Senador Eduardo Lopes encerra Encontro Interlegis em Cordeiro (RJ)

Além de palestras sobre modernização do Legislativo, evento discutiu sustentabilidade

O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) participou na manhã desta sexta-feira, 15/06, do Encontro Interlegis realizado na Câmara Municipal de Cordeiro, com a realização de palestras sobre modernização do Legislativo, gestão de mudanças e sustentabilidade. Segundo ele, o trabalho realizado teve grande receptividade e vai colaborar na qualificação de servidores e vereadores dos municípios que participaram das ações de capacitação. Além do Encontro, Cordeiro recebeu, nos dias 13 e 14, a Oficina Câmara Verde, que tem como objetivo estimular a adoção de instrumentos de gestão sustentável nas casas legislativas.

Para o vereador José Roberto, que foi da cidade mineira de Ubá para participar dessa atividade, o que foi discutido ali, ele vai implantar na sua Câmara. “Muito do que vimos, nós pensamos em termos de sustentabilidade e vamos levar para a nossa casa, que já tem algumas medidas implantadas” – disse ele.

Além de instrutor da Oficina, Mário Viggiano, Chefe do Serviço de Planejamento e Projetos Especiais do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), ao qual o Programa Interlegis está vinculado, também foi um dos palestrantes do Encontro. Para além das questões práticas, de montagem de um plano de gestão e logística sustentável nas Câmaras, ele pôde se aprofundar na questão da sustentabilidade no Legislativo.

Fábio Renato da Silva, da Coordenação de Educação Superior do ILB, falou sobre o tema “Gestão de mudança e cultura organizacional”. Ele propõe uma discussão sobre novos modelos de governança que tenham como base transparência e a eficiência. E considera que é preciso ir além: “uma abordagem integradora faz-se necessária para redirecionar os esforços para construir uma organização bem-sucedida em múltiplas dimensões: com imagem positiva junto aos públicos de interesse, com uso racional de recursos materiais, mais sustentável e com resultados sociais tangíveis”.

Já Francisco Biondo, Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do ILB, falou sobre a trajetória do Instituto e do Programa Interlegis, que há mais de vinte anos atuam em todo o Brasil junto às casas legislativas para levar produtos e serviços que representem modernização, transparência, eficiência e cidadania.