Rondonópolis recebe Oficinas e Encontro Interlegis de 8 a 12 de maio

“Nova Legislatura” discute temas relevantes para o mandato

A semana de 8 a 12 de maio será movimentada na Câmara Municipal de Rondonópolis. Depois de quatro dias dedicados à capacitação de servidores em ferramentas tecnológicas que são oferecidas pelo Programa Interlegis, a Câmara será palco do “Encontro Nova Legislatura”, com palestras voltadas para os vereadores recém-eleitos, de forma a colaborar para que eles exerçam com mais eficiência o seu mandato parlamentar.

Na primeira palestra, Helder Rebouças, diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), ao qual o Interlegis está vinculado, vai falar sobre o Programa de Modernização do Legislativo. Em seguida, Helena Assaf, consultora de orçamento do Senado Federal, vai abordar a importância dos Marcos Jurídicos – que são dois documentos fundamentais para a Câmara e o Município, o Regimento Interno e a Lei Orgânica Municipal.

O senador Wellington Fagundes (PR-MT), que tem apoiado as ações de modernização do Programa Interlegis e procurado levá-las ao seu Estado, vai encerrar a manhã de palestras, com o tema: “Municipalismo em primeiro lugar: fomento aos municípios e pacto federativo”. Segundo ele, o Interlegis se tornou o maior programa de modernização e integração do Legislativo em todo o mundo e a primeira experiência de inclusão digital no âmbito parlamentar da América Latina.

 

Oficinas

 

Precedendo o Encontro, nos dias 8 e 9, servidores das Câmaras – especialmente as do sul do Estado de Mato Grosso – e demais interessados poderão se capacitar na Oficina de Portal Modelo. Trata-se da ferramenta desenvolvida pelos técnicos do Interlegis para o gerenciamento de conteúdos na internet.

A cargo do instrutor José Bonifácio de Góis Júnior, vai preparar os servidores para instalar e utilizar o Portal Modelo. Trata-se de ferramenta desenvolvida especialmente para que as casas legislativas tenham o seu site na internet. O portal Modelo não requer conhecimentos técnicos profundos e pode ser customizado por cada Câmara.

A segunda Oficina será ministrada pelo instrutor Adalberto Oliveira. Nela, os participantes vão se familiarizar com o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta que permite a informatização dos processos internos das Câmaras.

A utilização destas ferramentas faz com que as casas legislativas estejam de acordo com as exigências das leis de Acesso à Informação e de Transparência. Os treinamentos serão ministrados no Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Rondonópolis.

 

 

 

Mais sobre o Interlegis

 

O Programa Interlegis, vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal, é um grande programa de modernização legislativa. Seus técnicos desenvolveram produtos e serviços que são disponibilizados sem custos para as casas legislativas. Desenvolvidos em software livre, podem ser facilmente adaptados ao porte e às necessidades de Câmaras e Assembleias.

Com vinte anos de história completados em 2017, o Interlegis está presente de norte a sul do Brasil, graças sobretudo à forma de atuação, que privilegia a transferência de tecnologia e a parceria entre as instituições.

 

Para outras informações e inscrições, acesse:

http://www.interlegis.leg.br/institucional/eventos/oficina-interlegis-de-portal-modelo-e-sapl-em-rondonopolis-mt