Têm início em Assaré (CE), nesta segunda-feira, as Oficinas Interlegis

Atividades vão se prolongar durante toda a semana

Teve início na manhã desta segunda-feira, 02/04, a primeira etapa das Oficinas tecnológicas promovidas pelo Programa Interlegis em parceria com a Câmara Municipal de Assaré, cidade no sul do Ceará. Também participam servidores do Legislativo da vizinha Tarrafas. Estes treinamentos fazem parte de ações desenvolvidas pelo Programa Interlegis, vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal, para levar produtos e serviços visando mais transparência e eficiência ao trabalho das casas legislativas.

Estas ferramentas – a exemplo do Portal Modelo para internet, que os servidores estão se familiarizando hoje e amanhã – são desenvolvidas pelos técnicos do Programa em software livre, o que quer dizer que podem ser adaptadas livremente e sem custos pelas Câmaras. Os técnicos do Interlegis, como JB de Góis Júnior e Josiel Magrini, também se deslocam até as casas para promover o treinamento.

A expectativa, segundo JB, é que servidores de mais Câmaras se juntem aos que já se encontram em Assaré para as Oficinas durante a semana, quando, além do Portal Modelo, eles receberão informações sobre instalação e uso do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.

A semana se encerra com o Encontro Interlegis, na sexta-feira, que terá três palestras: O ILB/Interlegis e a Modernização do Legislativo; Transparência no Legislativo; e A importância dos Marcos Jurídicos e sua atualização.

As inscrições para as Oficinas estão sendo feitas no local – Escola Profissionalizante Antônia Niedina Onofre de Paiva. Já para o Encontro, que ocorrerá no mesmo local, podem ser feitas também no portal do Programa Interlegis (http://www.interlegis.leg.br/institucional/eventos/encontro-interlegis-em-assare-ce).

Sobre as Oficinas

As duas oficinas de treinamento, com dois dias de duração cada, pretendem ensinar os servidores das câmaras a utilizar importantes recursos tecnológicos desenvolvidos pelo Interlegis para modernizar e melhorar a comunicação e a transparência nas casas legislativas. No caso, o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) – em sua nova versão, que já vem com painel eletrônico – e o Portal Modelo.

 O Portal Modelo é a plataforma na qual é possível para qualquer câmara municipal colocar o seu site no ar. A organização e a seleção das informações são de autonomia da Câmara, bem como a alimentação da página. Ao Interlegis compete disponibilizar a ferramenta e realizar treinamento. O Portal Modelo é de fácil utilização e não requer grandes conhecimentos tecnológicos.

Já o SAPL é um sistema que automatiza todo o processo legislativo realizado na casa, desde a propositura inicial de uma lei até a sanção. Elimina a necessidade de uso de papel e possibilita que consultas internas sejam respondidas instantaneamente. Tanto o SAPL quanto o Portal Modelo da câmara podem ser hospedados no datacenter do Interlegis em Brasília, o que garante a manutenção da informação de forma segura.

Todas as ações, cursos e produtos Interlegis são gratuitos.