Oficina de Portal Modelo em Rondonópolis (MT) conta com 13 Câmaras

Treinamento foi iniciado na segunda e prossegue durante a semana
Oficina de Portal Modelo em Rondonópolis (MT) conta com 13 Câmaras

Foto Elvio Couto

Mais de trinta servidores de 13 Câmaras da região sul do Mato Grosso estão reunidos no Instituto Federal do Estado, em Rondonópolis, para receber treinamento dado pelo Programa Interlegis, do Senado Federal. A capacitação promovida pelos técnicos visa dar condições a todos eles para que, ao final, estejam aptos a instalar e utilizar o Portal Modelo, nos dois primeiros dias, e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), nos dias seguintes.

Estão presentes servidores das Câmaras de Pedra Preta, Itiquira, Alto Araguaia, Querência, Paranatinga, Juscimeira, Guiratinga, Poxoréu, Alto Taquari, Cotriguaçu, Santo Antonio do Leste, Alto Garças e Ponte Branca.

O Portal Modelo vem pronto para uso e permite que a casa legislativa crie e publique o seu próprio site na internet de forma autônoma e sem a necessidade de contratar serviços especializados. Após o treinamento, os servidores estarão aptos para utilizá-lo.

As Oficinas estão sendo ministradas pelos instrutores JB de Góis Júnior (Portal Modelo) e Adalberto Oliveira (SAPL).

O SAPL facilita a rotina da Casa, pois informatiza o Processo Legislativo. Também sem custos financeiros para a Câmara, entre suas principais funções estão: elaboração de proposições; protocolo e tramitação das matérias legislativas; organização das sessões plenárias; manutenção da base de leis e consultas às informações sobre mesa diretora, comissões, parlamentares, ordem do dia, votações.

O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal ou estadual. Com o uso das duas ferramentas, que são disponibilizadas gratuitamente, as casas legislativas colocam-se em conformidade com as leis de Acesso à Informação e de Transparência.