Interlegis realiza Encontro e Oficinas em Corrente (PI)

Começa nesta segunda o treinamento em Portal Modelo

 

De 12 a 16 de março, o Interlegis estará em Corrente (PI), para realizar duas ações institucionais: as oficinas tecnológicas de Portal Modelo e de SAPL 3.1 e o Encontro Interlegis, com a presença do senador Ciro Nogueira (PP-PI) e da deputada Iracema Portella (PP-PI). Até o momento, servidores de cinco câmaras municipais participam do primeiro treinamento, de Portal Modelo:Corrente, Monte Alegre, Cristalândia, Avelino Lopes e São Gonçalo de Gurgueia.

O formato Oficinas e Encontros tem grande adesão das casas legislativas por oferecer durante uma semana treinamento para uso das principais ferramentas tecnológicas de modernização e de transparência que o ILB oferece às casas legislativas e palestras de interesse do legislativo municipal,  com especialistas  diversos.

A novidade em 2018, é que as oficinas de SAPL irão capacitar os servidores para a nova versão do Sistema, o SAPL 3.1, redesenhado em 2017. Novas funcionalidades foram incorporadas como o Painel Eletrônico, que permite o acompanhamento das sessões plenárias, inclusive votações e os Textos Articulados.  Nessa funcionalidade é possível enxergar não somente o texto vigente de uma proposição, matéria legislativa ou norma jurídica, como todas as alterações propostas aos textos e revogações. A partir de tais vinculações, o sistema monta uma linha do tempo na norma original, possibilitando recuperar com precisão qual era o texto vigente em determinado momento.

As oficinas serão de 12 a 15 de março. Os instrutores são os servidores do ILB José Bonifácio de Góis Júnior e Adalberto Oliveira. No dia 16 tem início o Encontro Interlegis. O senador Ciro Nogueira e a deputada federal Iracema Portella são presenças confirmadas. O tema Transparência no Legislativo será um dos assuntos abordados, com a explanação do consultor legislativo Marcos Ruben de Oliveira.

Instrutor de SAPL recebe reconhecimento no GITEC

Adalberto Oliveira recebeu um elogio de um participante do treinamento de Brasília, na semana passada, por meio do Grupo Gitec, a comunidade virtual de Tecnologia do Interlegis. Seu domínio sobre o assunto foi reconhecido pelo servidor Angelo Marcondes de Oliveira, da Câmara de Carneirinho (MG), que também destacou as melhorias do Sistema e o empenho dos envolvidos na sua atualização.  A Câmara de Carneirinho é uma das pioneiras no país na adoção do Portal Modelo e do SAPL e Angelo é um ativo participante do grupo, com contribuições importantes no aprimoramento das ferramentas Interlegis.