Presidente da Câmara Municipal de Olinda visita Interlegis para aderir aos produtos

Jorge Salustiano quer a Câmara mais informatizada e transparente

Na manhã desta quarta-feira, 18, o presidente da Câmara Municipal de Olinda (PE), vereador Jorge Salustiano de Sousa Moura, visitou a sede do Programa Interlegis, acompanhado de seu primeiro secretário Augerio Antônio da Silva e do responsável técnico, Hugo Maranhão. O objetivo da reunião foi retomar o convênio, que estava parado, para que possam utilizar o Portal Modelo, já solicitado, e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

_ A gente veio aqui para abrir o espaço para ter acesso total do Interlegis e romper as dificuldades – disse Jorge Salustiano.

A Câmara possuía um convênio com uma empresa terceirizada e, devido ao fim do contrato, em agosto, eles estão passando por uma transição no portal, até aderirem a um novo que consiga dar maior visibilidade para quem vai ter acesso às informações e para que os próprios servidores consigam alimentar o portal.

Jorge Salustiano, enfatizou que eles precisam estar com o Portal em funcionamento o quanto antes porque o Tribunal de Contas do Estado irá fazer as análises das contas e do selo de transparência em dezembro.

O presidente afirmou ainda que a Câmara irá colocar um painel eletrônico com computadores nas bancadas dos vereadores, e por isso, quer que a Câmara seja informatizada pelo Interlegis, além de revisão do regimento interno e da Lei Orgânica.

Adalberto Oliveira, técnico do Interlegis, explicou como funcionam os produtos que são disponibilizados pelo Programa, como o Portal Modelo, site que é todo customizável e com hospedagem gratuita – o que assegura a segurança da rede e dos dados da Câmara - e que passa a estar de acordo com as Leis de Transparência e Acesso à Informação.

 O SAPL é um sistema que faz todo o controle da parte legislativa da Câmara, e será através dele que o cidadão terá acesso as informações das tramitações que acontecem dentro da Câmara. Adalberto disse ainda, que está sendo lançado a versão 3.1 do produto. "É uma versão mais atualizada e, dentro dela, terá o painel eletrônico, que será feito através de projeção", afirmou. Ele também explicou sobre as outras oficinas que o Programa oferece para as câmaras, como a de Marcos Jurídicos e Cerimonial no ambiente Legislativo.

Hugo Maranhão, técnico da Câmara, se interessou pelo e-mail corporativo, novo produto do Interlegis, que dará para os servidores da casa uma conta administrativa, que também será gratuita. A casa terá acesso a 100 contas com 1 giga cada.

Hugo Maranhão e mais um representante da Câmara irão participar das oficinas de Portal Modelo e SAPL, que irão acontecer em Fortaleza de 23 a 26 desse mês. O intuito, segundo Hugo, será aprender a utilizar os produtos.