EnGITEC terá palestra sobre software da Câmara voltado para a participação popular

Portal tem ferramentas para fóruns de discussão e participação ao vivo em audiências

A Câmara dos Deputados trará para o 9º EnGITEC uma palestra sobre o e-Democracia, a plataforma para a  participação popular assinada pelo Laboratório Hacker. O Laboratório é um espaço na Câmara dos Deputados que promove o desenvolvimento colaborativo de projetos inovadores em cidadania.

Em 2009, a Casa, percebendo a carência de espaços adequados para a participação social no processo legislativo criou o portal e-Democracia, promovendo a interação digital entre cidadão e legislador.

A partir de plugins do Colab, o ambiente virtual colaborativo do ILB/Interlegis, foram acrescidas funcionalidades ao software como Wikilegis – para a construção colaborativa de projetos de lei; Expressão – que promove a realização de fóruns de discussão; e Audiências Interativas – em que os internautas participam ao vivo desses eventos.

Uma característica do Colab que motivou a escolha da plataforma foi a facilidade da integração das aplicações por meio de uma autenticação única entre as ferramentas. Outra vantagem é que o Colab permite uma busca global com os resultados de todas as ferramentas.

ILB e LabHacker já firmaram parceira para oferecer o portal para câmaras e assembleias. Técnicos do Laboratório estão trabalhando na derrubada dos entraves para o uso do sistema fora do ambiente da Câmara.

A palestra sobre o e-Democracia com os servidores da Câmara dos Deputados, Paulo Henrique Araújo e Matheus Fernandes será no dia 16, a partir das 15 horas.

 

Sobre o Colab

Ambiente virtual colaborativo do ILB/Interlegis formado por grupos de discussão voltados para as áreas de tecnologia, assessoria legislativa, administração legislativa, comunicação, regimento interno e lei orgânica. Esses grupos buscam soluções para problemas levantados e trocam experiências que resultam em melhorias das ferramentas, produtos e serviços disponibilizados.