Mesmo com crise e eleições, EnGITEC reúne bom público

Encontro de Tecnologia é realizado todos os anos no Interlegis em busca de inovações

A oitava edição do Encontro Interlegis de Tecnologia (EnGitec) aconteceu em novembro, mesmo sendo ano de eleição, que mobiliza boa parte dos servidores das Câmaras, e apesar da contenção de despesas generalizada. O Encontro reuniu cerca de 60 pessoas no auditório da sede do Programa Interlegis em Brasília, além de ter sido acompanhada por muitos interessados ao vivo pelo site. 

 Durante três dias, especialistas se revezaram em palestras e debates para discutir sobre novas tecnologias e os avanços que possam ser implementados nos produtos Interlegis que, afinal, são desenvolvidos e aperfeiçoados por toda a comunidade. 

Entre eles, estava no novo sistema de atendimento, apresentado por Sussumu Yamada, servidor do Interlegis. O sistema tem o objetivo de diminuir a burocracia para aderir aos produtos do programa. Em seguida, Fábio Kaiser, também da Coordenação de Tecnologia do Programa, mostrou a proposta de correio eletrônico, que ainda está em fase de testes, para que as Câmaras e Assembleias possam ter um e-mail corporativo não pago.  

Um dos principais produtos do Interlegis, o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ganhou a nova versão 3.1. O responsável para apresentar a ferramenta, o técnico Edward Ribeiro, disse que ela está mais responsiva, moderna e acessível. Este é um projeto no qual estão envolvidos dezenas de servidores de várias casas legislativas espalhadas pelo país – o que demonstra o espírito colaborativo do desenvolvimento destas ferramentas.

O fim do primeiro dia contou com a presença do ex-coordenador da Coordenação de Tecnologia da Informação (COTIN), que hoje trabalha no Ministério da Agricultura, João Henrique Gouveia. Ele apresentou o novo portal do Ministério que recebeu o apoio do Interlegis e enfatizou a importância de todos do grupo de tecnologia se empenharem para seguir com este tipo de trabalho que traz mudanças positivas não apenas para o Legislativo, como também para o Executivo, inclusive com contenção de despesas.

 

Colaboração

 

O segundo dia começou com uma palestra do Luis Fernando Pires sobre uma nova área, a Legimática, um meio de tornar os textos mais coerentes e eficazes. Em seguida, o programador Ramiro Luz da Câmara Municipal de Curitiba, apresentou a palestra com o tema "Consumindo dados abertos com Python". Terminando a manhã do segundo dia, o servidor Alcyon Ferreira, do SEBRAE deu uma aula sobre segurança, principalmente nas redes sociais. 

Sobre a construção colaborativa que deu origem ao Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar (SAAP), Leandro Roberto Silva e Ramiro Luz, insistiram na importância de se manter a colaboração para melhorar o produto, cunho objetivo é atender à organização dos gabinetes dos vereadores. Já Cláudio Cunha, do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), falou sobre o Ensino a Distância (EaD). Os cursos oferecidos pelo ILB foram, inclusive, bastante elogiados por vários dos presentes que deram seu depoimento. 

O fim do segundo dia contou com três palestras relâmpagos. Uma da Adriana Chaves, da Câmara Municipal de Piraí (RJ), mostrou o SAPlinho, uma adaptação da ferramenta SAPL para que as crianças tenham a experiência do que é ser um vereador. Outra, a mais inusitada, foi apresentada por Ramiro Luz sobre fabricação de cervejas (em comum, o fato dos fabricantes dividirem as recentias; ou seja, o foco é a colaboração). A última, foi apresentada por Leandro Silva que falou sobre novas funcionalidades do Portal Modelo. 

 

Encerramento

 

O Encontro encerrou com a demonstração teórica e prática do Leandro Silva de inovações do SAPL e com o gestor de tecnologia do LabHacker da Câmara dos Deputados, Pedro Brandão, que mostrou o Monitora Brasil, um aplicativo sobre projetos e gastos dos deputados. 

O 8º EnGITEC animou todos a buscarem inovações e colaborar com projetos. Segundo o coordenador de TI do Interlegis, Sesóstris Vieira, este deveria ser o espírito não apenas do Encontro, mas de toda a ideia por trás do programa.