Exemplos de cerimônias nas casas legislativas são analisados durante oficina Interlegis

Curso vai acontecer de 24 a 26 de junho

O papel do Cerimonial no ambiente Legislativo é o tema em destaque na oficina de Comportamento e Imagem Pública - Cerimonial no ambiente legislativo, que irá acontecer nos dias 24 a 26 de junho em Cruzeiro do Sul - AC. A capacitação, uma parceria entre o Interlegis e a Câmara Municipal do Município, terá carga horária de 16h e dará direito à certificação.

A oficina será ministrada pelo instrutor Francisco Etelvino Biondo, servidor do Senado Federal. Trata-se não apenas de regras do cerimonial. Nos dias de treinamento, também são trabalhadas questões como comportamento, postura, convenções sociais, regras de precedência e o uso e emprego dos símbolos nacionais.

O treinamento de cerimonial é bastante solicitado, uma vez que as dúvidas em torno do assunto são recorrentes para pessoas que não são formadas na área, mas atuam no setor em suas casas legislativas. Informações sobre como receber autoridades e sobre o comportamento adequado dos servidores e até dos próprios parlamentares são questões constantes. Para os profissionais, a oportunidade serve para aprimorar os conhecimentos e a aplicação no dia a dia da rotina de trabalho.

A programação inclui temas como definições de cerimonial, protocolo e etiqueta; a importância do cerimonial nas organizações modernas e a função comunitária do protocolo. Aborda também recepções oficiais, apresentação pessoal, atendimento ao público e a composição de mesas de jantares oficiais.

Casos concretos de exemplos bons e ruins são trazidos para a discussão. Até cenas de brigas em plenário e tumultos durante posses presidenciais são utilizadas para demonstrar que o desrespeito e a falta de observância às normas de boa convivência passam uma imagem negativa do Parlamento.

Ao mesmo tempo, Francisco Biondo dá exemplos de Parlamentos em vários países em que o comportamento é bem distinto, resgatando a importância da etiqueta como a forma da boa convivência entre as pessoas.

Mais detalhes e outras informações no Menu Agenda de Eventos.