Treinamentos marcam primeiro dia do Encontro de Tecnologia

Servidores de TI de 25 casas legislativas destacam gratuidade dos sistemas e transparência

 

Começou nesta segunda, 19, a 10ª edição presencial do Grupo Interlegis de Tecnologia (EnGITEC) que este ano tem como tema “Parlamentos do Futuro”.  Salas do Prodasen e do Interlegis receberam três Oficinas - Portal Modelo, Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e e-Democracia. Ao todo, participaram 28 profissionais de Tecnologia da Informação, secretários e diretores de 25 Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas vindos de todo o país.

A Oficina de Portal Modelo, ministrada pelo servidor José Bonifácio Góis, buscou reforçar o uso dos recursos oferecidos pelo programa. Os alunos analisaram cada um dos portais das Câmaras presentes e trocaram informação sobre como poderiam melhorar o sistema. Eles optaram por criar um Portal que funcione como “banco de referências” para as outras casas.  

“Nós viemos aprofundar o que já sabemos e absorver o máximo de novas informações possíveis. Além de implementar na nossa Câmara, pretendemos passar as informações para as casas próximas”, afirma André Moraes, Técnico de informática da Câmara Municipal de Sinop (MT). Segundo o servidor, a parceria da casa com o Interlegis é antiga:

_ “Conhecemos o programa há 7 anos. No início, as pessoas ficaram desconfiadas. Elas achavam que ninguém podia oferecer tantos benefícios gratuitamente. Eu insisti e hoje somos referência para as Câmaras vizinhas”, ressalta.

O treinamento de SAPL, a cargo do técnico do Interlegis Adalberto Oliveira, também buscou ensinar os alunos a usar as novas funcionalidades da ferramenta. Segundo o servidor Anderson Sossela, auxiliar de secretaria da Câmara Municipal da Lapa (PR), a tecnologia está totalmente presente no cotidiano das pessoas, refletindo, assim, nas atividades das Câmaras.

_“O tema é ‘Parlamento do Futuro’; eu acho que aprofundar no entendimento das ferramentas tecnológicas é fundamental para termos um parlamento modernizado e transparente no futuro. É isso que a sociedade quer. Estamos nos empenhando para aprender a manusear a nova versão do SAPL”, destaca Sossela.

Diego Cunha, analista legislativo da Câmara dos Deputados, ministrou a oficina de E-Democracia, ferramenta inovadora que busca aumentar a transparência e a participação popular nos processos legislativos. Adriana Chaves, gerente legislativa da Câmara Municipal de Piraí-RJ, participou da Oficina e comenta:

_ "Agora podemos contar com mais uma ferramenta para disponibilizar ao cidadão. Aqui podemos compartilhar soluções, trocar ideias e tirar muitas dúvidas.  As aulas estão sendo muito boas" conclui.