Câmara de Bom Despacho aprova congratulações ao Programa Interlegis

Moção foi encaminhada ao vice-presidente do Senado, Antonio Anastasia

A Câmara Municipal de Bom Despacho, cidade de 50 mil habitantes na região central de Minas Gerais, aprovou uma moção de congratulações ao Programa Interlegis pelo trabalho de modernização desenvolvido junto às casas legislativas. A proposição, aprovada no último dia 4, é de autoria do vereador Vital Libério Guimarães e foi encaminhada ao senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), vice-presidente do Senado, que tem incentivado ações do Programa no Estado.

Na correspondência, enviada também ao Facebook do Interlegis, o vereador destaca o estímulo à modernização feito pelo Programa em diversas ações, das quais servidores da Câmara de Bom Despacho têm participado. Eles estiveram presentes, por exemplo, em Oficinas realizadas em outras cidades mineiras, como Betim e Três Corações. Nesta última, a ênfase foi para a instalação e utilização da ferramenta conhecida como SAPL, o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (ver abaixo), citada na moção.

O vereador também salienta que os produtos e serviços Interlegis são disponibilizados sem custos para as casas legislativas. O Programa Interlegis, que desenvolve ações para a modernização do Legislativo, é executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal.

 

Sobre o SAPL

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo foi desenvolvido e é mantido pelo Programa Interlegis para facilitar a rotina das casas legislativas. Trata-se de uma ferramenta que informatiza o processo interno, sem custos financeiros para a Câmara. Com o lançamento da versão 3.1, o novo SAPL vem com Painel Eletrônico e Compilação de textos.

Entre suas funções estão também: elaboração de proposições; protocolo e tramitação das matérias legislativas; organização das sessões plenárias; manutenção da base de leis e consultas às informações sobre mesa diretora, comissões, parlamentares, ordem do dia, votações.

Além de simplificar a atividade do parlamentar e dos servidores, o SAPL colabora com a transparência da casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal ou estadual.