Interlegis apresenta ferramentas de cidadania e democracia na CDH do Senado

Coordenador-geral falou sobre os produtos tecnológicos e as ofertas de cursos gratuitos

O coordenador-geral do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Floriano Filho, esteve na manhã desta quinta-feira na sala de reuniões da Comissão do Direitos Humanos do Senado Federal para falar sobre as ferramentas para cidadania e democracia desenvolvidas pelo Instituto e pelo Programa Interlegis. A apresentação ocorreu durante sessão presidida pelo senador do PT gaúcho, Paulo Paim.

Floriano afirmou que a falta de capacitação é um dos desafios nacionais. Ele fez um breve traçado do cenário atual que coloca em lados opostos, de um lado, uma imensa quantidade de pessoas desempregadas, e de outro, muitas empresas em busca de pessoal qualificado para preencher seus quadros.

Floriano fez a introdução para apresentar os pilares de atuação do Instituto, segundo ele, voltados para as frentes educação – uma resposta para a situação que descreveu – , fortalecimento da democracia e debates sobre temas nacionais e internacionais.

O coordenador também lembrou que os cursos a distância do ILB, sobre diversos temas, estão disponíveis na plataforma de ensino Saberes, dentro do portal do Interlegis, e podem ser acessados de maneira gratuita por qualquer cidadão.

– São diversos assuntos e temas: várias áreas do direito, orçamento público, economia, comunicação, política e as pessoas têm acesso a todas essas informações – explicou.

Sobre o fortalecimento da democracia e da articulação política, Floriano lembrou os produtos tecnológicos Interlegis, como o Portal Modelo e o SAPL, que possuem módulos que melhoram a transparência e a comunicação das câmaras municipais com as comunidades.

­Em sua fala, Floriano afirmou que muitas vezes, o que faltam são iniciativas que auxiliem as casas a disponibilizarem de forma correta as informações e a institucionalizarem procedimentos que as ajudem a se preparar melhor, por isso o Interlegis desenvolveu para elas soluções como portal, e-mail legislativo e hospedagem de sistemas.

– Hoje mais de duas mil casas legislativas participam, ou estão em vias de participara dessa nossa rede – pontuou.

Para finalizar, ele firmou a vocação do ILB como centro de debates de temas nacionais e internacionais o que tem sido grandemente explorado com a realização de inúmeros encontros sobre logística, infraestrutura, governança e outros assuntos da pauta nacional.