Primeira Oficina Interlegis de Comunicação Integrada reúne 70 servidores em João Pessoa

Participaram representantes de Câmaras da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte
Primeira Oficina Interlegis de Comunicação Integrada reúne 70 servidores em João Pessoa

Fotos Olenildo - CMJP

Com informações de Moisés Nazário, do Senado Federal:

Começou nesta quinta-feira (23), em João Pessoa, a primeira oficina sobre Comunicação Integrada promovida pelo Interlegis. Com a participação de quase setenta servidores da Câmara de Vereadores da capital e de outros municípios da Paraíba - e até mesmo de Pernambuco e Rio Grande do Norte -  a oficina tem o objetivo de apresentar conhecimentos, estratégias e experiências que possam potencializar a comunicação das casas legislativas.

Até sexta-feira (24), quando a oficina será encerrada, serão abordados temas como cerimonial legislativo, organização de eventos, assessoria de imprensa, mídias sociais e publicidade e marketing.

As boas vindas foram dadas pelo vereador Humberto Pontes, em nome do presidente da Câmara, Marcos Vinícius Nóbrega. Francisco Biondo, coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Interlegis, destacou a responsabilidade dos servidores das casas legislativas em relação à boa comunicação dos atos do Poder Legislativo.

Para a servidora Sara Oliveira, servidora da Câmara de Vereadores de João Pessoa, os funcionários das câmaras realmente precisam de qualificação, principalmente por sentir um certo distanciamento em relação aos grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo. Em sua opinião, as oficinas do Interlegis ajudam a promover essa qualificação ao fornecer conhecimentos e permitir a troca de experiências.

Cerimonial

A primeira oficina abordou o cerimonial oficial e foi ministrada por Francisco Biondo. Ele destacou que o cerimonial público se distingue do cerimonial social e lembrou que ele é regido por leis e decretos, sendo fundamental para conferir caráter oficial aos atos e cerimônias públicas.

Na tarde desta quinta-feira, ocorrem as oficinas sobre organização de eventos, que será ministrada por Cefas Siqueira, coordenador da Secretaria de Relação Públicas, Publicidade e Marketing; e sobre assessoria de imprensa, que será ministrada por Luis Carlos Fonteles, assessor de imprensa da Secretaria de Comunicação do Senado Federal (Secom).

Na sexta-feira, acontecem as oficinas sobre mídias sociais, ministrada pelo coordenador do Núcleo de Mídias Sociais do Senado, Moisés Nazário, e sobre publicidade e marketing, ministrada por Paula Cochrane, do Serviço de Marketing da Secom.

Participantes

Além de João Pessoa, participaram das atividades desta quinta-feira, servidores das Câmaras paraibanas de Miguel de Itaipu, ferreiros, Cabedelo, Caaporã, Sapé, Patos e Campina Grande, além da Prefeitura de Santa Rita. E das vizinhas pernambucanas Recife e Paulista, além da potiguar Tibau do Sul.