Encontro Interlegis em Aperibé (RJ) reúne municípios do noroeste fluminense

Vereadores e servidores debatem temas de interesse do Legislativo

Entre presidentes de Câmaras e outros vereadores, autoridades e servidores, cerca de cinquenta pessoas se reuniram no Centro de Convenções Ataíde Faria Lima, em Aperibé, para debater temas relacionados ao melhor exercício do mandato legislativo. O Encontro Interlegis faz parte das ações que o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal, desenvolve com vistas à modernização e integração do Legislativo. O Programa Interlegis é o braço do ILB voltado para esta questão.

Estavam na mesa de abertura, o presidente da Câmara de Aperibé, Gonçalves Figueira, os vereadores Andrio de Souza Lima e Rodrigo Leal, a secretária de Educação Adriana Mota, representando o prefeito da cidade, o presidente da Câmara Municipal de Macuco, Carlos Alberto Oliveira, além de um representante do senador Eduardo Lopes, pastor Adalvaro.

Na condição de representante do ILB/Interlegis, também estava presente o Coordenador de Tecnologia da Informação do órgão, Sesóstris Vieira, que em seguida faria uma palestra sobre a ação desenvolvida nos últimos anos pela modernização legislativa. Em especial, Sesóstris em sua palestra fala sobre os produtos tecnológicos que são disponibilizados sem custos para as casas e que tornam seu trabalho mais transparente e eficiente.

Orçamento impositivo, outro tema que tem sido muito atual, foi o tema do consultor do Senado Rafael Fraia. Já o assessor jurídico do Senado Tairone Messias – que durante a semana ministrou a Oficina de Marcos Jurídicos, para atualização e revisão de Lei Orgânica e Regimento Interno – aprofundou a questão das ferramentas tecnológicas para um mandato de excelência de resultados.

Registraram presença representantes das cidades de Aperibé, Macuco, Quissamã, Cordeiro, Búzios, Italva e Itaocara. O senador Eduardo Lopes, que solicitou a realização das atividades, gravou um vídeo justificando sua ausência (segundo ele, por causa de um compromisso com o prefeito do Rio, Marcelo Crivella) e desejando “bom aproveitamento a todos”, com “esta agenda extraordinária de assuntos importantíssimos, que vai proporcionar aprimoramento do mandato de todos”.