Primeiro dia de Encontro dos Legisladores Municipais em RO reúne quatrocentos vereadores

Evento conta com representantes dos 52 municípios do Estado

 Com informações do Departamento de Comunicação da ALE/RO

O  primeiro dia 1º Encontro dos Legisladores Municipais do Estado de Rondônia,  evento promovido pela Escola do Legislativo, com o apoio do ILB/Interlegis reuniu quase 400 vereadores de 52 municípios de Rondônia. Iniciado ontem  (13) e com término na tarde de hoje, os presentes ouvirão palestras e participação de outras ações para esclarecer o papel do vereador e os desafios da função.

Ao fazer o discurso de abertura, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho frisou que o objetivo do evento é o de proporcionar aos participantes acesso à informação e conhecimentos “que possam ajudar os vereadores desempenhar as suas funções com  mais qualificação.”

Para o presidente, é importante que haja troca de experiências e de conhecimentos para que os legislativos municipais se fortaleçam e ajudem as prefeituras. “A situação econômica da maioria dos municípios não é boa. Uma câmara parceira, com competência e eficiência, vai poder colaborar e muito com o crescimento da cidade”, acrescentou.

Entre as autoridades presentes estavam 11 deputados estaduais; o chefe da Casa Civil e o desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia, além do prefeito do município de Ji-Paraná. Na mesa de abertura estiveram também o diretor presidente da Escola do Legislativo, César Licório e o coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do ILB, Francisco Biondo.

Durante a manhã de hoje, os vereadores poderão ouvir Francisco Biondo, que irá tratar do Cerimonial no Ambiente Legislativo; e Luiz Fernando Pires Machado, servidor do ILB, em palestra sobre o Poder Legislativo municipal no Brasil. O presidente da Associação das Escolas do Legislativo e de Contas, Florian Madruga e o consultor do Senado, Rafael Inácio de Fraia, também farão apresentações.