Em Praia Grande, oficina Interlegis ensina participantes a colocarem os site das câmaras em funcionamento

Durante a semana, eles ainda aprenderão a informatizar o processo legislativo

De hoje a 5 de dezembro, a Câmara Municipal de Praia Grande, em São Paulo, está servindo de palco para a realização da Oficina Interlegis de Portal Modelo, treinamento que permite que a casa legislativa crie e publique o seu próprio site na internet.

A ferramenta Portal Modelo colabora para que as casas legislativas atendam às exigências das leis de Acesso à Informação e da Transparência, uma vez que fornece, de forma simples e gratuita, um modelo de site que a casa pode customizar conforme suas necessidades. Os sites criados na plataforma Portal Modelo têm a vantagem de ficarem hospedados no datacenter do Interlegis, o que gera economia de gastos para as casas que não precisam pagar pelo serviço e a segurança dos dados. A manutenção e a alimentação dos sites é de autonomia das casas. JB de Góis Jr é o instrutor da oficina.

Concluído o treinamento, até o dia 7 de dezembro é a vez dos participantes aprenderem sobre o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que automatiza o processo legislativo, com o treinamento de Adalberto Oliveira.

JB e Adalberto são servidores do Senado Federal e viajam o Brasil ensinando a utilizar as ferramentas tecnológicas do Interlegis.

 

O Interlegis

O Interlegis é um Programa do Senado Federal, executado por meio do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), que, em parceria com órgãos legislativos de todo o Brasil, promove cursos de capacitação, treinamentos e palestras, além de fornecer ferramentas tecnológicas voltadas para o trabalho legislativo, transparência e responsabilidade social das casas parceiras.