância da oficina:

– A partir do momento que conseguimos compreender o que precisa ser feito nas nossas cidades, nós começamos a entender a linguagem da sociedade.

O treinamento também teve a aprovação dos alunos, como servidora Selma, de Buritis – RO, que disse que ele contribuiu para ela amadurecer ideias que serão importantes para o trabalho atual que a sua câmara está realizando de atualizar o Plano Diretor.

– O assunto do curso deve ser o foco principal do planejamento futuro do desenvolvimento urbanos dos municípios.