Sistema que automatiza Processo Legislativo é assunto de Oficina Interlegis em Colinas

Nova versão do SAPL traz painel eletrônico e textos articulados

Desde o dia 23 a Câmara de Colinas (TO) sedia treinamentos oferecidos pelo Programa Interlegis para uso das ferramentas tecnológicas Portal Modelo e Sistema Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Hoje pela manhã teve início treinamento para uso do SAPL. Oito pessoas fazem a oficina que atraiu participantes dos municípios de Lajeado, Presidente Kennedy e Canaã dos Carajás, além da própria Câmara de Colinas.

No início da semana, o coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do ILB, Francisco Biondo, viajou para Colinas para abrir a semana de capacitação. Na ocasião, Biondo destacou que o Interlegis vem desenvolvendo produtos e serviços que buscam melhorar os sistemas de informação das Câmaras Municipais.

Os técnicos do Senado Luiz Carlos Santana e Luiz Carlos Brito são os instrutores. Desde março, as câmaras municipais têm sido capacitadas para uso da nova versão do SAPL, a 3.1. A nova plataforma do sistema, totalmente redesenhada, facilita a colaboração e é aberta a incrementos que, na medida em que ocorrerem não obrigarão à migração para uma nova versão,  já que serão incorporados ao sistema vigente.

O Painel Eletrônico é uma das novidades do SAPL. Trata-se de uma ferramenta de controle, comunicação e transparência das sessões plenárias. A funcionalidade Textos Articulados compila proposições, matérias legislativas ou normas jurídicas e permite fazer vinculações entre os documentos. Apresenta também uma linha do tempo da norma original, com suas diferentes versões.