Presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Branco (SP) visita sede do Interlegis

José Vicente quer reativar convênio com o Programa

O presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Branco (SP), José Vicente, e seu chefe de gabinete, Joaquim Júnior, visitaram o Interlegis na manhã desta quinta-feira (27), com o propósito de conhecer mais a respeito dos produtos Interlegis. Embora possua convênio com a instituição, a Câmara não utiliza nenhum de seus produtos. O objetivo é modernizar a casa legislativa e, principalmente, atualizar o regimento interno e a Lei Orgânica Municipal.

José Vicente e Júnior foram recebidas pelo servidor Janary Nunes, que orientou sobre o procedimento para que a casa obtenha as ferramentas tecnológicas e informou que nenhuma delas tem custo para as casas. Em breve, a câmara apresentará uma solicitação ao senador do estado, requerendo os produtos e, provavelmente, a realização de Oficina de revisão e atualização de Marcos Jurídicos.

O chefe do Serviço de Planejamento  e Acompanhamento da Comunidade, João Henrique Gouveia, também acompanhou a visita do presidente da Câmara, que contou ainda com a presença de Florian Madruga, presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL).

As ferramentas desenvolvidas pelo Interlegis possibilitam a criação de portal na internet personalizado para a câmara municipal (Portal Modelo), além da automação de todo o processo legislativo, inclusive painel de votação (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo - SAPL). As Oficinas de revisão dos marcos jurídicos, por sua vez, é um treinamento que ajuda a atualizar documentos fundamentais nas relações entre o Legislativo e o Executivo e para o funcionamento das próprias câmaras,  a saber: a Lei Orgânica e o Regimento Interno.

O município de Ribeirão Branco é limítrofe a outros 11 – com isto, pode realizar as ações do Programa Interlegis beneficiando as Câmaras da região. A população é estimada em 18 mil habitantes e o principal produto é a plantação de tomates e a agricultura familiar. Ribeirão Branco trabalha ainda para se tornar um Município de Interesse Turístico, em sintonia com a tendência mundial de valorizar aspectos da gastronomia, festas regionais e riquezas do meio ambiente como cachoeiras e trilhas.