União de Vereadores de Santa Catarina solicita capacitação para novos vereadores

A intenção é fazer treinamento em Brasília

O presidente da União de Vereadores de Santa Catarina, Adelar José Provenci, juntamente com o superintendente da Uvesc, Ilmar Dalla Costa e do assessor de Comunicação Neilor José Domingues, estiveram na manhã desta terça-feira, 24/05, no ILB/Interlegis para acertar a realização de capacitação para os novos vereadores que assumiram seus mandatos em 2017. Cerca de 78% dos que ocupam a função no Estado se encaixam nesse perfil.

A ideia é trazer para Brasília boa parte deles para um encontro de dois ou três dias de duração no mês de agosto. Neste período, os novos vereadores receberiam informações sobre assuntos que darão suporte para o exercício mais eficiente do mandato. “Nós queremos trazer os nossos vereadores para um evento sério, em uma instituição séria”, disse Ilmar Costa.

Na próxima semana, a Uvesc irá encaminhar ofício formalizando a solicitação. Também irá apontar os temas que ela julga serem de interesse dos vereadores.

A Uvesc também demonstrou sua preocupação quanto às cobranças apresentadas pelo Tribunal de Contas do Estado em relação à transparência das informações prestadas pelas Câmaras. Em vista disso, o servidor do ILB/Interlegis, Janary Nunes, que os recebeu, explicou as ferramentas que o Programa disponibiliza para informatizar as casas e adequá-las às exigências das Leis de Acesso e Informação e de Transparência.

É o caso do Portal Modelo, que permite que as Câmaras tenham seu próprio site em sintonia com as leis e o SAPL, Sistema de Apoio ao Processo Parlamentar, que informatiza o processo legislativo. “Portal Modelo e  SAPL deixam as ações de uma Câmara transparentes à consulta popular”, explicou Janary.