Segunda etapa das Oficinas Interlegis em Ji-Paraná nesta quarta-feira

Tem início treinamento em SAPL; prossegue revisão de Marcos Jurídicos

As Oficinas Interlegis em Ji-Paraná, promovidas em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia de Rondônia, entram nesta quarta-feira em sua segunda etapa. De um lado, o instrutor Josiel Pinto Magrini deu início ao treinamento para o uso do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), enquanto a revisão de Marcos Jurídicos contou com palestra do assessor jurídico do Senado Tairone Messias Júnior, instrutor do curso juntamente com Luís Fernando Pires Machado.

O número de participantes, bem como o de casas legislativas representadas, não para de aumentar, de acordo com informações dos organizadores. Somente na Oficina de Marcos Jurídicos – que se debruçou hoje no Regimento Interno da Câmara de Ji-Paraná – eram 22 Câmaras, além da Assembleia Legislativa do Estado.

Na parte da tarde, os instrutores optaram pela formação de grupos de estudo, a fim de conferir uma dinâmica mais ágil aos trabalhos. Desta forma, mais Casas poderiam esclarecer dúvidas e avançar na revisão de seus documentos.

Na Oficina de SAPL, Josiel Magrini mostrou o funcionamento da ferramenta que é um dos carros chefe do Programa Interlegis, já adotado por mais de mil casas legislativas. Ele informatiza todo o processo interno da Câmara, tornando mais eficiente o trabalho de parlamentares e servidores e mais transparente a atividade legislativa aos olhos dos cidadãos.