Ações do Interlegis/ILB são apresentadas em Encontro

Medidas para o fortalecimento do Programa foram o tema do evento

O Interlegis/ILB realizou na manhã desta terça-feira, 1º, o evento intitulado “Interlegis – um programa em expansão”. O objetivo foi apresentar as ações do Instituto para alcançar a meta de fortalecer o Interlegis de forma a fazer com que ele continue no rumo correto para alcançar o verdadeiro potencial cívico e cidadão para o qual foi criado.

O diretor-executivo do Interlegis/ILB, Márcio Coimbra, afirmou que quando foi convidado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a assumir a direção do Instituto, a missão recebida foi a de dar maior abrangência ao trabalho de modernização, capacitação e integração realizado pelo Interlegis em todos os cantos do país. A tarefa, disse o diretor, estava em completa sintonia com a intenção do primeiro-secretário do Senado, Sérgio Petecão, que tem manifestado constantemente a intenção de fazer o Interlegis beneficiar todos os munícipios.

As frentes abertas são as mais diversas, uma vez que a nova gestão chegou com o ímpeto de ampliar o leque de ferramentas de capacitação usado pelos Senadores. Além das oficinas, os chamados "Encontros Interlegis" foram trazidos também para Brasília e transmitidos em parceria com a TV Senado, portal e-Cidadania e em streaming para as câmaras legislativas de todo Brasil. Esta série de eventos já foi aberta por diversos senadores como Zequinha Marinho, Rodrigo Cunha, Lasier Martins, Fernando Collor, Marcos Rogério, Ângelo Coronel, Otto Alencar, Sérgio Petecão e Márcio Bittar. Outros já estão agendados para eventos futuros.

O Interlegis, nesta nova gestão, está abrindo caminho de reconexão com diversos lugares do Brasil. Para isso, o diretor-executivo tem ido pessoalmente nos estados menos atendidos.

– Estivemos em Rio Branco - AC, fortalecendo os laços com a escola do legislativo, em Porto Velho - RO, levando oficinas de capacitação, em Manaus - AM, aonde estabelecemos uma excelente parceria com a Câmara Municipal, Cuiabá – MT, que internalizou nossos cursos de EaD sem tutoria e Teresina – PI, que possui um núcleo local de capacitação do Interlegis nos domínios da Assembleia Legislativa. Em Aracaju – SE, agora contamos com enorme parceria da Assembleia e sua escola de governo. Isto sem contar o sertão baiano, quando estivemos em Serrinha levando nossas oficinas para todos os municípios do interior – lembrou Coimbra.

O programa tem atendido mais, melhor e com mais economia. O Interlegis hoje atende a mais municípios, mais senadores, mais estados, com maior qualidade, com custo mais baixo. Em poucos meses, foram realizados 35 eventos em 16 estados, atendendo as demandas de mais de 18 senadores com redução de custos de 15%.

Durante o evento, a nova face do portal Interlegis foi apresentada. O projeto foi desenvolvido a fim de transformar o portal do Interlegis a porta principal de acesso aos serviços oferecidos pelo Instituto na qualidade de Escola de Governo e também de gestor do Programa. Agora é possível acessar todas as opções de serviço disponíveis para a sociedade a partir do site do Interlegis, otimizando as vias de acesso aos cursos de educação à distância abertos ao público em geral e gratuitos.

– Entramos em uma nova fase, com o ILB e Interlegis cada vez mais integrados, formando um só núcleo, que a partir desta gestão voltou seu olhar para a educação digital. Estamos focados em EaD e todo o leque de abrangência que ele nos abre.

O evento foi marcado por uma retrospectiva dos 20 anos de história do Interlegis, com palestra do diretor pioneiro do Interlegis, Armando Nascimento, e com a fala do servidor aposentado do Senado, consultor e professor de História, Antônio Barbosa. Ambos fizeram uma conexão entre as bases do Interlegis, fincadas em uma vocação para a cidadania, e seu poder de alcance que extrapola assembleias e câmaras para chegar a todos os cidadãos.

Encerrando o evento, o senador Petecão agradeceu ao trabalho da diretoria e do corpo técnico do ILB, que aceitaram ao seu convite de chegar em todos os cantos do país e afirmou:

– Da minha parte, o que estou fazendo é dar condições para que nossos técnicos continuem esse trabalho maravilhoso em todo o Brasil. Esse caminho é gratificante! – concluiu.