Tem início, em Brasília, Oficina de SAPL 3.1

Câmaras que usam o Sistema conhecem as funcionalidades da nova versão

Aproximadamente 20 pessoas estão reunidas neste momento na sala de treinamento do Prodasen, em Brasília, para participar da Oficina de SAPL, a primeira oficina tecnológica do ano.

Os participantes serão treinados para operar a nova versão do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, o SAPL 3.1, que traz duas novas funcionalidades: o painel eletrônico e os textos articulados.

O Painel Eletrônico é uma ferramenta de controle, comunicação e transparência das sessões plenárias. Facilita os trabalhos da Mesa quanto ao encaminhamento das votações e ao controle de tempo dos parlamentares em discursos, apartes e questões de ordem.

Os Textos Articulados são uma nova compilar proposições, matérias legislativas ou normas jurídicas que permite fazer vinculações entre os documentos e ver uma linha do tempo na norma original, com suas diferentes versões.

O coordenador de Tecnologia da Informação do ILB, Sesostris Vieira, abriu os trabalhos explicando que o novo sistema foi totalmente redesenhado para uma plataforma que facilita a colaboração e destacando que o caráter colaborativo do SAPL é o que possibilita incrementos e melhorias.

Sesóstris explicou também que a partir do SAPL 3.1 não haverá mais a necessidade de migração de uma versão do Sistema para outra, uma vez que as funcionalidades que forem desenvolvidas serão incorporadas ao 3.1.

Doze câmaras municipais do Espírito Santo, Pará, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo e a Assembleia Legislativa de Rondônia assistiram à abertura, mas outras casas estão sendo aguardadas. A capacitação se encerra na quarta quando, no período da tarde, tem início nova Oficina.

O curso está sendo ministrado em duas salas pelos instrutores do ILB Cláudio Morale, Adalberto Oliveira, Rodrigo Luz, Josiel Magrini e Luiz Carlos de Freitas.