Para atender demandas diversas, Interlegis faz Oficina em Brasília

Servidores de vários Estados estão se atualizando

O objetivo inicial era atingir Câmaras da região do Entorno do DF, que reúne cidades de Minas Gerais e Goiás. Mas o simples anúncio da realização de uma oficina extra de treinamento para Portal Modelo e SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo) fez surgir um número inesperado de inscrições, acima até da capacidade de atendimento para a ocasião.

Muita gente resolveu vir se reciclar, como Paulo César Caixeta, da Câmara Municipal de Patos de Minas: 

“É fundamental esse curso. O último que fizemos do Interlegis tem oito anos. Foi eu que vim na época e tinha todo esse tempo que não fazíamos nada de treinamento. Hoje estamos em cinco: dois analistas de sistemas e três que trabalham diretamente com o SAPL. É importante para fazer a atualização e conhecer as novidades da ferramenta. Hoje as coisas evoluem muito rápido e a gente acaba ficando para trás. Mas o SAPL tem uma linha que se você tiver um treinamento você consegue se dar bem com ele. É bem tranquilo.”

 Milton Rafael é da Câmara Municipal de Arapongas, no Paraná. Ele diz que lá está sendo implantado o SAPL na Câmara e que, "no próximo semestre o processo legislativo inteiro passará pelo Sistema", daí a razão de ele ter vindo, junto com o colega Paulo Rogério di Ginnário, para participar do treinamento. “O SAPL agiliza o processo para a Câmara e traz mais transparência para a população, facilitando o acompanhamento do trabalho legislativo", disse Paulo Rogério.

As Oficinas Interlegis estão sendo realizadas no auditório do prédio do Interlegis: nos dias 26 e 27 (SAPL) e de 28 a 30 (Portal Modelo), tanto para atender iniciantes no uso das duas ferramentas, quanto para servidores que apenas querem se atualizar. São servidores de Câmaras tão variadas quanto Rio Branco, no Acre, Crateús, no Ceará, ou Birigui, em São Paulo, além de várias de Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia, Rio de Janeiro, Paraná e Goiás. Os instrutores serão os técnicos do Interlegis Rodrigo Luz e Adalberto Oliveira, com o apoio de diversos outros colegas, como Cláudio Morale e Júlio de Paiva Rebelo.