Oficina Interlegis no Paraná chega ao fim com painel eletrônico em funcionamento

A funcionalidade é novidade do Sistema SAPL

O Programa Interlegis, do Senado Federal, encerrou nesta tarde (13), a semana de treinamentos oferecida em Campo Mourão. Durante os últimos 5 dias, dois servidores do Senado, Cláudio Morale e Adalberto Oliveira, estiveram na Câmara Municipal realizando as oficinas de capacitação para uso do Portal Modelo e do Sistema SAPL.

Trata-se de duas importantes ferramentas tecnológicas disponíveis para as casas legislativas que necessitem ter um site próprio, armazenado sem custos no datacenter do Interlegis, objeto do treinamento de Portal Modelo, e de um sistema automatizado para o processo legislativo, o SAPL. Os participantes foram treinados para operar a nova versão do Sistema, o SAPL 3.1, que traz duas novas funcionalidades: o painel eletrônico e os textos articulados.

O Painel Eletrônico é uma ferramenta de controle, comunicação e transparência das sessões plenárias. Facilita os trabalhos da Mesa quanto ao encaminhamento das votações e ao controle do tempo para discursos, apartes e questões de ordem. Em Campo Mourão, a ferramenta, que se conecta a telões instalados nos plenários,  foi visto pela primeira vez em funcionamento por muitos dos presentes.

O Texto Articulado é uma nova ferramenta criada para compilar proposições, matérias legislativas ou normas jurídicas que permite fazer vinculações entre os documentos e ver uma linha do tempo na norma original, com suas diferentes versões.

Trinta e oito representantes de 14 câmaras municipais do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Observatório Social de Campo Mourão, participaram das oficinas.

Vide Galeria de Fotos