Câmara de Videira vai utilizar produtos Interlegis

Vereador Wilson Paeze esteve na sede do Programa para fazer solicitação

O vereador Wilson Paeze, da Câmara Municipal de Videira –SC, pretende levar ferramentas e oficinas do Interlegis para a casa legislativa. Em seu segundo mandato, Wilson veio a pedido do presidente Nédio Martins para conhecer o Interlegis e o trabalho que o Programa desenvolve em prol da modernização das câmaras municipais e assembleias legislativas.

Em 2017, quando Wilson era presidente, a Câmara criou sua escola do legislativo. “Qualificar servidores e mesmo os vereadores é uma necessidade de câmaras em muitos lugares”, explicou ele. Foi em busca de qualificação que ele esteve na sede do Interlegis nesta manhã.

Recebido pelos servidores do ILB, JB de Góis Jr e Janary Nunes, Wilson decidiu apresentar ao presidente da Câmara as opções de treinamentos que a casa pode solicitar. Particularmente as oficinas Câmara Verde, e-Democracia e revisão de regimento interno e lei orgânica. as oficinas e os produtos disponíveis para as casas legislativas.

O vereador também irá propor a adoção dos sistemas de Portal Modelo e SAPL, gratuitos, a exemplo de todos os outros produtos. Hoje a Câmara paga empresas terceirizadas para ter alguns produtos.  O vereador, com formação na área jurídica, também gostou de saber do módulo de compilação e articulação de textos jurídicos presente no SAPL. Ele contou que a Câmara contratou um instituto privado para realizar este serviço, mas não teve o resultado esperado.

Ainda com respeito à capacitação, Wilson explicou que é bastante comum um vereador não compreender o seu papel se limitando a fazer, durante o mandato, indicações sobre construções de estradas ou prédios e se desviando das obrigações de legislador e fiscalizador do poder Executivo. Em razão disso, ele solicitou a ida do servidor Janary Nunes à Câmara para ministrar a palestra "O Papel do Vereador".

A Câmara irá contar com o suporte do senador Esperidião Amim para a realização das oficinas em breve. Acompanhado de JB, o vereador Wilson visitou o senador em seu gabinete, quando ele afirmou que irá apoiar as ações.