Engitec 2019 discute a inovação além da tecnologia

Profissionais de TI vindos de todas as regiões do país e ligados a atividade legislativa, ficam em Brasília até sexta para demonstrar que a inovação inclui pessoas, comportamentos e atitudes

Foi realizada nesta quarta-feira (20), a cerimônia de abertura do 11º Encontro Nacional do Gitec (Grupo Interlegis de Tecnologia), o Engitec. O tema deste ano é “Inovação, além da Tecnologia. O evento vai até sexta (22)  no auditório do Interlegis/ILB.

O Diretor-Executivo do Interlegis/ILB, Márcio Coimbra, afirmou que está implementando uma diretriz definida pelo Presidente do Senado,  Davi Alcolumbre, ao priorizar a digitalização e a inovação no aperfeiçoamento das escolas de governo em todo o país.

--- Quando assumimos o Interlegis/ILB nós fizemos uma opção que é transformá-lo em uma escola digital. É muito importante  para chegar todos os lugares dos país que nós estejamos com plataformas digitais efetivas atingindo as pessoas. Ao invés de nós termos uma estrutura antiga, vetusta e pesada aqui em Brasília, onde as pessoas tenham que se deslocar até aqui, nós estamos levando educação para os estados--- Esta é a grande mudança em curso, segundo Coimbra.

A importância da troca de informações entre o Senado e os corpos legislativos de todo o país foi enfatizada por Leonardo Gadelha, coordenador-geral do Interlegis/ILB. Em seu discurso na cerimônia de abertura, ele enfatizou que o mundo assiste a um processo nunca visto em sua história, em que a tecnologia intensifica o ritmo de mudanças na sociedade a um ponto que pode ser benéfico, mas que também gera grandes riscos de crises.

— A grande missão do 11º Engitec é oferecer subsídios para o Interlegis/ILB que, por sua vez, pretende levar essas informações ao conhecimento dos senadores, ao conhecimento da comunidade legislativa como um todo, sobre os parâmetros que vamos impor aos avanços da tecnologia — apontou Leonardo.

Sesóstres Vieira, coordenador de Tecnologia da Informação (Cotin) do Interlegis/ILB, esclareceu que, ao contrário do senso comum, nem sempre inovação exige tecnologia.

— Inovação às vezes é combinar coisas já existentes, usando ferramentas que já temos, e que permitam maior eficácia, eficiência e que aproximem o cidadão do Legislativo — argumentou Sesóstres.

Nerds

O Gitec surgiu há 15 anos, formado por um grupo de voluntários e nerds que já traziam desde então ideias inovadoras para o Senado, segundo explicou a presidente da comissão organizadora do 11º Engitec, Alzira Fernanda Oliveira, da Câmara Municipal de Paracatu, MG. Conforme ela, o aprendizado em conjunto e a troca de experiências do Senado com técnicos de Tecnologia de Informação (TI), vereadores e representantes de Câmaras Municipais criou laços de confiança e pertencimento ao grupo.

— Hoje, formamos uma referência de família que reúne gente de todos os cantos do Brasil, unida na construção de um processo de modernização do legislativo brasileiro — afirmou Alzira.

Segundo o Interlegis/ILB, o Engitec tem o objetivo de reunir todas essas informações espalhadas pelo país de modo que inovações tecnológicas sejam interligadas às rotinas do ambiente legislativo. Para tanto, desde segunda-feira (18), o encontro promove palestras e oficinas com temática voltada às novidades nos processos de trabalho das casas legislativas.

Após a cerimônia de abertura, o palestrante foi Henrique Porath, chefe do Núcleo de Apoio à Inovação (Nainova) do Senado, que falou sobre “Inovação no Legislativo – se podemos e devemos, como fazemos? ”. Em seguida, foi a vez de Luiz Fernando Pires Machado, chefe de gabinete do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) discorrer sobre “Interlegis: uma trajetória de inovação”.

programação até sexta-feira (22) inclui palestras e oficinas que podem ser assistidas pelo Youtube e pelo portal e-Democracia do Interlegis, sendo que neste último é facultada a participação interativa do internauta com os palestrantes.