22ª CNLE: Interlegis apresentará novos produtos na Conferência da UNALE

Um dos maiores encontros parlamentares deve reunir mais de 1500 pessoas de 9 a 11 de maio em Gramado (RS)

Matéria publicada no site da UNALE.

E agora quem quiser acompanhar toda a Conferência, pode baixar o aplicativo UNALE EVENTOS.

 

O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) marca presença mais uma vez na Conferência dos Legisladores e Legislativos Estaduais mostrando tanto as novidades na área de educação, quanto as novas ferramentas tecnológicas, disponibilizadas gratuitamente pelo Programa Interlegis para as casas legislativas.

Os mais de 1500 participantes da CNLE poderão conhecer os dois novos cursos EAD com tutoria – sobre controle interno e impacto legislativo – além da experiência do Senado Federal com o programa de formação gerencial, que vem sendo desenvolvido na instituição há três anos. Haverá também informação sobre os sempre muito procurados cursos de EAD sem tutoria, que disponibilizam conteúdo de interesse do Legislativo.
Já a área de Educação Superior do ILB pretende apresentar conteúdo sobre a temática: “A qualificação continuada dos servidores do Legislativo: especialização e mestrado semipresenciais e a participação no projeto da Universidade das Nações Unidas no Brasil”.

Painel eletrônico no Novo SAPL

Os técnicos do Programa Interlegis também estarão à disposição durante todo o evento para mostrar as mais recentes novidades disponíveis para as casas legislativas, em especial a nova versão do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que apresenta duas novas funcionalidades: o painel eletrônico e os chamados “textos articulados”.

O painel é uma importante ferramenta de controle, comunicação e transparência nas sessões plenárias. Orienta a mesa e os parlamentares e proporciona aos cidadãos melhor compreensão do que está em discussão e de como estão votando seus representantes. Facilita as votações e o controle do tempo.

Já os Textos Articulados são uma nova forma para se cadastrar o texto de proposições, matérias legislativas ou normas jurídicas. Com ele, é possível fazer vinculações entre partes de tais documentos e, a partir delas, o sistema monta uma linha do tempo na norma original, exibindo as diferentes versões no decorrer do tempo, possibilitando recuperar com precisão qual era o texto vigente em determinado momento.

Outras ferramentas recém-lançadas que parlamentares e servidores das casas legislativas poderão conhecer são o e-mail legislativo e o E-democracia (plataforma de participação popular em projetos que estão em tramitação, audiências públicas e fóruns), além de atualizações no Portal Modelo.

Fonte: ILB/ Interlegis