Gestores encerram Oficina Câmara Verde com Planos de Logística Sustentável encaminhados

Parceria do Interlegis com apoio da Câmara dos Deputados certificou 34 servidores em Franca

*com informações do portal da Câmara Municipal de Franca

 

A Oficina “Câmara Verde”, realizada na Câmara Municipal de Franca em parceria com o Programa Interlegis, do Senado Federal, foi encerrada na tarde de hoje, 05. Ao todo, 34 pessoas participaram do curso, representando órgãos públicos das cidades de Franca, Presidente Prudente, Batatais, Guará e Cássia. O curso era gratuito e ofereceu certificado.

O objetivo principal do workshop é o de orientar como elaborar Planos de gestão nas áreas de sustentabilidade e acessibilidade para Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. Para isso, a “Câmara Verde” contou com três instrutores: Luiz Vicente Braga, coordenador do projeto EcoCâmara da Câmara dos Deputados; Danielle Abud, servidora do Senado Federal e doutora em Sustentabilidade, e Francis Lobo Monzo, assistente social do Senado.

“Precisamos inserir a sustentabilidade no cotidiano da Administração Pública de forma simples, monitorando a água, a energia elétrica e o gerenciamento de resíduos sólidos. Um primeiro diagnóstico também envolve indagar se a Administração precisa comprar tantos materiais”, opinou Abud. “Existem inúmeros projetos de sustentabilidade que as Câmaras Municipais podem desenvolver, que apresentarão tanto resultados econômicos quanto simbólicos, sendo ambos importantes para a sociedade”, completou Braga.

O campo da acessibilidade ficou por conta de Francis Lobo. “O maior desafio que temos é convencer as pessoas de que a acessibilidade é importante. Inclusive existem barreiras no nosso comportamento que impedem a inclusão das pessoas com deficiência. Você pode fazer tudo, colocar piso tátil, rampa, mas se uma pessoa estacionar o carro numa vaga preferencial, a acessibilidade acaba”, comenta Francis, que trabalha na área de acessibilidade há seis anos no Senado.

Para Danielle Abud, o resultado foi muito positivo, na medida em que os gestores tiveram contato com o Plano de Logística Sustentável e o Plano de Acessibilidade e foi possível delinear os processos para que eles delineassem os projetos para as suas respectivas casas legislativas. “Eles saíram daqui com um roteiro pronto, de ações possíveis de serem implementadas, a exemplo do eixo temático da água, da energia, de compras e contratações e de acessibilidade” – disse ela.

Este roteiro, segundo Danielle, dá elementos para que as casas monitorem suas ações por meio de indicadores, prazos e metas. O compromisso maior do Senado, acrescentou, era a troca de experiências, e isso foi feito, plantando sementes para ações futuras.

Ao todo, o “Câmara Verde” ofereceu 15 horas de treinamento aos inscritos. Foi o segundo evento realizado pelo Interlegis na Câmara de Franca em 2019: o primeiro debateu a questão dos Marcos Jurídicos entre 26 e 28 de março.